fbpx
breaking news New

Com 2ª cerveja em 7 meses, Rush é mais uma banda a se aventurar no setor

Novidade tem nome inspirado no clássico disco Moving Pictures, que completou 40 anos de lançamento em 2021

Uma das principais bandas da história do rock, o Rush acaba de lançar, em parceria com a canadense Henderson Brewing Co., uma cerveja, a Moving Pitchers. Com o nome inspirado no clássico disco Moving Pictures, que completou 40 anos de seu lançamento em 2021, o rótulo está sendo produzido em uma quantidade limitada, possui teor alcoólico de 11,9% e serve para ampliar a tradição de bandas clássicas que já lançaram cervejas especiais.

Com um toque de vinho Pinot Noir e notas de uvas bordô, maçã e lichia em sua composição, a nova cerveja do Rush é uma Blond Ale que segue a tradicional receita belga, tendo sido lançada em 24 de março, em Ontário, no Canadá. O país da América do Norte é o de origem do célebre “power trio” que era formado por Geddy Lee (vocalista e baixista), Alex Lifeson (guitarrista) e Neil Peart, lendário baterista morto em janeiro de 2020.

Leia também – Confira lançamentos realizados pelas cervejarias artesanais em março

Essa é a segunda cerveja lançada pelo grupo em sete meses, depois de a banda ter apresentado, no fim de agosto passado, a Rush Canadian Golden Ale, também fruto de um acordo colaborativo com a Henderson Brewing. O novo rótulo, a Moving Pitchers, reproduz a imagem de um arremessador de beisebol ao fundo. Em primeiro plano, há uma caneca cheia de cerveja sobre um skate que está de frente para o esportista. A arte estampada na garrafa foi produzida por Hugh Syme.

Já a Rush Canadian Golden Ale, outra cerveja em edição limitada, trouxe em seu rótulo o famoso emblema “Starman”, retratado pela primeira vez na contracapa do álbum 2112, de 1976, que foi o quarto de estúdio da banda canadense.

A cerveja Moving Pitchers chega ao mercado pouco antes de o Rush lançar, no próximo dia 15, uma reedição especial de 40 anos do álbum Moving Pictures. Ao comentar o fato, o grupo brincou que a nova cerveja estará disponível aos fãs “em todo o Canadá a tempo de tomarem uma gelada” enquanto ouvem a versão comemorativa do disco de 1981, que contém as clássicas “Tom Sawyer” e “Limelight” entre as suas sete músicas. Tom Sawyer, aliás, ganhou ainda mais notoriedade ao ser escolhida como trilha do seriado Profissão Perigo, estrelado pelo personagem MacGyver, naquela década.

“Quando começamos este projeto, estávamos realmente empolgados em criar a cerveja perfeita para depois do show. Mas depois de passar um tempo trabalhando com a Henderson (Brewery), descobrimos muitos estilos e sabores para produtos adicionais mais complexos”, ressalta o guitarrista Alex Lifeson, que também é cientista de cerveja. “Levamos o teste de sabor muito a sério”, completa Geddy Lee, vocalista que é outro amante desta bebida.

Cerveja do Iron Maiden inspirou lançamentos do Rush
O Rush começou a lançar cervejas anos após um fato ocorrido durante a R40 Tour, turnê da banda realizada entre maio e agosto de 2015. Na ocasião, depois de um show do trio canadense, Geddy Lee experimentou uma garrafa da The Trooper Ale, rótulo criado pelo Iron Maiden, e perguntou, em tom de brincadeira, quando o seu grupo teria uma cerveja própria. E ali foi plantada uma semente que depois resultou nas criações da Rush Canadian Golden Ale, em 2021, e agora da Moving Pitchers.

Leia também – Rock in Cerveja: Conheça os bastidores da parceria que uniu Iron Maiden e Bodebrown

A Trooper foi lançada pelo grupo britânico de heavy metal melódico após uma parceria com a cervejaria Robinsons, do Reino Unido. E a banda possui dez rótulos de diferentes estilos, entre os quais uma cerveja chamada Brasil IPA, que tem baixo amargor, com notas sutis de cacau, chocolate branco e manga, tendo sido produzida no país em parceria com a curitibana Bodebrown. Antes disso, a formação liderada pelo vocalista Bruce Dickinson fabricou, em colaboração com a cervejaria escocesa Haviestoun, uma English Strong Ale batizada com o nome da canção The Number of the Beast, que continha 6,66% de teor alcoólico.

Confira outras bandas clássicas que lançaram cervejas especiais:
Queen – O lendário grupo britânico lançou a Bohemian Lager em 2015, então produzida em comemoração aos 40 anos da música Bohemian Rhapsody. Produzida na República Checa, ela é uma Pilsen com 4,7% de álcool e tem estampado no rótulo o símbolo original do grupo, que foi criado por Freddy Mercury quando o vocalista, morto em 1991, cursava design gráfico na Ealing Art College, de Londres.

AC/DC – Se o Iron Maiden ostenta dez rótulos com o nome da banda, o clássico grupo australiano também já lançou várias cervejas especiais. Uma delas foi a Back in Black, uma Black India Pale Ale que carrega o mesmo nome da clássica música da banda e do álbum que é o disco de rock mais vendido da história. Os australianos também já trouxeram ao mercado a AC/DC German Beer Australian Hardrock, em 2012, quando completaram 40 anos de carreira, e depois rótulos premium inspirados nos álbuns Rock or Bust (2014), Power Up (2020) e High Voltage (1976), estes dois últimos frutos de parcerias com as cervejarias KnuckleBonz e Calicraft Brewing Company.

Kiss – A mítica banda norte-americana lançou, em 2011, uma German Pilsner com teor alcoólico de 4,7% e batizada como Destroyer, mesmo nome do disco clássico do grupo, de 1976. A cerveja foi produzida pela sueca Rewine, também responsável por um vinho que carrega o nome do Kiss.  

Metallica – Outra clássica banda de rock que se aventurou no mundo cervejeiro é o Metallica, que em 2019 lançou a Enter Night, rótulo produzido em colaboração com a norte-americana Stone Brewing e cm seu nome inspirado no clássico Enter Sandman, do Black Album, de 1991. Com 5,7% de teor alcoólico, ela é uma Pilsen lupulada que se tornou a segunda cerveja lançada pelo grupo. A outra, batizada com o próprio nome Metallica, foi apresentada em 2015 sendo feita na fábrica da Labatt, subsidiária canadense da AB InBev, em uma edição limitada que ocorreu após parceria com a Budweiser.

Pearl Jam – Outra grande banda do cenário do rock que já lançou sua própria cerveja é o Pearl Jam. Em 2011, em comemoração ao aniversário de 20 anos do clássico disco Ten, o grupo apresentou a Twenty Faithfull Ale, que também faz referência à música Faithfull, do álbum Yield, de 1998. O rótulo foi fruto de uma parceria com a cervejaria norte-americana Dogfish Head, cujos representantes qualificaram a encorpada Golden Ale, de 7% de teor alcoólico e groselha entre os ingredientes de sua receita, como uma cerveja “forte como o som da banda” liderada por Eddie Vedder.

Angra – Uma das maiores bandas brasileiras na cena do heavy metal melódico mundial, o Angra acumula um histórico de lançamentos de cervejas durante a sua trajetória. Primeiro em 2013, para comemorar os 20 anos do disco Angels Cry, o grupo apresentou dois rótulos: um de mesmo nome do álbum e outro chamado Holy Land, ambos fabricados pela cervejaria Bushido. Oito anos mais tarde, em 2021, para festejar as 3 décadas de existência, a banda trouxe ao mercado mais dois rótulos, estes produzidos em uma colaboração com a Cerveja Coruja, de Forquilhinha (SC). São uma Lager e uma IPA, que nos adesivos que as identificam em garrafas long neck contam com elementos dos álbuns que marcaram a história do Angra.

Sepultura – Esse é outro grupo brasileiro que conquistou grande sucesso no exterior e acumula experiências no mercado cervejeiro. Em 2009, a banda lançou o seu primeiro rótulo, chamado de Sepulweiss, que traz banana e cravo em sua receita e tem 4,5% de teor alcoólico. Depois disso, em 2014, quando completou 30 anos, comemorou a data com o lançamento da Sepultura Ale, com sabor frutado e 4,8% de álcool. Ambas as cervejas são fabricadas pela Bamberg, de Votorantim (SP).

Motörhead – Essa é mais uma banda de rock pesado que tem na sua biografia o lançamento de uma cerveja. Trata-se da Bastards Lager, apresentada em 2012, depois de o grupo já ter entrado no mercado de bebidas com o vinho Motörhead Shiraz e com a Motörhead Vodka. O rótulo cervejeiro foi lançado pela empresa sueca Krönleins e conta com 4,7% de teor alcoólico dentro de uma receita de malte leve em uma Lager fresca e frutada.

Homenagens para bandas e artistas famosos
Além das cervejas lançadas pelas próprias bandas, há vários casos de bebidas que surgiram para homenagear famosos grupos ou artistas do rock. O Deep Purple, por exemplo, foi reverenciado com o rótulo Smoke on the Water, cujo nome é o mesmo de um dos maiores clássicos compostos pelos lendários roqueiros ingleses. É uma Smoked Porter Ale, produzida pela cervejaria Küd com malte defumado. Ela tem 8% de teor alcóolico e traz no rótulo uma partitura com as notas do conhecido riff inicial da canção, que faz parte do disco Machine Head, de 1972.

Outra grande banda que já foi homenageada com uma cerveja artesanal é o Ramones. O rótulo Blitzkrieg Hop, cujo nome foi dado em alusão à música Blitzkrieg Bop, que abre o álbum lançado pelo grupo em 1976, é uma American India Pale Ale. Esse rótulo da RockBird Craft Brewery possui 8,1% de teor alcoólico, possui coloração cobre avermelhada e tem receita inspirada nas cervejas extremas norte-americanas.

Uma outra canção clássica do rock que se tornou nome de cerveja é Purple Haze, de Jimi Hendrix, lendário guitarrista que morreu com apenas 27 anos e foi homenageado com este rótulo da Abita Brewing Company. Trata-se de uma bebida de trigo, com 4,2% de álcool, do estilo American Wheat Beer, que contém na receita purê de framboesa, ingrediente adicionado após o processo de filtração da cerveja.

Assim, ao lançar um novo rótulo, o Rush não só está agradando aos seus fãs que são apreciadores desta bebida. O lendário grupo também amplia uma tradição que conecta o rock com o mundo cervejeiro, que tem milhões de amantes do estilo musical que não dispensam o hábito de tomar uma bebida enquanto curtem o som de suas bandas preferidas.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password