fbpx
breaking news New

Fabricação de bebidas alcoólicas cresce 0,3% em ano de retração da indústria

Produção de bebidas alcoólicas subiu 1,2% em dezembro, no sétimo mês consecutivo de expansão

Em um ano marcado pela pandemia do coronavírus e pela retração da indústria nacional, de 4,5%, a fabricação de bebidas alcoólicas cresceu, ainda que modestamente. A expansão em 2020 foi de 0,3% na comparação com 2019, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia também – Ambev investirá R$ 370 mi para ampliar produção de puro malte no Paraná

O resultado tem relação direta com a recuperação da produção de bebidas alcoólicas no segundo semestre de 2020. Dezembro, afinal, foi o sétimo mês consecutivo de crescimento do setor, de 1,2%. E essa reação foi fundamental para a fabricação apresentar expansão no ano, mesmo após ficar praticamente paralisada no começo da crise da Covid-19.

A indústria de bebidas, por sua vez, terminou 2020 com retração de 0,2%, mesmo após registrar expansão de 2,4% em dezembro, no comparativo com o mesmo mês de 2019. E a fabricação de bebidas não-alcoólicas teve queda de 0,7% no ano passado, apesar de ter crescido 2,4% no último mês de 2020, de acordo com os dados do IBGE.

Indústria em baixa
Já a produção da indústria brasileira até avançou 0,9% em dezembro, na comparação com novembro, com ajuste sazonal, registrando o oitavo mês consecutivo de alta. O IBGE também destacou que a indústria nacional, agora, tem crescimento de 3,4% em relação ao nível pré-pandemia.

Não foi suficiente, porém, para impedir a retração de 4,5% em 2020, a pior queda para o setor desde 2016, quando o recuo foi de 6,4%. Além disso, intensificou o recuo de 2019, que havia sido de 1,1%.

Porém, o avanço de dezembro frente a novembro alcançou três das quatro grandes categorias econômicas e 17 dos 26 ramos pesquisados, o que significa, de acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, uma regularidade de crescimento na produção industrial nos últimos meses. “Esse perfil generalizado de expansão está presente neste período”, explica André.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password