fbpx

52% das cervejarias não têm canais de denúncia de casos de discriminação e assédio


A carência de canais de denúncia para casos de discriminação, assédio ou qualquer forma de tratamento injusto é uma realidade em mais da metade das cervejarias do Brasil. De acordo com a pesquisa “Participação de Pessoas Negras na Indústria da Cerveja“, conduzida pelo Guia da Cerveja e disponível por meio deste link, 52% dos estabelecimentos não possuem esse importante mecanismo para combater casos de preconceito.

Embora haja interesse significativo por parte de algumas cervejarias em alterar essa realidade, nem todas as participantes da pesquisa compartilham desse ponto de vista.

Cerca de uma em cada quatro cervejarias (26%) afirma não perceber a necessidade de implementar canais de denúncia em suas estruturas.

Em contrapartida, 39% das cervejarias declaram possuir canais formais e confidenciais para denúncias de preconceito, enquanto 9% afirmam ter esse suporte, embora reconheçam que a comunicação da sua existência ainda não seja amplamente divulgada.

A pesquisa também sugere um potencial aumento no número de cervejarias com canais de denúncia, já que 26% dos participantes afirmam estar trabalhando para implementá-los.

O crescimento no número de estabelecimentos com canais de denúncia pode ser impulsionado principalmente pelo Nordeste. Nessa região, 54% das participantes da pesquisa expressam a intenção de implementar canais de denúncia em suas cervejarias, o que poderá elevar a presença desse instrumento, atualmente existente em 31% dos estabelecimentos do Nordeste.

Entretanto, há um contraponto preocupante. A região Sul, com uma longa tradição cervejeira e o segundo maior número de estabelecimentos no país, demonstra um baixo engajamento na implementação de canais de denúncia. Por lá, 46% das respondentes afirmam não ver necessidade em contar com esse tipo de instrumento em suas estruturas.

A fundadora e CEO do Torneira Bar e Restaurante, Danielle Lira, destaca a seriedade do problema: “A ausência de canais para relatar casos de discriminação em muitas cervejarias é um problema sério. Mesmo que haja uma preocupação evidente nos dados apresentados em relação à disponibilidade de canais para denúncia, 26% alegam não ver necessidade para isso.”

A pesquisa
A pesquisaParticipação de Pessoas Negras na Indústria da Cerveja” é um estudo quantitativo conduzido por meio de questionário online, com respostas coletadas em setembro de 2023, envolvendo a participação de 129 proprietários ou administradores de cervejarias nas cinco regiões do Brasil.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password