fbpx
breaking news New

Garrafas de vidro unem baixo risco de mudar sabor com menor poluição, diz especialista

Especialista também vê a resistência e a durabilidade como aspectos diferenciados das embalagens de vidro

O processo de produção de uma cerveja até a chegada ao consumidor demanda uma série de decisões sobre ingredientes, logística de distribuição e envase do produto. A escolha de uma embalagem, por exemplo, leva em conta não apenas preferências estéticas, mas também sensoriais e de sustentabilidade, o que traz uma série de questões no momento de escolher materiais como o vidro, o alumínio ou o PET.

Leia também – União de cervejarias é o caminho para a diferenciação das embalagens a bons preços

A seleção do envase pode, inclusive, influenciar no sabor que a cerveja terá, correndo o risco de ser alterado principalmente se a bebida não estiver na carbonatação adequada, como alerta Riccardo Mosconi, gerente de contas da Verallia, multinacional de embalagens para alimentos e bebidas. Um problema que pode ser evitado pelas garrafas de vidro.

“O vidro é 100% impermeável, o que impede a entrada de oxigênio e dióxido de carbono, evitando reações químicas e, consequentemente, mantendo a carbonatação e a vida útil da cerveja. Além disso, a garrafa de vidro é completamente inerte, ou seja, não interfere na cerveja, o que evita qualquer alteração no sabor e no aroma”, explica o especialista.

Publicidade

Outro aspecto importante envolvendo a embalagem de vidro, visto por Mosconi como vantagem competitiva, envolve a sustentabilidade. Afinal, trata-se de um material que pode ser 100% reciclado, além de permitir o seu reaproveitamento diversas vezes.

“Muitos modelos de garrafas são retornáveis, ou seja, podem ser reutilizados para um novo envase. Uma garrafa retornável, em média, suporta 30 giros de utilização. E isso significa menos lixo nas cidades, menos poluição nos rios e nos mares, mais economia de recursos naturais”, acrescenta o gerente de contas da Verallia, especializada em embalagens de vidro.

A resistência e a durabilidade também são vistas pelo especialista como aspectos diferenciados das embalagens de vidro por concederem a possibilidade de a embalagem contar com mais inovações no seu design, algo que pode atrair a atenção do consumidor.

“As garrafas podem trazer designs específicos, por exemplo, de algumas escolas de cerveja, como inglesa, alemã, belga, trapistas, cervejas de guarda, etc. Podem também ser fabricadas em cores diferentes, rotuladas em papel ou autoadesivo e decoradas (serigrafias, pinturas, jateamento) ao gosto do cliente”, conclui Mosconi.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password