fbpx
breaking news New

Confira 18 lançamentos de cervejas artesanais realizados em maio

Frida Blonde Ale, da Cerveja Blumenau, foi uma das muitas novidades lançadas por marcas artesanais neste mês

Em uma época com tantas datas comemorativas, o mês de maio também ficou marcado por vários lançamentos das cervejarias artesanais. As marcas capricharam no período e ofereceram diversas opções ao consumidor, ampliando seus portfólios. Algumas delas, inclusive, já pensam nas próximas celebrações, como a Blumenau, que, em clima de saudade das festas juninas, apresentou edições limitadas de cervejas com coco e amendoim, além de um novo rótulo comemorativo para o Dia dos Namorados.

A Nacional, por sua vez, fez um rótulo especial para o Dia das Mães e uma releitura da primeira cerveja produzida em parceria pelos sócios, como comemoração pelos 10 anos de história da sua fábrica-bar, realizando dois lançamentos entre as marcas artesanais em maio. Também comemorando aniversário, a Goose Island apresentou uma cerveja alusiva aos seus 33 anos de história.

Para ajudar a encarar o frio, a curitibana Bodebrown veio com uma cerveja forte. Já a Louvada, em um movimento contrário, mas se inspirando em uma tendência mundial, garante que sua novidade é uma cerveja leve de verdade. A Läut também segue a moda e traz uma Hop Lager com baixo valor calórico.

Leia também – Saídas para a crise: Como as cervejarias buscaram se aproximar do consumidor

Confira, abaixo, esses e outros lançamentos de cervejas artesanais realizados em maio:

Albanos
A Cervejaria Albanos completou 25 anos em maio e, entre as novidades preparadas para a celebração, esteve o lançamento da Uai Minas 300 Anos. Rótulo do estilo Lager, conta com maltes defumados e o sabor de doce de leite fica em evidência a cada gole. Segundo a marca, o aroma defumado destaca a suavidade, doçura e o final seco da bebida, que homenageia em seu nome o terceiro centenário do seu estado.

Blumenau
Em clima de saudade das festas juninas, a Cerveja Blumenau lança, pelo segundo ano consecutivo, edições limitadas e comemorativas da Macuca Imperial Stout. O rótulo Bala de Coco tem adição de coco queimado e o Pé de Moleque leva pasta de amendoim. As duas têm lotes limitados de 2 mil unidades cada, possuem 10,5% de teor alcoólico e 80 IBUs. A cervejaria também apresenta para o Dia dos Namorados um rótulo inspirado em Romeu e Julieta. A bebida é a segunda edição comemorativa do Dia dos Namorados da Frida Blonde Ale. Este ano, além de framboesa, a receita ganhou um toque de baunilha. Tem graduação alcoólica de 7,3%.

Bodebrown
A Bodebrown está investindo em cervejas potentes e alcoólicas para encarar o frio. E a novidade apresentada em maio foi a encorpada Tripel Montfort Wild Millésime 2019, inspirada nas complexas cervejas do estilo Red Flanders, majoritariamente belgas. A novidade tem 10% de graduação alcoólica. E passou 24 meses envelhecendo em barricas de vinho tinto da cepa Cabernet Sauvignon.

Demonho
A cervejaria Demonho lançou três artesanais em maio: são IPAs para quem adora um lúpulo fresco no copo. A Quimera, que se trata de uma mistura de West Coast com Juicy IPA, tem 8% de graduação alcoólica e 75 IBUs. A Tocando o Terror chega em novo lote, mais cítrica, com 7,7% de teor alcoólico e 80 IBUs. Já a Evil’s Juicy Single Dry Hop Mosaic está com 7,2% de graduação alcoólica e 55 IBUs.

Goose Island
Para comemorar os 33 anos de história, a Goose Island lançou no Brasil a IPA 33, cerveja do tradicional estilo inglês e em edição limitada. Com coloração dourada e uma explosão de aromas cítricos e resinosos, a receita leva sutis notas de frutas amarelas e possui 5,9% de teor alcoólico e 55 IBUs. O rótulo possui uma combinação dos lúpulos Pilgrim, Styrian Golding, Cascade e Centennial.

Publicidade

Küd
A mineira Küd atuou em diferentes vertentes nos seus lançamentos de artesanais em maio. Em parceria com a Caraça e a Uaimií, lançou uma colaborativa, a CaraKud, Uai!, que reúne um pouco do espírito de cada cervejaria: da Lager, com ingredientes da fazenda, e da Munich Dunkel, com adição das frutas framboesa, amora e jabuticaba. A graduação alcoólica é de 5,3%. E tem 24 IBUs. Sozinha, a Küd também apresentou a Paradise in Flames para celebrar o retorno de uma das maiores bandas de black metal do Brasil, que leva o mesmo nome da cerveja. O rótulo traz a picância da pimenta, seguida por uma refrescância vinda dos maltes caramelados, de acordo com a sua descrição. É uma Lager com 6% de teor alcoólico e 18 IBUs.

Landel
O lançamento da Landel, de Campinas, neste mês de maio foi a Mecenas, uma Flanders Red Ale, pertencente à Linha Psique ID. Com 5,1% de teor alcoólico, ela é azeda, frutada, complexa e intensa. Uma Red Ale com base de maltes com características carameladas e avermelhadas, que conferem a ela um tom como o do vinho de Borgonha. Também passou por refermentações e envelhecimento em barris de carvalho norte-americano, além de ter o perfil de frutas ácidas e um leve toque de baunilha e coco.

Läut
Seguindo a onda fitness, a Cervejaria Läut está lançando a De Leve, uma Hop Lager com baixo teor calórico. Ela tem uma pegada um pouco mais leve do que a Pilsen da marca, porém com um amargor mais presente e aroma sutil de frutas cítricas e tropicais, conferido pela adição de lúpulos especiais importados. A cerveja foi criada em um rigoroso controle de processo para se conseguir produzir uma puro malte de baixa caloria sem adição de qualquer tipo de produto que não seja o malte, o lúpulo e a levedura. Esse será o oitavo rótulo fixo no portfólio da empresa, que ainda tem outros quatro sazonais.

Louvada
Com apenas 3,7% de teor alcoólico e sem glúten, a Low é a nova aposta da cervejaria Louvada. O rótulo foi feito para seguir tendências mundiais e promete ser leve de verdade, com teor de álcool reduzido, menos carboidrato e sem glúten, porém com o mesmo padrão e sabor das cervejas da marca. A Pilsen, que ocupava o lugar da cerveja mais leve da Louvada, possui 4,8% de graduação alcoólica, enquanto a nova fórmula tem apenas 3,7%.

Nacional
A Cervejaria Nacional completa 10 anos de história com um lançamento especial, uma releitura da primeira cerveja produzida em parceria pelos sócios. A Drake’s Ale foi criada em 2006, cinco anos antes da abertura da Cervejaria Nacional e exclusivamente para o bar Drake’s, no consulado britânico de Pinheiros. Tal receita inspirou a receita da Kurupira Amber Ale, rótulo clássico fixo na carta da marca. A cerveja comemorativa tem uma coloração leve e o protagonismo fica por conta do blend de maltes torrados, com notas de biscoito, chocolate amargo e café. Apresenta baixo teor alcoólico, de 4,2%, e amargor leve, de 26 IBUs. Neste mês, a cervejaria também fez a cerveja Kölsch com Rosas, rótulo sazonal dedicado especialmente para brindar o Dia das Mães. A bebida apresenta como base notas de cereais e leve amargor de lúpulos alemães. Por conta da delicadeza, o estilo foi escolhido por realçar a água de rosas, que sobressai no aroma e paladar. O teor alcoólico é de 4,8% e o IBU é de 25.

Ouropretana
Ao redor da fábrica da Cervejaria Ouropretana, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, há várias jabuticabeiras. E é com elas que a marca produziu seu mais novo lançamento: a OPnº5 – Saison Jabuticaba, pertencente à Linha OP de Cervejas Experimentais. A bebida foi fermentada por seis meses em barris de madeira (jequitibá rosa e carvalho europeu), blendada e refermentada por mais três meses com jabuticabas colhidas na própria cervejaria, em outubro de 2019. Foi envasada em maio de 2020, caracterizando uma cerveja de guarda. Ela traz aroma complexo da acidez da jabuticaba e brettanomyces. No paladar, sabores frutados e condimentados, que complementam um final ácido e seco.

Zer09
O brewpub da cervejaria Zer09 fechou parceria com o Brewteco para o lançamento de uma receita colaborativa de cerveja artesanal. O produto final é resultado da junção da cerveja Eclipse, a Blonde Stout da Zer09, com o café 100% arábica de blend exclusivo do Brewteco.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password