fbpx
breaking news New

Inflação global e guerra: como importadores de insumos lidam com desafios

Eureka Insumos Cervejeiros tem buscado reduzir margens para evitar repasse integral dos custos aos preços

Ainda que o Brasil seja um produtor de cevada e esteja começando a investir na fabricação de lúpulo, parcela relevante dos insumos utilizados pela indústria cervejeira são importados. E o ano de 2022 tem oferecido novos desafios para as companhias que atuam com a importação para abastecer fabricantes de cerveja, provocados pela continuidade da guerra entre Rússia e Ucrânia e pela inflação global.

Especialista na venda de insumos básicos para a fabricação de cervejas, como maltes, lúpulos e produtos como leveduras, enzimas, clarificantes, estabilizantes e sanitizantes, a Eureka Insumos Cervejeiros tem precisado lidar com esse cenário, ao mesmo tempo em que busca expandir sua atuação, tendo inaugurado em agosto um centro de distribuição em Juiz de Fora (MG).

Leia também – Filme retrata história de homem que levou cerveja aos amigos no Vietnã

Afinal, nos últimos dias de fevereiro, a Rússia invadiu a Ucrânia, considerado o quarto maior produtor de grãos do planeta. A situação acendeu um alerta global sobre como isso iria impactar o mercado. Houve, de fato, efeito sobre os preços, mas não desabastecimento, com os importadores, eventualmente, buscando alternativas em outros mercados, como destaca o CEO da Eureka, Dario Occelli.

“A primeira reação, de pânico, que tivemos, já baixou um pouco. Nós vimos que realmente não há motivo para pânico. O mercado de insumos, tanto de maltes quanto de lúpulos, não vai sofrer com falta de produtos. É lógico que aconteceu um aumento de preços, mas isso é natural em função da especulação e da lei de mercado: quanto maior a demanda, o preço vai subindo”, argumenta.

A Eureka importa o malte base, o Pilsen, do Uruguai, comercializando com a marca própria, além de comprar lúpulos diretamente de fazendas produtoras e de cooperativas de diversos países, como Estados Unidos, Alemanha, República Checa, Eslovênia, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

Publicidade

Como empresa que atua com parceiros em todo o planeta, tem lidado com desafios comuns a importadores, como de logística, com a alta dos custos de transporte, assim como a valorização do dólar perante outras moedas.

“O mundo inteiro está conectado e o que acontece lá do outro lado do planeta nos afeta aqui. E no mercado cervejeiro, como em qualquer outro mercado, existe essa conectividade. Então, eu diria que nós estamos vivendo um carrossel de emoções”, completa o CEO da Eureka.

Mas uma “novidade” em 2022 tem sido o cenário de inflação global. Nos Estados Unidos, a taxa anualizada fechou setembro em 8,2%, com o índice ficando em 9,9% na Zona do Euro. O cenário é praticamente inédito ao longo dos últimos anos, representando mais um desafio para os importadores de insumos cervejeiros.

Às vezes, a safra em determinada região do lúpulo ou da cevada não era tão boa e então o preço subia porque a colheita iria ser um pouco menor. Agora, nesse ano, além dessas variações que nós já estamos acostumados, ainda existe a inflação. Então, é um agravante a mais e tem impactado nos preços

Dario Occelli, CEO da Eureka Insumos Cervejeiros

Em função disso, tem sido necessário reajustar os preços de insumos importados. “Infelizmente, nós somos obrigados a repassar esse custo, esses aumentos. E, em muitos casos, para não impactar tanto no preço final dos produtos, nós estamos diminuindo a nossa margem. Nossa margem está ficando cada vez mais reduzida e procuramos trabalhar o mais enxuto possível para conseguir ainda ter um preço mais competitivo no mercado”, conta.

Apesar dos desafios, o CEO da Eureka revela otimismo para as últimas semanas de 2022, principalmente devido à volta das comemorações de final de ano sem restrições e pela disputa da Copa do Mundo a partir de novembro. “Notamos um aumento nítido na demanda desde meados de agosto e as vendas vêm crescendo a cada mês”, afirma.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password