fbpx
breaking news New

Embalagem de 269ml já representa 30% das vendas de cerveja em lata no varejo

Crescimento da comercialização do produto nesse formato foi de 90% no período de 2016 a 2021

As vendas de cerveja em lata de 269ml vêm apresentando crescimento exponencial no varejo brasileiro. De acordo com dados da consultoria Euromonitor, para estudo encomendado pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), esse tipo de formato representa, hoje, aproximadamente 30% das vendas de cerveja em lata pelo varejo no país.

Além disso, segundo o estudo, a venda de cerveja em lata de 269ml apresentou crescimento de 90% entre 2016 e 2021. Ainda assim, o formato mais procurado pelo consumidor brasileiro é o de 350ml. Segundo as projeções da Euromonitor, essa categoria deverá representar 52,45% das vendas em 2022.

Leia também – Corona sem álcool e com vitamina D chega ao mercado brasileiro

De qualquer forma, o aumento da busca pela lata de 269ml, com capacidade ainda menor do que as recomendadas internacionalmente pelo National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAA), que define como quantidade padrão igual ou inferior a 1 dose de bebida alcoólica, que são 350ml de cerveja, demonstra o interesse do consumidor por diferentes formatos.

Publicidade

“O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja no mundo atrás da China e Estados Unidos e com peculiaridades positivas em seu consumo quando comparamos com o restante do mundo. O fato de os brasileiros terem uma opção de consumo moderado nas prateleiras como regra é grande avanço para nossa indústria”, destaca o superintendente do Sindicerv, Luiz Nicolaewsky.

Neste fim de ano, o volume de cerveja vendida em lata de 269ml deve, inclusive, aumentar. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), as vendas do produto envasados em latas apresentou crescimento anualizado de 20% durante a Copa do Mundo de 2018, realizada em um período mais frio do ano, os meses de junho e julho.

Agora, então, com o grande evento ocorrendo no fim do ano, com temperaturas elevadas, a expectativa é de impulsionamento do consumo de cerveja em lata. “O mercado da venda de latas está muito ligado a boas temperaturas climáticas e festividades, o que teremos nas próximas semanas com os jogos da Copa e festas de fim de ano”, afirma Cátilo Cândido, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

A variedade de opções de formatos oferecidos ao consumidor também é vista como um diferencial do mercado de latas no Brasil. Em 2021, o consumo foi de 33,4 bilhões de latas no país, uma alta de 5,2% em relação ao ano anterior.

“O consumidor brasileiro cada dia mais está se aproximando das latinhas. Seja por ser a mais reciclada, seja pela variedade dos novos produtos e tamanhos, ou simplesmente pela praticidade que exige os novos tempos”, conclui Cândido.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password