fbpx
breaking news New

Venda de cerveja cai 2,7% no 1º semestre na Alemanha e acentua perdas de 2020

Queda se dá em um ano em que a Alemanha voltará a não a realizar a Oktoberfest em Munique

A economia alemã se recuperou no primeiro semestre de 2021, mas o setor cervejeiro ainda não. De acordo com os dados divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas (Destatis, na sigla em alemão), as vendas de cerveja de janeiro a junho na Alemanha sofreram uma queda de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

A retração do setor demonstra que o segmento cervejeiro ainda sofre com o impacto das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, embora os gastos do consumidor na Alemanha já tenham aumentado na primeira metade do ano.

Leia também – Artigo: Adelante! Barcelona brinda a retomada de eventos profissionais com o InnBrew

Cervejarias e distribuidores alemães venderam cerca de 4,2 bilhões de litros de cerveja de janeiro a junho, disse o Escritório Federal de Estatística. Esse número não inclui cervejas sem álcool ou importadas de fora da União Europeia. Aproximadamente 3,3 bilhões de litros foram comercializados no mercado interno, 4,9% a menos do que há um ano.

Publicidade

Em contraste, as exportações para a União Europeia aumentaram 3,5% e 11,9% para outros países. Esses avanços, no entanto, não foram capazes de compensar a queda geral nas vendas de cerveja na Alemanha no primeiro semestre.

As microcervejarias, dependentes dos setores de hospitalidade e eventos, foram as mais afetadas. “Após sete meses de bloqueio, a reabertura do setor de hospitalidade ao ar livre e em ambientes fechados começou lentamente. As paralisações no setor estão afetando severamente as vendas das cervejarias e em estabelecimentos”, disse a Associação Alemã de Cervejeiros.

O setor já vinha sofrendo com outras notícias ruins em 2021. A Oktoberfest da Alemanha, realizada em Munique e considerada a maior festa da cerveja do mundo, já havia sido cancelada em função da pandemia. É o segundo ano consecutivo em que o evento – antes marcado para o período de 18 de setembro a 3 de outubro – não ocorre. O festival costuma atrair 6 milhões de visitantes e rendeu 1,23 bilhão de euros (R$ 7,62 bilhões, aproximadamente, na cotação atual) para a economia local em 2019.

Além disso, a queda nas vendas de cerveja na Alemanha no primeiro semestre de 2021 se dá após um ano de redução. O setor havia recuado 5,5% em 2020, com a comercialização de 8,7 bilhões de litros. E esse freio havia sido considerado “sem precedentes” para o período pós-guerra. Agora, então, acentua-se ainda mais na metade inicial do ano.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password