80% das cervejarias admitem dificuldade para atingir metas; veja soluções

A tarefa de se destacar no mercado e atingir metas representa um desafio significativo para 8 em cada 10 cervejarias, segundo revelado pela pesquisa “Principais Desafios do Mercado Cervejeiro no Brasil“, conduzida pelo Guia da Cerveja e disponível neste link. Além disso, apenas 3% dos empreendimentos afirmam que essa não é uma dificuldade em seu segmento.
A complexidade em destacar-se no mercado é um desafio com impacto considerável para 41% das cervejarias e moderado para 39% dos participantes do levantamento. Outros 17% indicam que o problema possui um impacto baixo.
A região Sul, a segunda com maior número de cervejarias registradas no país, destaca-se como aquela com o índice mais elevado de estabelecimentos enfrentando dificuldades para se destacar e atingir metas. Nela, 59% das respondentes consideram isso como um impacto significativo.
Superando o desafio: estratégias adotadas pelas cervejarias
Quando questionadas sobre como lidam com esse desafio e buscam conquistar mais espaço no mercado, as cervejarias mencionam a busca por parcerias com bares, restaurantes e eventos como a saída mais comum, representando 44% das respostas. Esse número inclui 70% das cervejarias da região Centro-Oeste.
Explorar novos mercados e expandir a atuação geográfica é a estratégia preferida por 30% das cervejarias, sendo esse índice mais expressivo, de 58%, entre as pequenas cervejarias, que, teoricamente, estão mais bem estruturadas para atingir públicos mais distantes.
Além disso, no universo de todas as cervejarias, 15% das participantes apontam a realização de campanhas de marketing mais assertivas como a principal estratégia na busca por se destacar no mercado cervejeiro.

Sobre a pesquisa
A pesquisa “Principais Desafios do Mercado Cervejeiro no Brasil” é um estudo quantitativo conduzido por meio de questionário online, com respostas coletadas em setembro de 2023. O estudo contou com a participação de 129 proprietários ou administradores de cervejarias em todas as cinco regiões do país.
0 Comentário