‘Old school’, Dogfight aposta em cervejas extremas para conquistar o mercado

Uma cervejaria “old school”. É assim que a Dogfight, marca de Ribeirão Preto (SP), pretende ser vista e admirada, a partir de premissas que a definem: a escolha por produzir rótulos de estilos considerados extremos e a opção pela reprodutibilidade e a padronização dos sabores de suas cervejas.
Elas são, até agora, três: a Dogfight, uma American Imperial IPA que leva o nome da marca; a Commandos, uma American Double New England IPA; e a Batlefront, uma West Coast Double IPA. Rótulos que deixam claro uma opção por cervejas com forte amargor e teor alcoólico elevado. Além disso, elas não são pasteurizadas.
Adquira sua Dogfight com 20% de desconto usando o cupom DOGSNOGUIA
“Somos uma cervejaria old school. A gente não faz lançamento toda semana. Acredito em uma cerveja que tenha reprodutibilidade. A pessoa que tomou essa cerveja há um ano e vai beber hoje, tomará a mesma cerveja, com o mesmo sabor e características”, assegura Jaime Fabretti, mestre-cervejeiro da Dogfight, uma marca que tem sua trajetória associada ao período da Segunda Guerra Mundial, aos anos 1990 e a 2017.
Foi, afinal, na década de 1990 que Jaime começou a construir a sua trajetória com a bebida. De modo amador, o então estudante universitário de Química passou a produzir cervejas caseiras, em um período em que o acesso a insumos básicos – como malte e lúpulo – era restrito.
Daquela época e de uma passagem pela Bélgica para trabalhar na sua área de formação, consolidou-se a paixão pelas cervejas – e por produzi-las. Um desejo que ficou em segundo plano na sua atuação profissional até 2017, quando Jaime foi presenteado pela esposa com um kit para fabricação caseira de cervejas.
Ao presente familiar, juntou-se outro parente, o cunhado Matheus Cardoso. Juntos, eles fundaram a Cervejaria Dois Cunhados. E a primeira fabricação oficial veio em 2019 e sob a marca Dogfight, que remete ao termo usado para o combate entre dois aviões de caça, algo marcante durante a Segunda Guerra Mundial, um tema histórico sempre presente nas criações da cervejaria.
Somos fissurados em fatos históricos da Segunda Guerra Mundial. E especialmente em aviões como Spitfire, que era o avião cervejeiro. Quando a Inglaterra invadiu a Normandia, para animar a tropa, foram amarrados barris de cerveja embaixo do Spitfire e levados até ela. E isso inspirou a gente a colocar esse nome
– Jaime Fabretti
Seguindo a mesma linha de raciocínio, a marca acredita que pode servir como um momento de relaxamento na “guerra” cotidiana dos admiradores de uma boa cerveja. “A nossa vida também é uma guerra. Entramos em batalhas diárias. Quando elas terminam, você vai relaxar e vai tomar um Dogfight, uma cerveja que tem história, raiz e contexto”, destaca Jaime.
Leia também – Pabst oferece ‘autêntico sabor’ da cerveja norte-americana aos brasileiros
A influência da Segunda Guerra Mundial pode ser vista até mesmo no seu growler exclusivo, o Jerrycan. Ele é em cerâmica, na cor verde militar, lembrando o formato de um tanque de combustível dos jipes militares utilizados naquele período.
Novos clássicos
A Dogfight busca trabalhar com insumos selecionados e de qualidade, para oferecer um equilíbrio que possa ser percebido em suas cervejas, com forte carga aromática e alta lupulagem, o que se reflete no seu maior amargor. Seus três rótulos são vendidos em latas de 473ml. “Temos rótulos clássicos de estilos clássicos. Queremos resgatar as características originais de cada estilo. E dar o que é essencial”, afirma o mestre-cervejeiro.
Atualmente com três IPAs no mercado, a Dogfight já prepara novas criações. A ideia é de que o seu próximo lançamento seja uma Strong Scotch Ale Wood Aged. Além disso, a cervejaria cigana, que optou por não ter uma fábrica própria, pretende abrir em breve um brewpub em Ribeirão Preto. E as suas criações podem ser adquiridas através do e-commerce, com entrega em todo o Brasil.
Confira os detalhes dos três rótulos da Dogfight:

Dogfight
Uma American Imperial IPA moderna, turva e amarga.
- Amargor: 100 IBUs
- Álcool: 8,1% ABV

Battlefront
Uma American Imperial IPA estilo West Coast, mais clara e frutada.
- Amargor: 91 IBUs
- Álcool: 7,8% ABV

Commandos
Uma American Double New England IPA. Reúne os lúpulos Centennial, Ekuanot, Amarillo, Citra, Chinook, Cascade e Simcoe, todos unidos através do double dry hopping (DDH).
- Amargor: 72 IBU
- Álcool: 8,6% ABV
Adquira sua cerveja com 20% de desconto com o cupom DOGSNOGUIA
0 Comentário