fbpx
breaking news New

Entrevista: “A Copa envolve muito mais do que acontece no país-sede”

Daniel Wakswaser, vice-presidente de marketing da Ambev, fala da relação da Budweiser com torneio de seleções

A Copa do Mundo de 2022 tem sido marcada por alguns ineditismos. Pela primeira vez realizado no fim do ano, o torneio também é um dos primeiros grandes eventos a acontecer após o auge da pandemia do coronavírus. Se dá, ainda, em meio a uma inédita proibição da venda de cerveja nos estádios, imposta pelo Catar, o que impede os torcedores de verem os jogos da Copa nas arquibancadas com uma Budweiser na mão.

A marca não é citada inadvertidamente, pois tem uma ligação estreita com o principal torneio de seleções do mundo. Afinal, desde 1986, quando a Copa foi realizada no México, a Budweiser é a sua cerveja oficial. E tem se aproveitado dessa longeva relação para, mesmo com o impedimento de vender cerveja nos estádios do Catar, seguir com suas ativações, demonstrando que o impacto da competição vai muito além do seu país-sede.

“A Copa do Mundo é um dos maiores eventos do planeta, seja dentro do universo do esporte ou não. Ela transcende o campo esportivo e envolve outros setores, como a cultura e a música, indo ao encontro de tudo o que Budweiser tem falado”, afirma Daniel Wakswaser, vice-presidente de marketing da Ambev, em entrevista ao Guia.

Assim, se agiu rapidamente para atrair o engajamento do público e curar a frustração de não vender as cervejas que estavam já no Catar para serem comercializadas, prometendo destiná-las aos torcedores do país campeão mundial, a Budweiser tem atuado para fortalecer a sua associação com a Copa, em busca de um relacionamento mais próximo com os consumidores.

No Brasil, inclusive, as ativações da Budweiser alusivas à Copa do Mundo são várias: do lançamento da música “Atura o Baile”, que atraiu grandes nomes do rap brasileiro, como Mano Brown. L7NNON e Papatinho, passando pela colocação no mercado de cervejas em embalagens de 330ml colecionáveis homenageando as seleções, até os BudX, eventos espalhados por diferentes capitais brasileiras com a exibição dos jogos e apresentações musicais.

Além disso, tem aproveitado para usar as redes sociais e o e-commerce, mais notadamente o Zé Delivery, para ampliar a sua presença. “Essa é a primeira Copa do Mundo com a junção de redes sociais com e-commerce. Então, é a oportunidade perfeita para criarmos ações unindo essas duas frentes”, diz Wakswaser.

Leia também – Após 4 meses de alta, ação da Ambev fica estável em novembro

Confira quais são as principais ações da Budweiser na Copa do Mundo e como a marca entende o patrocínio ao torneio como algo estratégico para a sua atuação na entrevista do Guia com o vice-presidente de marketing da Ambev, Daniel Wakswaser:

O patrocínio da Budweiser à Copa do Mundo é um dos mais longevos existentes. Historicamente, qual é a importância desse acordo para a marca?
A Copa do Mundo é um dos maiores eventos do planeta, seja dentro do universo do esporte ou não. Ela transcende o campo esportivo e envolve outros setores, como a cultura e a música, indo ao encontro de tudo o que Budweiser tem falado. A marca patrocina o torneio desde 1986, então, neste ano, estamos na décima edição dessa parceria, o que mostra um laço muito forte.

Para nós, esse torneio envolve muito mais do que acontece apenas no país-sede ou dentro do gramado. Ele extrapola o campo e as fronteiras. E por toda essa grandiosidade, não poderíamos ficar fora. Assim como a Copa do Mundo, Budweiser é uma marca global, reconhecida pelas pessoas em todos os cantos do mundo, seja por suas atitudes, iniciativas ou parcerias únicas. E a Copa nos ajuda a ampliarmos nossas histórias e de nossos assets.

O que um patrocínio à Copa do Mundo traz de efeitos positivos e agrega para uma marca como a Budweiser?
Essa parceria de longa data tem nos possibilitado conversar com as pessoas, sejam fãs do futebol ou não, de uma maneira ainda mais próxima dentro de um dos principais eventos esportivos do mundo. A Copa do Mundo nos ajuda, como marca, a inspirar as pessoas a acreditarem nelas mesmas e a darem o próximo passo para alcançar grandes objetivos. Isso também sem deixar de lado as grandes celebrações.

Temos falado muito neste ano sobre o conceito de Sobe Junto e como Budweiser tem dado luz e valorizando as conquistas das pessoas e todas as trajetórias delas para chegar ao ápice de suas carreiras, seja dentro do futebol, na música, na cultura… A Copa do Mundo é um desses momentos. Todo jogador sonha em disputar uma Copa, assim como grandes artistas almejam participar de um evento relacionado ao evento. E o Mundial é esse grande palco global, seja para os atletas ou outros artistas. Então, ao patrocinarmos a Copa do Mundo, conseguimos abrir esses palcos para essas pessoas. Sempre valorizando essas conquistas.

Isso, neste ano, também se materializou no movimento “Atura o Baile”, esse manifesto criado por Bud para enaltecer as conquistas e vitórias dos brasileiros ao longo de suas carreiras e ainda mandar um recado para quem ainda tenta desmerecer toda a história daqueles que já conquistaram o seu espaço e servem de inspiração para outras pessoas. Se a iniciativa nasce por conta do universo do futebol com a música oficial da Copa, ela também tem seu reflexo na música e na dança. E tudo isso com uma verdadeira seleção do rap em um feat inédito formado por Mano Brown, L7NNON, Papatinho e Lil Baby.

A Budweiser já lançou latas especiais do torneio e garrafas colecionáveis para o público. Teremos mais novidades durante a disputa da Copa do Mundo?
Como esse grande palco global, a Copa do Mundo nos dá a chance de trazermos cada vez mais inovações, pensando em atender as demandas das pessoas e trazer experiências inesquecíveis para elas, tudo isso para que os consumidores tenham diferentes opções para celebrar.

Publicidade

Para a Copa deste ano, preparamos cinco inovações para a torcida celebrar as grandes conquistas, com destaque para a Seleções da Bud, garrafas de alumínio de 330ml, que estão de volta em edição limitada, com as bandeiras das seleções campeãs do mundo Brasil, Argentina, Alemanha, França, Inglaterra e Espanha. Como temos falado, somos movidos pela criatividade e inovação. Então, sempre existe a possibilidade para novas histórias.

Que experiências alusivas à Copa do Mundo a Budweiser busca promover para o torcedor nas cidades brasileiras?
Como a cerveja oficial da Copa do Mundo, queremos trazer todo o clima que envolve a Copa do Mundo diretamente para os brasileiros. Então, temos uma série de festas espalhadas por algumas cidades do país, que são os BudX. Todo o conceito dessas festas é pensado no consumidor e como ele pode compartilhar essa experiência com os amigos, sejam aqueles que estão dentro ou fora do evento, nesse caso de olho nas redes sociais. Isso sem contar a possibilidade de assistir aos jogos do Brasil e ainda curtir shows e apresentações de grandes artistas da cena musical do rap, trap, hip hop e funk.

Esta edição da Copa do Mundo se dá em um período diferente do usual, no fim do ano, no verão brasileiro, próximo das festas de fim de ano. Qual é o efeito imaginado pela Budweiser e as oportunidades?
Ter a primeira Copa do Mundo acontecendo no fim do ano, nos meses mais quentes e no verão, nos dá oportunidades únicas. Depois de um período de polarização política, devido às eleições, a Copa tem trazido o alívio para reunir o país como um todo. Além disso, é um dos primeiros grandes eventos com as pessoas reunidas depois de muito tempo, então, estamos observando mais ocasiões e mais oportunidades para nos aproximarmos das pessoas. Além disso, temos visto que essa é a primeira Copa do Mundo com a junção de redes sociais com e-commerce. Então, é a oportunidade perfeita para criarmos ações unindo essas duas frentes.

Nesta semana, por exemplo, após o segundo jogo do Brasil, tivemos uma ação super divertida de Budweiser com o Zé Delivery, quando as duas marcas se uniram com a ação “Libera Chefinho”. De maneira ágil, criativa e divertida, criamos essa promoção que dava cupons para as pessoas presentearem seus chefes e pedirem uma folga para o restante do dia. E essa oportunidade nasceu com a observação do sentimento e das conversas das pessoas. É entender o que os consumidores estão falando e fazer parte do tema de forma leve e sem interromper.

Ou quando usamos a questão da bebida alcoólica no Catar e logo tivemos a sacada de presentear o país campeão com uma entrega especial de Budweiser ao final da Copa. Então, nesse ponto, o marketing é sobre o que as pessoas falam, é sobre entreter, tudo isso sendo fiel à marca.

A Copa do Catar também é o primeiro grande torneio esportivo realizado após o abrandamento da pandemia. Nesse novo cenário, qual é o impacto que a Budweiser enxerga?
Todo grande evento é uma oportunidade de se aproximar do público. Já tivemos uma grande experiência neste ano com o Lollapalooza Brasil, o primeiro grande festival no país após a pandemia. Agora, a Copa do Mundo tem trazido novas oportunidades de criar experiências únicas e se aproximar ainda mais do público. Seja com quem está no Catar ou quem ficou no Brasil, em suas casas ou nas celebrações que preparamos para as pessoas com os BudX.

A Copa do Mundo é realizada no mesmo ano em que a Budweiser trouxe ao Brasil a sua versão sem álcool. Esse rótulo é uma grande aposta da marca para o torneio? Poderão ocorrer ativações especiais?
A Bud Zero é uma das apostas, junto com todas as outras iniciativas dentro das nossas inovações. A Bud Zero nasceu do entendimento de uma demanda do consumidor que não queria deixar a cerveja de lado, abrindo as portas em novas ocasiões de consumo. Então, cada vez mais, temos trazido opções variadas para as pessoas. Não existe uma forma única de se saborear uma boa cerveja, temos variadas opções de escolha para quem adora os momentos de curtição.

E os resultados já estão sendo maravilhosos. Meses depois de seu lançamento, a Bud Zero foi eleita a melhor Zero do mercado no Brasil por um júri especializado do Paladar, do O Estado de S. Paulo. Tudo isso, com uma cerveja saborosa, leve e ainda com menos calorias que a Budweiser normal.

Falando de um modo mais amplo, já é possível fazer um balanço sobre o ano de 2022 para a marca? E quais são os planos para 2023?
O ano de 2022 tem sido muito importante para Budweiser. Iniciamos nossa trajetória com o reality Sobe Junto e nosso compromisso de valorizar novos artistas ou aqueles que já estavam em busca dos grandes palcos, dando luz para suas conquistas e suas trajetórias. Logo na sequência, tivemos o Lollapalooza Brasil que, como comentamos, foi o primeiro grande festival de música após um longo tempo. Foi a oportunidade perfeita para voltarmos a nos reconectar presencialmente com as pessoas, levando experiências únicas para quem estava no festival ou fora dele. E, na sequência, começamos a pavimentar nossa história junto com a Copa do Mundo, nos associando a grandes astros do futebol mundial e trazendo ações especiais para os consumidores, conquistando novos fãs por suas cabeças, bocas e coração. Podemos dizer que 2022 vem para confirmar e carimbar tudo o que Budweiser tem construído ao longo dos anos. E as perspectivas para 2023 são melhores ainda.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password