fbpx
breaking news New

Rota RJ vai a eventos além da bebida para fortalecer vocação turística cervejeira

rota rj eventos
Estratégia tem o intuito de fortalecer o contato com empresas que movimentam a atividade turística

Em meio à retomada das atividades após os piores momentos da pandemia da Covid-19 e a maior tragédia da história de Petrópolis, a Rota Cervejeira RJ quer ir além dos eventos da bebida que une as suas integrantes. Nos próximos meses de 2022, o planejamento será de fortalecer a vocação turística cervejeira.

Assim, a Rota RJ trabalhará para estar mais presente em encontros de turismo. A ideia é aproveitar esses momentos para colocar o “turismo cervejeiro na mesma prateleira do turismo nacional”, como destaca Ana Cláudia Pampillón, coordenadora da Rota Cervejeira RJ.

Leia também – Craft Beer Ribeirão confirma agenda de eventos com South Beer Cup em setembro

“Nós sempre estivemos presentes em eventos de cerveja, como o Mondial e o Festival Brasileiro da Cerveja, mas este ano queremos focar mais nos eventos e feiras de turismo e não somente nos eventos cervejeiros”, conta Ana Cláudia.

Ela relata a percepção da Rota RJ de que o turismo cervejeiro poderia ser muito mais falado. E espera que a nova estratégia ajude a modificar esse cenário.  “O estado do Rio de Janeiro, por exemplo, é super rico e tem umas das experiências de turismo cervejeiro melhores do país. Mas, muitas vezes, as autoridades ressaltam outras vocações, como as do Vale do Café, do turismo de aventura… E a gente quer colocar o turismo cervejeiro no radar.”

O plano de aumentar a presença nas feiras de turismo é de ajudar a “vender” os passeios cervejeiros para as agências, guias e demais trabalhadores do setor. “Vamos colocar o turismo cervejeiro, de fato, no mapa”, pontua Ana.

A coordenadora da Rota RJ destaca que enquanto em eventos cervejeiros o diálogo se dá com o consumidor final, a presença em feiras turísticas oferece a oportunidade de aproximação daqueles que irão conduzi-los para a realização do turismo cervejeiro.

Publicidade

“Em função do consumo consciente, é muito importante que as pessoas possam ir de van, de ônibus. E elas vão com guias e agências. Então, acho que a interlocução com esse trade turístico é de extrema relevância para nós”.

Para este ano, além da participação mais efetiva no calendário das feiras de turismo, a Rota RJ também busca novos associados, incluindo produtores de lúpulo. Uma ampliação do foco que está relacionada com a crescente produção desse insumo cervejeiro, com várias plantações, na região serrana do Rio.

Nova diretoria
Nas últimas semanas, a Rota RJ também passou por mudanças na sua diretoria. “A ideia de renovação da diretoria é de sempre termos olhares de diferentes municípios e suas realidades, tornando a associação mais plural”, explica Ana, que se mantém como coordenadora.

Para o biênio foram eleitos: Gabriel Thuler (Alpendorf), para a presidência; Gilmar Carvalho (Bohemia), vice-presidência executiva; Luciano Machado (Grupo Petrópolis), vice-presidência corporativa; Maurício Almeida (Rota Imperial), gerência de marketing/comercial; e Pedro Paiva (Mad Brew), gerência de operações e eventos.

Retomada após tragédia
Como se não bastasse a pandemia da Covid-19, outro desafio enfrentado pelos associados da Rota RJ também foi a tragédia em Petrópolis em 15 de fevereiro, quando uma tempestade devastou a cidade, provocou mortes, desabrigou famílias e atingiu as cervejarias que atuam na região.

No começo de março, em meio à reabertura dos estabelecimentos, algumas ações cervejeiras buscaram ajudar a cidade. E a união entre as integrantes da Rota RJ também ajudou nesse processo. “Em um primeiro momento, a associação esteve presente dando um suporte amplo para as cervejarias de Petrópolis. E com a retomada dos eventos, acreditamos que nos fortalecemos estando presentes para podermos divulgar mais nossos destinos turísticos cervejeiros”, finaliza Ana.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password