fbpx
breaking news New

Documentário e cerveja, Brazilian Terroir dissemina informação sobre insumos

Idealizado pelos cervejeiros Vitor Antoniazzi e Victor Zim, projeto busca destacar o potencial dos insumos brasileiros

A paixão pelas cervejas e as poucas informações técnicas sobre a produção da bebida com 100% de insumos nacionais originaram um interessante projeto: o Brazilian Terroir. Idealizada por Vitor Antoniazzi e Victor Zim, a Brazilian Terroir é uma cerveja 100% nacional. Mas não só isso: ela teve a sua produção contada em um documentário de seis capítulos, lançado no Canal Brasil Cervejeiro, abordando aspectos sobre cultivo dos ingredientes e pesquisas, chegando até a sua produção.

Ao Guia, Victor Zim lembra que, embora o Brasil seja um país que consuma muita cerveja, ainda carece de informações sobre como os insumos necessários para a sua fabricação são produzidos aqui – e qual é o nível de qualidade desses ingredientes.

“Enxergando esta carência de informação e divulgação da qualidade e diversidade da produção dos ingredientes base para a cerveja (água, malte, lúpulo e levedura), resolvemos visitar cada local de produção e colheita destas matérias-primas e gravar um episódio contando um pouco da história daquele local e discutindo como esta evolução de qualidade pode e deve interferir no mercado nacional”, conta Zim.

Leia também – Rede social cervejeira mira integração inédita e “banco de dados” do setor

Assim, ele destaca que a ideia do documentário é justamente difundir a cultura da cerveja brasileira, informando sobre a qualidade dos insumos nacionais e a atuação de empresas de diferentes segmentos do mercado. “Queremos elevar a valorização do nosso mercado local e dos profissionais envolvidos.”

A cerveja escolhida para o projeto foi uma Strong Ale, “um estilo aberto, sem muitas amarras sensoriais, justamente para ver qual o resultado que a mistura destes novos ingredientes nacionais poderia trazer para a bebida”, detalha Zim. E as vendas serão iniciadas após a exibição do último episódio da série, prevista para o sábado – serão comercializadas apenas 350 garrafas numeradas. “Nossa ideia foi criar exclusividade e trazer esta sensação de comemoração/premiação para o projeto.”

Publicidade


Com graduação alcoólica de 6,8%, a cerveja traz notas levemente picantes e condimentadas em um corpo leve e seco. E o envase foi feito em garrafas rolhadas e numeradas de 750ml. “Uma cerveja para se degustar com um ar de comemoração, em taças de espumante, para um visual elegante devido à alta carbonatação.”

Empresas unidas
Ao todo, o projeto reuniu dez empresas envolvidas diretamente com o mercado cervejeiro: Start Brew (consultoria), Craft Crew (consultoria), Escola Superior de Cerveja e Malte, Malteria Blumenau (malte), Levteck (leveduras), Brand Holic (conceito e arte), Brazicolor (rótulos), Alzira Beer (produção), Lúpulo Catarina (lúpulo) e Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo).

A união de empresas e profissionais da área foi espetacular. Nos episódios do documentário é possível perceber a completa sincronia de paixões pela cerveja

Victor Zim, idealizador do Brazilian Terroir

Para ele, o capital humano do mercado cervejeiro nacional foi o ingrediente mais exclusivo e essencial do projeto. “A conexão através deste amor pela cerveja brasileira é tão intensa que nos transforma não só em parceiros de um projeto, mas em entusiastas que se dedicam e se orgulham de gravar seus esforços na história da cerveja no Brasil.”

Brasil Cervejeiro
Zim explica, ainda, que o Brasil Cervejeiro é um canal criado para reunir informações de qualidade sobre o universo da cerveja. Ele e Vitor Antoniazzi, profissionais à frente do projeto, já trabalharam em diversas marcas, tanto como mestres-cervejeiros quanto como consultores. Experiência que os incentivou a apoiar o sonhos de outros cervejeiros do país.

“Nossa relação com o mercado hoje é de incentivar novos investidores e realizar o sonho cervejeiro dos brasileiros. Acompanhamos de ponta a ponta os novos projetos, desde o planejamento financeiro, passando pela parte burocrática de documentação e registro até chegar no treinamento da equipe de produção e desenvolvimento de novas receitas”, finaliza Zim.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password