fbpx

Balcão Xirê Cervejeiro: Harmonizações para as festas juninas/julinas

Olá, seguidores/as e leitores/as do Guia da Cerveja! Estou de volta ao Balcão Xirê Cervejeiro e desta vez o que nos guiará serão os festejos juninos/julinos.

O período é marcado por festas que têm como base a alimentação, regada a muita música, dança, um clima familiar e muita animação à beira da fogueira.

Festa colorida e animada, para os religiosos é uma homenagem à tríade dos santos Antônio (o casamenteiro), João (o que ilumina) e Pedro (o chaveiro do céu).

A festa nem sempre teve um tom religioso. Há pesquisas que dão conta de que no mês de junho no Brasil, antes da chegada dos colonizadores, já existia a festa em homenagem à colheita, festa que era praticada pelos povos originários, que tinham por hábito celebrar a colheita do milho.

Advém desse período a prática celebrativa regada a muita comida à base de milho, mandioca e bebidas tradicionais oriundas desses insumos.

No período colonial, com a vinda de pessoas escravizadas, que trouxeram com elas suas tradições culinárias, foram incorporadas nos festejos pratos de origem africana, como a canjica, por exemplo.

Em homenagem a essas pessoas que deram base e substância a essa festa tão popular e tão amada, deixarei três harmonizações entre cerveja, alimento tão ancestral, e algumas iguarias servidas tradicionalmente em festas juninas/julinas. Sim, a festa nos dias atuais atravessa o mês de julho.

Vamos às harmonizações:

Publicidade

1 – Milho cozido com Pilsen
O milho cozido, que leva sal em seu cozimento, é um prato leve e saboroso, que harmoniza com uma cerveja Pilsen, por ser uma cerveja leve, com bastante carbonatação.

A cerveja vai limpar o paladar e preparar a boca, proporcionando uma interação magnífica entre o milho e a cerveja.

2 – Bolo de milho com queijo e Session IPA
Nesta segunda harmonização, fiz uma interação com uma Session IPA. A harmonização se deu pelo contraste, com o dulçor do bolo contrastando com o leve amargor da cerveja, trazendo um equilíbrio entre o bolo e a cerveja.

3 – Canjica de milho branco, com coco e canela, harmonizando com uma Porter
A canjica, iguaria de origem africana, tem como base o milho, sendo um doce aveludado e muito saboroso. Leva leite comum e leite de coco, além de especiarias, como canela, por exemplo.

O estilo de cerveja Porter traz notas torradas que remetem ao café, ao chocolate e a um aveludado. A cerveja, ao interagir com o doce, traz sabores que remetem a um capuccino. É um verdadeiro abraço para esses dias frios.

Aprecie uma deliciosa taça de cerveja com as iguarias juninas/julinas!


Sara Araujo é graduada em Ciências Jurídicas pela Instituição Toledo de Ensino, em Bauru (SP). Atua na área de execução penal, sendo graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (PR), pós-graduanda em História da África e da Diáspora Atlântica pelo Instituto Pretos Novos do Rio de Janeiro, sommelière de cervejas pela ESCM/Doemens Akademie e criadora e gestora do @negracervejassommelier

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password