fbpx
breaking news New

Heineken anuncia fechamento de cervejaria escocesa de 153 anos

cervejaria escocesa
Caledonian foi fundada em 1869, sendo adquirida em 2004 pela Scottish & Newcastle, que depois foi comprada pela Heineken

A Heineken UK, o braço do grupo no Reino Unido, anunciou o fechamento da fábrica da Caledonian Brewery, uma cervejaria escocesa localizada em Edimburgo. O encerramento das atividades representa o fim de uma tradição de mais de 150 anos, além de colocar 30 empregos em risco.

“Não tomamos esta decisão de ânimo leve. Estamos cientes do que a cervejaria representa em Edimburgo e seu papel na história da fabricação de cerveja na Escócia – isso é algo de que estamos incrivelmente orgulhosos. Nosso foco principal são os 30 colegas baseados lá e agora entraremos em um período de consulta”, diz Matt Callan, diretor da cadeia de suprimentos da Heineken UK.

Leia também – Cia de Brassagem celebra 5 anos com Barley Wine e mirando insumos locais

Para justificar a decisão de fechar a Caledonian Brewery na Escócia, a Heineken explicou que houve redução relevante na produção de cerveja na localidade ao longo dos últimos dez anos. Assim, a fábrica vinha operando abaixo da sua capacidade.

“O fato triste é que sua infraestrutura vitoriana significa ineficiência e custos significativos, principalmente porque está operando abaixo da capacidade. Modernizar a cervejaria e cumprir nossos próprios compromissos de sustentabilidade exigiria um investimento contínuo considerável, o que tornaria a operação da cervejaria economicamente inviável”, justificou Callan.

A decisão, porém, não representa a saída imediata dos rótulos da Caledonian Brewey do mercado, pois a Heineken fechou um acordo para que a Greene King continue fabricando algumas das marcas da cervejaria escocesa. E isso vai ocorrer na unidade de Dunbar da Belhaven Brewery.

Publicidade

“Sabemos que as cervejas produzidas na Caledonian Brewery são apreciadas por muitas pessoas em Edimburgo, na Escócia e além. É por isso que estamos trabalhando duro para garantir que as marcas da Caledonian continuem a ser produzidas na Escócia se o fechamento proposto for adiante. Temos um acordo em princípio para licenciar as marcas para a Greene King, que produzirá Deuchars, Coast to Coast e Maltsmiths IPA e Lager na Belhaven Brewery em Dunbar”, acrescenta o diretor da cadeia de suprimentos da Heineken UK

A Caledonian foi fundada em 1869, sendo adquirida em 2004 pela Scottish & Newcastle, que em 2008 teve os seus ativos britânicos adquiridos pela Heineken. Agora, o anúncio da multinacional holandesa provocou reações contra a decisão pelo fechamento. A CAMRA (Campaign for Real Ale), uma organização voluntária independente de consumidores que promove o que eles chamam de cerveja “real”, fez um apelo para que a companhia reveja a sua decisão.

“Este anúncio é uma notícia sombria para a herança cervejeira de Edimburgo e da Escócia e faz parte de um padrão de cervejarias, cervejas e marcas históricas sendo corroídas por fechamentos, fusões e falta de promoção nos últimos anos”, afirma o presidente da CAMRA, Nik Antona.

“Estamos pedindo à Heineken que pense novamente sobre esse fechamento devastador, entre em discussões com todas as partes interessadas e encontre um caminho viável para salvar esta cervejaria histórica”, acrescenta o diretor da CAMRA na Escócia, Stuart McMahon.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password