fbpx
breaking news New

Ambev atinge 80% da meta de redução da emissão de gases do efeito estufa

Objetivos de sustentabilidade da companhia também passam pelo aumento do uso de embalagens retornáveis

Três anos antes do prazo estabelecido para atingir sua meta de redução da intensidade de emissões de gases do efeito estufa, a Ambev alcançou 80% do objetivo proposto. De acordo com o relatório de sustentabilidade de 2022 da empresa, houve uma queda de 20% na intensidade das emissões nos escopos 1, 2 e 3, com base no ano de 2017. No Brasil, o índice ficou em 12,4% no fim do ano passado.

A Ambev tem a meta de reduzir em 25% a sua intensidade da emissão dos gases do efeito estufa considerando os escopos 1, 2 e 3 até 2025 em comparação com 2017. Portanto, ainda faltam 5% para a empresa atingir seu objetivo, com esse percentual devendo ser buscado ao longo desse e dos próximos dois anos.

Leia também – Após impasse em 2022, AB InBev patrocina Copa de 2026 e Mundial Feminino

A boa notícia para a Ambev é que a empresa avançou no ritmo de redução da intensidade em 2022: houve uma queda de 8,7% nas emissões em comparação com 2021, sendo que o índice fica em 6,5% quando são considerados apenas os resultados no Brasil.

Além disso, como parte de suas metas para mitigar as mudanças climáticas e seus impactos, a Ambev estabeleceu que 100% da eletricidade comprada deve vir de fontes renováveis, o que já foi alcançado no Brasil. No ano passado, somando a participação de outros países, esse índice atingiu 96%, um avanço em relação aos 84,2% apresentados no relatório de 2021.

Circularidade das embalagens
No que diz respeito à circularidade das embalagens, o objetivo da Ambev é ter 100% de seus produtos em embalagens retornáveis ou feitas principalmente de conteúdo reciclado. A empresa relata que fechou o ano de 2022 com 50,15% de embalagens recicladas e 43% de embalagens retornáveis.

No total das embalagens da Ambev, a composição de conteúdo reciclado foi de 55,9% no ano passado, com avanço em todos os tipos de materiais em comparação com 2021. O índice foi de 77,1% para as latas de alumínio, 49,8% para o vidro e 40,8% para o PET, representando um aumento de 185% em relação a esse material em 2021.

Não à toa, a Ambev destaca o uso de embalagens retornáveis como um de seus destaques no ano passado. A empresa afirma que 43,4% do volume de cerveja vendido em 2022 foi em embalagens retornáveis, estabelecendo um recorde. “No ano passado, registramos um crescimento de aproximadamente 4% nas vendas de embalagens retornáveis”, acrescenta o relatório de sustentabilidade.

A Ambev afirma que as estratégias estabelecidas em 2022 para estimular a expansão do mercado de embalagens retornáveis trouxeram resultados positivos, aumentando sua presença tanto em bares como em residências.

Publicidade

“Nossa principal missão é demonstrar na prática os benefícios do uso das garrafas retornáveis da Ambev. Além de ser uma opção mais econômica para os consumidores, também traz grandes benefícios para o meio ambiente e o planeta, pois reduzimos a geração de resíduos e a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera a cada ano”, afirma Caio Miranda, diretor de sustentabilidade da Ambev.

Em relação às marcas, a Ambev destaca que o Guaraná Antarctica se tornou o primeiro refrigerante do Brasil a ter toda a produção de garrafas feita com PET 100% reciclado. Além disso, mais de 5 mil toneladas de plástico pós-consumo foram destinadas à reciclagem em 2022, envolvendo iniciativas da Corona.

Gestão da água
Sobre a gestão da água, a Ambev afirma que 100% das áreas de alto estresse hídrico têm projetos em fase de implementação, incluindo Santiago, no Chile, e Teresina, que entraram nessa classificação no ano passado. Esse número representa a meta estabelecida para 2025 e supera os 92,5% alcançados em 2021.

Para atingir esse objetivo, a Ambev afirma que suas ações são responsáveis por mais de 5,8 mil hectares de florestas conservadas e mais de 1,9 milhão de árvores nativas plantadas nos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado.

A empresa relata que nos últimos 20 anos reduziu em mais de 50% o uso de água em seus processos produtivos, passando de 5,36 litros para 2,58 litros de água por litro de bebida produzida em 2022. No entanto, esse índice é maior do que os 2,4 litros alcançados em 2021, assim como a meta de 2,5 litros estabelecida para 2025.

“No primeiro semestre de 2022, tivemos um leve aumento em relação ao último ano devido a mudanças no portfólio de embalagens, com volume maior que o planejado na produção de embalagens retornáveis que, apesar dos vários benefícios ambientais de circularidade, demanda uma etapa adicional de lavagem em seu processo produtivo”, afirma, em seu relatório de sustentabilidade.

Agricultura sustentável
A Ambev diz que uma de suas metas no campo é que 100% dos agricultores parceiros estejam treinados, conectados e com estrutura financeira para desenvolver um plantio cada vez mais sustentável. A empresa relata que fechou o ano de 2022 com 81% dos agricultores treinados, 95% dos agricultores conectados e 97% dos agricultores financeiramente capacitados. Todos os índices são superiores aos alcançados em 2021, quando a empresa relatou que 88% dos produtores estavam financeiramente capacitados, 84% conectados e 76% qualificados.

Diversidade
O censo interno da Ambev revelou que, atualmente, com mais de 32 mil colaboradores no Brasil, 51% são profissionais negros, sendo 36,6% autodeclarados pardos e 14,1% pretos. Nos níveis de liderança, a população negra representa 27,1% do total.

O censo interno da Ambev também apontou que a companhia, hoje com mais de 32 mil colaboradores no Brasil, tem 51% dos profissionais negros, sendo 36,6% autodeclarados pardos e 14,1% pretos. Já nos níveis de liderança, a população negra chega a 27,1% do total.

A participação feminina na equipe de colaboradores ainda é baixa, representando 24,31%, mas esse percentual representa um crescimento de 36% em relação a 2020. Além disso, 36,5% das lideranças da empresa são mulheres.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password