Com foco na diversidade e na pluralidade, Beer Summit começa nesta sexta-feira

O Beer Summit 2020, o maior evento online de conhecimento cervejeiro da América Latina, idealizado e organizado por mulheres, começa nesta sexta-feira. Até 13 de dezembro, grandes nomes do mercado estarão conectados com o público para troca de conhecimento em busca de um universo cervejeiro com mais diversidade e pluralidade.
O conceito do Beer Summit é inspirado em eventos que acontecem em outros países, como Alemanha, Bélgica, Chile e Estados Unidos. Ele concentra palestras, workshops, áreas de experiências e oportunidades de negócio para o mercado cervejeiro, com aceleração de pequenas empresas, consultoria técnica, elaboração de projetos colaborativos, subsídios a trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao setor, entre outros elementos.
Leia também – Falta de insumos: Maior crise em décadas dificulta retomada do setor cervejeiro
As mulheres à frente do Beer Summit são um dos grandes diferenciais do encontro. “Nosso time de organização e idealização é protagonizado por mulheres e isso faz com que tenhamos um olhar mais atento em relação à necessidade de compor um quadro mais diverso de palestrantes/convidados”, destaca Aline Araújo, professora do Science of Beer e uma das responsáveis pela curadoria das palestras e pela comunicação do Beer Summit.
Já a programação focada em diversidade, equidade e inclusão é outro atrativo. Uma das cinco trilhas de conteúdo é a “Trilha 0: Diversidade, equidade e inclusão”. Nela, estarão reunidas palestras e mesas redondas com acesso gratuito no dia inaugural e de fechamento do evento.
“Decidimos colocar essa trilha de conteúdo como gratuita, pois acreditamos que antes de se ter conhecimento técnico, um bom profissional deve estar bem alinhado e familiarizado com os preceitos básicos de diversidade, equidade e inclusão”, ressalta Amanda Reitenbach, fundadora do Science of Beer e uma das idealizadoras do Beer Summit.
“O acesso dessa trilha também se mantém gratuito para que possamos ter um maior alcance e democratizar o acesso a esse tipo de informação que consideramos imprescindível para o mercado”, completa Gisele Russano, gerente de negócios internacionais do Beer Summit.
Já a professora do Science of Beer, Sara Araújo, destaca o impacto do evento. Ela é uma das convidadas da mesa redonda “Como podemos combater o Racismo?”, marcada para esta sexta-feira, às 20 horas, e que também contará com a presença de Diego Dias, além da participação especial de Garrett Oliver. A mediação será de Eduardo Sena.
“Participar do Beer Summit é poder romper com o silêncio imposto a corpos como o meu, é combater o epistemicídio , é poder estar e ser plural, polifônica, ampliar as vozes”, destaca Sara.
Em casa
Levar o evento para dentro da casa do participante é o desafio do Beer Summit. Os organizadores anunciaram que as experiências do evento tornarão a participação do público especial, mesmo à distância.
Além de terem ao seu dispor as trilhas de conhecimento, os participantes ainda estão recebendo em casa um kit “box experience”, algo que só costuma ser ofertado em eventos presenciais. A aposta é semelhante para aqueles que forem jurados da Brasil Beer Cup.
A cantora e compositora Janine Mathias fará o show de abertura, a partir das 21h30 nesta sexta. Marcada por sua diversidade musical, com uma fusão entre samba e rap, e pela ampla representatividade da mulher negra, a cantora abrirá o evento com canções do seu álbum Dendê, produzido por Eduardo Brechó, do Aláfia, em parceria com Renato Parmi.
E Amanda reforça que a expectativa é de que o Beer Summit contribua para a construção de um mercado cervejeiro mais plural. “Acreditamos que um mercado mais diverso e plural é fundamental para a construção de uma sociedade mais saudável. Se gerarmos reflexões em apenas uma pessoa, inspirando mudanças, nosso evento já terá cumprido o seu papel”, conclui.
Confira abaixo trilhas educacionais do Beer Summit:
Trilha 1: Negócios, marketing e empreendedorismo
Trilha 2: Sommelieria, estilos, serviço e harmonização
Trilha 3: Matérias-primas, processos e inovação – com o apadrinhamento da European Brewery Convention
Trilha 4: Experiências, tecnologia, ciência cervejeira e equidade
Serviço
Data: De 4 a 13 de dezembro
Para mais informações e a programação completa, acesse o link.
0 Comentário