fbpx
breaking news New

Oktoberfest volta a ser realizada em Munique com cerveja 17% mais cara

Na edição anterior, festa reuniu 6,3 milhões de pessoas, que consumiram 7,3 milhões de litros de cerveja

A Oktoberfest está de volta para sua casa. Neste sábado (17), a festividade inicia mais uma edição em Munique, que não pôde receber a celebração cervejeira em 2020 e 2021 em função da pandemia do coronavírus. E a retomada é com uma má notícia para os consumidores: a cerveja está mais cara na Oktoberfest em 2022.

O evento vai começar às 12 horas (7h, em Brasília), em Munique, pelo prefeito Dieter Reiter, o responsável por abrir o primeiro barril da Oktoberfest de 2022, anunciando, como a autoridade máxima da cidade fazia em todos os anos, “O’zapft is” ou “o barril está aberto”, no dialeto bávaro.

Leia também – Bamberg, Dama, Blumenau e St. Patrick’s ganham medalhas no European Beer Star

“Depois de três anos sem Oktoberfest, é hora de viver uma um pouco de normalidade e mostrar que você pode comemorar alegremente por algumas horas na Oktoberfest”, convida o prefeito de Munique.

A partir dessa cerimônia, e até 3 de outubro, homens, muitos deles trajando roupas típicas, com shorts de couro, e mulheres, boa parte delas em vestidos decotados e tradicionais, disputarão espaço para celebrar a retomada da festividade em Munique com pretzels, joelho de porco e, claro, muita cerveja.

E, para a edição de 2022 da Oktoberfest, a bebida ficou mais cara. Quando forem consumir a cerveja nas tradicionais canecas de 1 litro, os visitantes terão de desembolsar entre 12,60 e 13,80 euros. O valor representa uma alta de, aproximadamente ,17% em relação à edição anterior da festa, que aconteceu em 2019, com preços variando entre 10,80 e 11,40 euros.

Publicidade

A alta dos preços da cerveja para Oktoberfest em 2022 também é sinal da inflação que a cadeia produtiva alemã tem enfrentado. É um cenário provocado pela volta da demanda, com o abrandamento da pandemia do coronavírus, mas, principalmente, por efeitos causados pela guerra na Ucrânia, especialmente sobre a energia, que ficou muito mais cara, especialmente após a Rússia interromper o envio de gás natural.

Indústria que tem grande demanda por matéria-prima e energia nos processos produtivos, o setor cervejeiro sofre ainda mais com uma inflação que chegou aos 7,9%, anualizada, na Alemanha, em agosto, e aos 9,1% nos países que utilizam o euro.

Assim, a Oktoberfest acaba sendo um impulso em meio a um cenário difícil para a indústria cervejeira, bem como para o segmento de food service. E eles estarão muito representados: a festa contará com 487 espaços para atender o consumidor, seja para quem quiser se alimentar ou beber. Serão 17 grandes tendas de festa e outras 21 menores, com 120 mil lugares, em um terreno de 34 hectares.

Nesta retomada, o horário de funcionamento dos espaços será maior. Em 2022, as primeiras barracas de cerveja da Oktoberfest serão abertas às 9 horas, fechando às 22h30. E os últimos pedidos poderão ser realizados até as 21h30.

Em 2019, na última edição realizada, a Oktoberfest reuniu 6,3 milhões de pessoas com um consumo total de 7,3 milhões de litros de cerveja. Esses números tentarão ser superados em mais uma edição da tradicional festa, iniciada em 1810, então criada para celebrar o casamento do Rei Luís I, também conhecido como Rei da Baviera, com a Princesa Teresa da Saxônia.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password