fbpx
breaking news New

Grupo Heineken obtém licença para instalação de fábrica no sul de Minas

Companhia prevê investimento de R$ 1,8 bilhão na unidade produtiva de Passos, com início das atividades até 2025

O Grupo Heineken recebeu uma licença para instalar uma fábrica em Passos, no sul de Minas Gerais. O aval foi dado pela Câmara de Atividades Industriais do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) de Minas Gerais, concedendo a Licença Prévia e de Instalação Concomitante.

A decisão permite que a companhia realize a instalação conforme condições estabelecidas na licença ambiental, com o cumprimentos das condicionantes ambientais determinadas para cada fase do licenciamento. A licença ao Grupo Heineken, assim como das condicionantes para a cervejaria iniciar a operação, foi aprovada por 7 votos a 1. Três conselheiros estavam ausentes.

Leia também – Elevação do ICMS amplia desafios para a indústria da cerveja na Bahia

Os conselheiros das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Mobilidade e Fazenda, da Codemig, Fiemg, Siamig e OAB/MG votaram favoravelmente à concessão do licenciamento. E o único voto contrário foi da conselheira do Centro Universitário Una, Fernanda Raggi.

Houve, porém, alguns questionamentos aos impactos a serem provocados pela instalação da fábrica do Grupo Heineken, com citações a respeito das rodovias no entorno de Passos, assim como a demanda de 11,4 milhões de litros por dia, citado pelo engenheiro ambiental Felipe Gomes. Além disso, há preocupações com impactos de cortes de vegetação que precisarão ocorrer na Mata Atlântica.

A licença dada pelo Copam é importante, mas ainda não a última para o início das intervenções na área onde o Grupo Heineken irá instalar a sua fábrica em Passos, pois a companhia ainda precisa obter a anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Grupo Heineken prevê o investimento de, aproximadamente, R$ 1,8 bilhão na unidade produtiva de Passos, que deve gerar 350 empregos diretos e 11 mil indiretos. A companhia prevê o início das atividades em sua fábrica até 2025, com a produção de mais de 5 milhões de hectolitros de cerveja por ano.

Publicidade

A unidade de Passos vai abrigar a fabricação de cervejas, chopes e maltes, assim como de utilidades, tais como refrigeração, recuperação CO2, geração de vapor – caldeira de biomassa, geração de ar comprimido -, bem como subestação de energia elétrica, adutora de água bruta com estação elevatória e estação de tratamento de água, usina de produção de concreto para instalação, estação de tratamento de efluentes, emissário de lançamento de efluentes tratados e áreas administrativas.

Histórico de idas e vindas
A decisão do Grupo Heineken de instalar uma fábrica em Minas Gerais, a primeira no estado, havia sido anunciada em dezembro de 2020, mas inicialmente em Pedro Leopoldo, cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. No ano seguinte, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e o Copam chegaram a dar o aval para a construção da unidade produtiva.

Porém, no segundo semestre de 2021, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente, embargou a obra pelo risco de soterramento do complexo de cavernas e grutas onde foi encontrado o crânio de Luzia, o mais antigo esqueleto das Américas. Além disso, em função da captação de água para a fábrica, apontou ameaças aos lençóis freáticos. Posteriomente, o Ministério Público de Minas Gerais recomendou a suspensão das licenças prévias concedidas para as obras.  

O Grupo Heineken, que já havia paralisado as obras, anunciou, em dezembro de 2021, a desistência de construir a fábrica em Pedro Leopoldo. Além disso, iniciou o processo de busca de uma nova cidade para se instalar.

Passos, então, foi escolhida em abril de 2022 para sediar a nova unidade produtiva do Grupo Heineken em função de algumas vantagens, como disponibilidade hídrica, proporcionada pela Bacia Hidrográfica do Rio Grande, desenvolvimento socioeconômico e facilidade logística para o abastecimento de Minas Gerais e aos demais estados da região Sudeste.

O Grupo Heineken afirma que esta será a unidade mais sustentável da companhia no país, segundo a empresa, sendo 100% abastecida por fontes de energia renovável.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password