fbpx
breaking news New

Cerveja na Apas: Estrangeiros buscam novos mercados e gigantes exibem novidades

Em 2023, evento esperava receber mais de 120 mil visitantes e gerar negócios em torno de R$ 14 bilhões

Fonte de negócios e vitrine importante para o setor supermercadista brasileiro, a 37ª edição da Apas Show atraiu o interesse de diferentes representantes da indústria da cerveja, com grandes grupos nacionais aproveitando a oportunidade para mostrar as novidades de extensos portfólios, enquanto marcas sul-americanas buscavam atrair a atenção para a possibilidade de novas parcerias que aumentem o seu alcance no mercado brasileiro.

Esses representantes, presentes ao Expo Center Norte, em São Paulo, ao longo da última semana, se misturaram entre os cerca de 850 expositores, sendo mais de 200 internacionais, distribuídos em cinco pavilhões e 78 mil m² de exposição da feira, organizada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).

Leia também – Chopp Brahma é lançado em lata e será vendido pelo Zé Delivery no Rio

Presente à feira, a reportagem do Guia identificou que diversas cervejarias internacionais também aproveitaram o palco do maior evento varejista da América Latina para colocarem em prática seus planos de expansão.

Foi o caso da chilena Kunstmann, da cidade de Valdívia, que participou pela primeira vez da Apas e trouxe 9 das suas 15 opções de cerveja. “Estamos aqui no Brasil com a intenção de trazer toda a nossa qualidade e variedades de cervejas do nosso país e começar a desenvolver a nossa marca aqui no Brasil. Estamos procurando novas parcerias com as redes de supermercados e com os exportadores”, afirma Felipe Meneses, gerente de exportação da cervejaria.

Com capacidade produtiva de 400 mil hectolitros anuais, a Kunstmann está, de acordo com Meneses, em toda a América do Sul, com exceção da Venezuela e Equador, e comercializa sua produção em garrafas de vidro, latas de alumínio e chope. Atualmente no Brasil, a Kunstmann já está presente em Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Goiás e Minas Gerais.

Segundo ele, a feira permitiu a marcação de diversas reuniões com potenciais importadores. “Temos muitas expectativas de crescer e de consolidar a nossa marca no Brasil e a Apas é uma grande oportunidade para isso”, diz Meneses.

Já a argentina La Matriarcada aproveitou a Apas para buscar entrar no mercado da cerveja do país. “O Brasil é um mercado grande na América Latina e com muitos consumidores de cervejas. O intuito é primeiro expandir para o Brasil e depois mundialmente”, afirma Jose Augusto, sócio-proprietário da cervejaria de La Plata.

Hoje com comercialização limitada à Argentina, a La Matriarcada teve na Apas a sua primeira grande feira a nível mundial com participação como expositora. “No ano passado, também estive na Europa para divulgar as nossas cervejas, mas ainda estamos negociando”, diz. “A participação na feira foi magnífica e não falei somente com os brasileiros, mas também com os uruguaios e bolivianos. Para expansão dos negócios, a feira foi muito interessante”, acrescenta.

A cervejaria La Matriarcada nasceu em 2019 como plano de expansão do restaurante familiar, mas o foco está mais na cerveja. Para os presentes na Apas, levou seus seis estilos de cerveja: Pilsen, Strong Red Ale, Dry Stout, IPA, Weiss e Honey Ale.

Publicidade

Gigantes da cerveja brasileira na Apas

Neste ano, o evento organizado pela Apas, que esperava receber mais de 120 mil visitantes e gerar negócios em torno de R$ 14 bilhões, reforçou o conceito “Além de Alimentos”, que reflete seu posicionamento de oferecer tudo de mais relevante para o setor – desde alimentos e bebidas, incluindo tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e conteúdos relevantes para o varejista. E entre os patrocinadores platinum da edição estavam a Ambev e o Grupo Heineken.

Esses gigantes da indústria estiveram presentes na Apas com novidades e ativações, muitas delas indo além da cerveja. A Ambev não só levou todo o seu portfólio de produtos para o público presente ao evento, como também ofereceu degustações de produtos. E o destaque no estande da cervejaria ficou para o lançamento de mais três rótulos da Brahma Duplo Malte: a Duplo Malte Trigo, a Duplo Malte Tostada e a Duplo Malte Black, que anteriormente havia sido apresentada em versão limitada.

Já com a proposta de um estande sustentável, com experiência imersiva e degustação de rótulos, o Grupo Heineken levou itens conhecidos do portfólio, como Eisenbahn, Sol, Amstel, Lagunitas, Blue Moon, Baden Baden, Heineken, Heineken Zero e Fys. A companhia apresentou novas opções da Devassa Tropicaê, nos sabores de limão e maracujá. Atualmente as novidades estão sendo comercializadas apenas no Nordeste.

Além disso, aproveitou a grande movimentação do evento para reforçar o lançamento da sua marca de refrigerantes premium, a Clash’d nos sabores maçã golden, hortelã com capim limão, limão siciliano, morango com gengibre e frutas vermelhas com hibisco.

A companhia também buscou minimizar os impactos ambientais durante e após a feira. Com 300 m² de área útil, o ambiente do estande foi projetado principalmente com materiais biodegradáveis, como tintas à base de água, tecidos crus e madeiras recicladas ou recicláveis. No último dia do congresso da Apas, ainda realizou uma palestra sobre a parceria entre varejo e indústria.

Com um estande de 175 m², a Coca-Cola Femsa Brasil focou, durante a Apas, na apresentação do portfólio de bebidas que produz ou tem sua distribuição, com destaque para as marcas de cerveja Therezópolis, Estrella Galicia e Eisenbahn, que estavam disponíveis para degustação. Além disso, a novidade da marca foram as bebidas Jack & Coke e Lemon Dou – ambas passam a compor a linha de alcoólicos da companhia.

O Jack & Coke surgiu do mix de Coca-Cola com o Tennessee Whiskey, da Jack Daniel’s. Já o Lemon-Dou traz uma receita japonesa com vodca, limão e água gaseificada e pode ser encontrado nas versões limão, limão com mel e limão com sal. “Buscamos diversificar nosso portfólio de acordo com as diversas ocasiões de consumo de nossos públicos. O Jack & Coke e o Lemon-Dou ampliam nossa presença para mais momentos na rotina das pessoas”, comenta o diretor comercial da Coca-Cola Femsa Brasil, Adalberto Luiz Fofan.

Por sua vez, o Grupo Petrópolis, que montou um estande com cerca de 800 m², ofereceu uma experiência imersiva com óculos de realidade aumentada para um beer tour virtual, além de ter apostado em seu chope na lata, a ITA-Draft Tardezinha, que conta a parceria do cantor Thiaguinho.

Fora isso, outra novidade foi a ampliação da linha do TNT Energy Drink, com os sabores Maçã Verde, Zero, Tangerina e Açaí com Guaraná. E quem passou pelo estande ainda pôde encontrar produtos conhecidos, como a Itaipava, a Black Princess, a Cacildis e outras cervejas, além de vodcas, ices, energéticos, isotônicos, a água Petra e o refrigerante It!.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password