fbpx
breaking news New

Sommelier de cerveja ganha de 3 a 10 mínimos, mas 64% não trabalham na área

De acordo com pesquisa da Abracerva realizada com apoio do Guia, mais de 50% dos sommelières se formaram entre 2018 e 2020

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) divulgou nesta quarta-feira o resultado do seu primeiro grande levantamento sobre a atividade profissional do sommelier de cerveja do país. O perfil da profissão, segundo a pesquisa, é um homem branco, com idade entre 30 e 39 anos, com renda entre 3 e 10 salários mínimos e tendo se formado entre 2018 e 2020. Além disso, fez cursos de produção de cerveja caseira ou análise sensorial, possui outra atividade principal, é de classe média, morador da região Sul ou Sudeste e não-filiado à Abracerva.

A pesquisa foi proposta pelo Núcleo de Sommelières da entidade, liderado pela sommelière Priscilla Colares, e contou com a colaboração do Guia no trabalho de compilação e análise de dados. Foram 1.305 participantes. Mas apenas 93.5%, ou 1.220 pessoas (apenas aquelas certificadas como Sommelier ou Sommelière de Cervejas), tiveram respostas consideradas válidas.

Leia também – Beer Summit: Brasil caminha para se tornar um país exportador de lúpulo

Entre os participantes, estão sommelières formados em escolas brasileiras e estrangeiras, de 24 estados e que moram fora do país. Os estados das regiões Sul e Sudeste, onde se concentram a maioria das escolas e das cervejarias, são os que contam com mais formados. Os profissionais paulistas lideram a relação, com 33,4%, sendo que 17,5% são de Minas Gerais.

Os homens são a maioria, com 71% dos respondentes, além de 28,9% mulheres e de 0,1% que se declararam de outros gêneros. As pessoas entre 30 e 50 anos são 77% da amostra, sendo 49,6% tendo entre 30 e 39 anos.

O sommelier de cerveja que se declara branco é a maioria (76,5%), enquanto os autodeclarados pretos ficam em 3,7%. Já 15,7% são pardos e menos de 1% não declararam a raça ou se autodeclararam amarelos.

Publicidade

Renda e atuação
A sommelieria é uma atividade mais comum entre pessoas da considerada “classe média”, porém com situação financeira mais confortável do que a média nacional: 54% responderam que têm renda entre 3 e 10 salários mínimos (R$ 3.208,65 e R$ 10.690,55). Já apenas 13% dos respondentes recebem entre 1 e 2 salários mínimos. Além disso, quase 80% dos sommelières têm formação universitária, sendo aproximadamente 40% com pós-gradução ou mestrado.

Se a renda do sommelier de cerveja pode ser considerada acima da média brasileira, boa parte ainda não trabalha diretamente com a profissão: 63,9% dos entrevistados não possuem renda proveniente da atividade. Dentre aqueles que fazem da sommelieria uma profissão, ela significa mais da metade da renda para 41%. A grande maioria está nos extremos: até 25% ou acima de 75% da renda.

A pesquisa ainda evidencia que a formação em sommelieria é um fenômeno recente: mais da metade dos sommelières concluiu sua formação entre 2018 e 2020, e uma parcela inferior a 2% terminou os estudos há mais de 10 anos.

Já 80% dos sommelières formados fizeram outros cursos, sendo produção de cerveja caseira e análise sensorial e/ou off flavours os mais escolhidos, totalizando 42% da amostra. E apenas 6% dos respondentes não possuem nenhum tipo de curso realizado.

A pesquisa também apontou que quase 9 em cada 10 sommelières não são filiados à Abracerva, correspondendo a um total de 86%. Outros 10% são filiados e 4% já fizeram parte da associação.

Avaliação
Para Priscilla Colares, ao traçar o perfil do sommelier de cerveja brasileiro, o objetivo da Abracerva foi cumprido: conhecer mais sobre quem atua neste segmento para, a partir daí, entender quais são as demandas.

“Muitos dos dados confirmam tendências que vemos no mercado. Uma informação que chama muito a atenção é o crescimento da atividade, com mais de 50% dos respondentes tendo se formado entre 2018 e 2020. A expansão do próprio mercado, que começa a ser visto de uma forma mais profissional, explica esse número”, destaca Pri Colares.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password