fbpx
breaking news New

17 lançamentos de cervejarias artesanais realizados no mês de agosto

Lançamentos da Demonho foram um dos destaques do mês no setor cervejeiro, com a apresentação de duas RIS de uma vez

As cervejarias capricharam nos lançamentos de artesanais em agosto. O período foi cheio de inspirações, incluindo datas comemorativas, aniversários ou mesmo a estação do ano. A Demonho, por exemplo, aproveitou o inverno para apresentar duas Russian Imperial Stout de uma vez.

Quem aproveitou para brindar o público cervejeiro foi a Coruja, que lançou duas artesanais em agosto, homenageando os 30 anos da banda de heavy metal Angra. Já a Brassaria Ampolis aproveitou o Dia dos Pais para realizar mais uma homenagem a Mussum – Sandro Gomes, um dos seus filhos, é um dos fundadores da marca.

Leia também – Rota Cervejeira de Atibaia une marcas e incrementa potencial turístico da cidade

Confira estes e muitos outros lançamentos de artesanais realizados em agosto:

Bodebrown
As incríveis manobras dos pilotos de acrobacias aéreas foram o ponto de partida para a mais nova criação da Bodebrown. Neste mês, a cervejaria curitibana lançou a Lupulol Acrobacia, uma edição especial comemorativa elaborada para o VIII Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea, que aconteceu em agosto, no Aeroparque Aldeia da Serra (SJOY), em Palmeira, no Paraná. A novidade também celebra os 10 anos do Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas. A Lupulol Acrobacia integra a Lupulol Projects, uma linha que se destina aos amantes dos lúpulos e inovações. A bebida apresenta nuances especiais de lúpulos com notas cítricas, verdes, amarelas e tropicais. A adição do maracujá traz uma acidez sutil, culminando em uma cerveja ao estilo Petit Sour India Pale Lager.

Brassaria Ampolis
Como forma de homenagear o lendário Mussum, ícone do humor brasileiro e conhecido por ser um pai dedicado aos seus seis filhos, a Brassaria Ampolis lançou em agosto, durante a semana de Dia dos Pais, mais um rótulo sazonal: a Biritis sem Filtris. De cor âmbar, com turbidez típica de uma cerveja não filtrada, ela tem como principais características aromas de malte e notas de fermentação. Além disso, possui características do malte tipo Vienna Larger, apresentando, de acordo com sua descrição, sabor tostado e caramelizado. Tem 5,3% de teor alcóolico e 22 IBUs de amargor.

Coruja
Consagrada como um dos maiores nomes do heavy metal, a banda Angra teve suas três décadas de história homenageadas com duas cervejas artesanais em agosto. O grupo se uniu à Coruja, de Forquilhinha (SC), para criar as cervejas comemorativas dos seus 30 anos. A linha é formada por long necks ilustradas com elementos dos álbuns que marcaram a história da banda. A primeira cerveja é uma Lager leve, com amargor sutil e aroma refrescante, graças ao dry hopping dos lúpulos Cascade e Amarillo. Já a segunda é uma IPA refrescante, com notas frutadas e amargor característico do estilo. A parceria ainda prevê o lançamento de um kit exclusivo, formado por uma garrafa de cada estilo e um copo personalizado da banda.

Cozalinda e Donner
O projeto colaborativo entre Cozalinda e Donner apresentou sua segunda safra. É a ampliação do projeto, agora com mais duas uvas e novidades: a Sympotein Merlot retorna, mas com novas características, e terá a companhia da Sympotein Chardonnay. Para 2022, a Cabernet Sauvignon se somará ao projeto. Na Sympotein Merlot, se manteve o barril em modelo de soleira. Desta forma, os microorganismos que participaram do processo do ano passado ganham a companhia de microrganismos que chegaram junto às uvas usadas em 2021. É uma Wild Ale safrada, que ano a ano vai sempre oferecer uma nova experiência. Já na Sympotein Chardonnay a metodologia segue o conceito de vinho laranja. O mosto da cerveja ficou em contato por 10 dias com as uvas colhidas em Caxias do Sul. Desta forma, capturou maior complexidade das uvas brancas, além de adquirir os microorganismos presentes na fruta.

Cruls
Para celebrar o aniversário de 4 anos, a Cruls lançou duas cervejas artesanais em agosto: a 1892, uma American Strong Ale de 9,8% de teor alcoólico com potencial de envelhecimento; e a Origem, cerveja do estilo New England Double IPA. Conforme a marca, as duas novas cervejas fazem parte de um resgate às origens. De um lado, a 1892 é uma referência à data de início da Comissão Exploradora do Planalto Central. Do outro lado, a série Cosmos faz menção ao ofício do líder da Missão Cruls, o belga Louis Ferdinand Cruls. A 1892 American Strong Ale tem 9,8% de graduação alcoólica, 115 IBUs e está disponível em garrafas 500ml. Já a Origem, da série Cosmos, tem 7,5% de graduação alcoólica, 62 IBUs e está disponível em latas de 473ml e chope.

Publicidade

Dádiva
A cervejaria Dádiva lançou em agosto o terceiro rótulo da Hoppy Breakfast, uma linha de Oatmeal Cream Double IPAs com 70% de aveia em suas receitas, sendo cervejas extremamente cremosas e aveludadas. Na #3 Hoppy Breakfast, foram utilizados os lúpulos Lemondrop e El Dorado, que trouxeram para a cerveja aromas e sabores de frutas cítricas e frutas de caroço, como pêssego e nectarina, finalizando com um toque herbal. Ela tem 8,4% de teor alcoólico, coloração amarelo intenso e 50 IBUs.

Demonho
A Cervejaria Demonho decidiu apostar em duas Russian Imperial Stout para o inverno, ambas lançadas em latas de 473ml e chope. A marca apresentou a Demonho Quer Chocolate, que traz uma base de uma clássica Russian Imperial Stout com adição de nibs de cacau selvagem amazônico. Eles oferecem notas frutadas que remetem a tâmara e cassis, dando suporte à esterificação da levedura inglesa. As notas clássicas de café, chocolate e frutas secas escuras fundem-se com o cacau selvagem. O teor alcoólico é de 11%, com 60 IBUs de amargor. Já a Saudade de uma RIS sem frescura, né, minha filha? é uma RIS sem lactose e adjuntos. Tem 11% de graduação alcoólica e 65 IBUs.

Labirinto
A cervejaria carioca Labirinto está lançando seu primeiro hidromel, o Labee. E a novidade chegou ao mercado no Mead Day, dia internacional do hidromel, que foi comemorado no primeiro sábado de agosto. O hidromel (mead) é uma bebida alcoólica que está presente em diversas culturas desde os primórdios da humanidade e ficou conhecida como “néctar dos deuses” na mitologia grega. Ela utiliza como base três ingredientes: água, mel e leveduras. Através da fermentação, transforma o açúcar do mel em álcool e, em seguida, a mistura passa por um processo de maturação durante meses, até alcançar como resultado uma bebida equilibrada. O Labee é um hidromel tradicional e suave, sendo leve e com alta drinkability. Seu sabor tem um dulçor pronunciado, segundo a Labirinto.

Nacional
A Cervejaria Nacional segue em clima de comemoração pelos seus dez anos e repleta de novidades. A fábrica-bar lançou neste segundo semestre a campanha DNA Nacional, inspirada nos biomas brasileiros. As primeiras cervejas artesanais apresentadas foram a Pampas e a Cerrado, ambas em agosto. Todas foram elaboradas com ingredientes característicos de cada solo e região do país. A Cerrado Porter tem como ingredientes protagonistas a castanha de pequi e o licuri. A erva-mate é o principal ingrediente da Pampas, que possui como base uma English Pale Ale. Seu amargor é de 43 IBUs, tendo 5,4% de teor alcoólico.

Ouropretana
Para celebrar seus 10 anos, a Cervejaria e Destilaria Ouropretana anunciou o lançamento do Ouropretana Whisky Amburana Brown Porter. A bebida aposta no encontro da produção cervejeira com a destilaria, através dos barris feitos de madeira amburana, utilizados em duas produções da casa. O Ouropretana Whisky Amburana Brown Porter é um uísque single malt feito com maltes especiais, destilado em alambique de cobre estilo Pot Still, envelhecido em barris de carvalho norte-americano e finalizado nos barris de madeira amburana que receberam a produção da cerveja Ouropretana Amburana Brown Porter.

Santo Chico
Lançada pelo Santo Chico, a Chiquinha é uma Witbier clara, maltada e muito saborosa. De cor amarelo palha, bastante turva devido ao malte de trigo, chega a ser levemente esbranquiçada. Nela nota-se especiarias: cascas de laranja-bahia, limão siciliano e semente de coentro. Com alta carbonatação, passa uma sensação efervescente, de acordo com o seu descritivo. Levemente cítrica e muito refrescante, o novo rótulo tem 4,5% de graduação alcoólica e 16 IBUs.

Schornstein
A Schornstein completou 15 anos em junho e as celebrações continuam, agora com o lançamento da Doppelbock em edição limitada. A cerveja passou por maturação por cerca de quatro meses e tem os seus aromas inspirados no estilo alemão e em homenagem à cidade natal da marca: Pomerode (SC), conhecida como o município mais alemão do Brasil. A Schornstein 15 Anos Doppelbock é distribuída em garrafa rolhada de 750ml, seu teor alcoólico é de 7,9% e tem 24 IBUs de amargor. Possui coloração âmbar e reflexos alaranjados. O aroma e o sabor do malte prevalecem, com notas de caramelo, toffee e de frutas passas escuras.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password