fbpx
breaking news New

Entrevista: “Vemos procura em alta por embalagens visualmente atraentes”

Riccardo Mosconi, da Verallia, comenta ao Guia sobre momento do mercado cervejeiro e novidades em garrafas de vidro

A variedade na oferta de estilos ao consumidor, uma das marcas do segmento de cervejas artesanais, também começou a ser buscada com mais intensidade no momento de envase das produções em embalagens, se tornando uma das tendências do setor. A avaliação foi apresentada em entrevista ao Guia por Riccardo Mosconi, gerente de contas do segmento de cervejas na Verallia, uma das principais fabricantes de garrafas de vidro do mundo.

Com a experiência de quem lida diariamente com as cervejarias, Mosconi avalia que o setor de artesanais tem buscado diversificar o uso das garrafas muito além da tradicional opção âmbar. E destaca que a Verallia, com investimentos recentes, com a inauguração de um novo forno na sua fábrica em Jacutinga (MG), tem conseguido acompanhar as novas tendências em embalagens.

Citando a produção flexível, o atendimento ágil e os lançamentos de novos produtos, Mosconi avalia que esses pilares têm sido fundamentais para o crescimento da participação da Verallia no segmento, dobrando, de acordo com suas estimativas, a participação nesse mercado de 2022 para 2023.

Essa expansão também tem acompanhado a retomada de lançamentos do segmento de artesanais, que ficaram estagnados nos principais momentos da pandemia, e vem apresentando crescimento, de acordo com os dados oficiais, desde o ano passado, indicando a reação de uma parcela do segmento, algo que também tem sido percebido pelo executivo, citando a maior procura das cervejarias pelas soluções ofertadas pela Verallia.

Leia também – Reforma tributária é aprovada; veja possível impacto na cerveja

Confira a entrevista do Guia com Riccardo Mosconi, gerente de contas do segmento de cervejas na Verallia:

Nas últimas 3 edições do Anuário da Cerveja, o crescimento do número de registros de cervejarias ficou entre 11% e 14%. Atuando no atendimento a esse setor, como você avalia esse resultado?
Na verdade, existem duas interpretações para esse resultado. Em primeiro lugar, acredito que seja um crescimento orgânico. Acreditamos que ainda há muito espaço para crescer além do que já foi alcançado. No entanto, as adversidades próprias do país reduzem essa perspectiva de crescimento. Dificuldades com questões tributárias, juros altos e o endividamento das famílias acabam deixando empreendedores um pouco hesitantes, apesar do enorme potencial do mercado. Eles reconhecem que as dificuldades de empreender no Brasil são consideráveis. Na minha opinião, os números estão conectados e convergem devido ao potencial versus a realidade do Brasil. Considero que há um enorme potencial de mercado, especialmente o segmento premium, que é voltado para experiências sensoriais.

Após um tombo histórico em 2021, quando cresceu apenas 5,2%, o número de registro de novos produtos cresceu 19,8% em 2022. A Verallia conseguiu perceber essa demanda por novos produtos? O que representa esse número?
Isso é algo que sentimos na prática. Quando as cervejarias querem desenvolver novos produtos, a primeira coisa que fazem é nos procurar perguntando: “Que garrafa você indica para esse projeto?” O interessante é que muitos desses novos produtos acabam utilizando as nossas garrafas. Em 2020, tivemos uma percepção de que a maioria dos produtos usou outras embalagens, mas estamos focados agora em aumentar o desenvolvimento de novos produtos usando nossas garrafas, pois percebi que houve uma migração para outras embalagens no ano passado. Tivemos menos desenvolvimento de novos produtos, muito provavelmente devido aos problemas que mencionei anteriormente. Mas este ano, senti essa retomada de forma mais expressiva. Estamos envolvidos em fornecer novas embalagens para os clientes, algumas delas ainda não posso revelar, mas é muito legal ver nosso portfólio se expandindo. Isso se deve ao aumento do número de pessoas nas cervejarias que estão trabalhando no desenvolvimento de novos produtos e buscando embalagens exclusivas e atrativas. Atualmente, temos mais confiança em nossa capacidade de atender a essas demandas, o que mudou a percepção do mercado em relação ao nosso atendimento e suprimento. Antes, as cervejarias tinham receio de lançar novos produtos, pois poderiam enfrentar problemas de falta de embalagens, mas hoje conseguimos oferecer mais segurança e confiabilidade no abastecimento. Nossos clientes têm mais tranquilidade ao lançar novos produtos e podemos fornecer o suporte necessário, mostrando as opções de embalagens disponíveis e oferecendo todo o atendimento necessário.

Publicidade

Quais tendências a Verallia têm enxergado para o setor?
Temos observado uma forte migração para as cores verde e branca no vidro. Anteriormente, quase 100% das embalagens eram de vidro âmbar, até pela garantia de uma excelente qualidade ao produto. No entanto, nos últimos tempos, temos notado uma grande mudança em direção ao uso de vidro verde e branco, especialmente com o intuito de transmitir uma imagem mais atrativa. Atualmente, as cervejarias buscam embalagens que não apenas preservem a qualidade do produto, mas também sejam esteticamente agradáveis, permitindo que os consumidores compartilhem suas experiências nas redes sociais, como o Instagram. Essas tendências mostram que, apesar da preocupação com o sabor e a qualidade, há uma crescente demanda por embalagens mais visualmente atraentes, como o vidro verde esmeralda e o branco.

E como a Verallia tem buscado se adaptar a essas tendências?
Nossa empresa se tornou extremamente flexível no que diz respeito às tendências do mercado, tanto que antes nossas embalagens eram predominantemente na cor âmbar para microcervejarias. No entanto, agora trabalhamos com três opções: âmbar, branco e verde esmeralda. Essa mudança nos permitiu ter uma maior variedade de produtos para atender as demandas dos clientes. Claro, isso requer um planejamento de produção mais cuidadoso e ajustes precisos em nossa linha de produção, mas estamos comprometidos em atender nossos clientes de forma eficiente. Hoje, na fábrica de cerveja, somos capazes de produzir embalagens em três cores distintas, o que torna tudo muito mais fácil e vantajoso para o mercado em constante mudança.

Como a inauguração do novo forno de Jacutinga ajuda a Verallia a lidar com as novas tendências?
Em primeiro lugar, essa expansão traz melhorias na capacidade de atendimento, garantindo que os clientes não enfrentem problemas de desabastecimento. Além disso, o novo forno proporciona maior flexibilidade à Verallia. Agora, a empresa tem a capacidade de fabricar tanto embalagens verdes quanto brancas, o que permite responder prontamente às preferências dos clientes e às mudanças nas tendências de mercado.

Como a Verallia avalia o primeiro semestre no setor cervejeiro?
Está sendo um ano muito volátil, incerto e complexo. Os três primeiros meses foram bons, aproveitando a onda do final de 2022, com demanda enorme e oferta menor. Mas os grandes eventos impactaram bastante no mercado de cerveja. Primeiro houve as chuvas. No carnaval, choveu demais no Brasil, inclusive com catástrofes, só havendo bom consumo no Nordeste. E as cervejarias acabaram fazendo muito estoque para esse período, então o segundo trimestre acabou sendo mais fraco. Aliado a isso, vemos uma possibilidade de recessão, com endividamento alto das famílias e migração para embalagens mais baratas, o que afeta o vidro. Acredito que isso seja passageiro e irá melhorar ao longo do segundo semestre, ainda mais que a sazonalidade da cerveja é muito forte.

Agora falando mais especificamente do mercado de artesanais e do atendimento da Verallia a esse segmento, que avaliação você faz da primeira metade de 2023?
Crescemos muito, mais do que dobrando nosso atendimento de 2022 para 2023 nas microcervejarias. Hoje, o segmento representa 10% do nosso mercado total de cervejas. Estamos muito focados nesse mercado, fazendo várias ações com parceiros e buscando participar de todos os eventos, mostrando que somos parceiros. E isso vem dando muito fruto. Estamos conquistando clientes que não eram da Verallia e aumentando os pedidos daqueles que já tínhamos nesse mercado. Acreditamos que o segundo semestre possa ser muito melhor.

Como a Verallia está se preparando para o restante do ano?
A Verallia possui uma produção altamente flexível e está preparada para atender a qualquer demanda de última hora. Buscamos atender mesmo sem um pedido prévio, caso seja necessário. Além disso, com as turbulências e mudanças no atendimento das grandes cervejarias, redirecionamos nossos esforços para um atendimento ainda melhor às microcervejarias. Estamos lançando novidades em nosso portfólio para atender sempre às necessidades do mercado. Buscamos ser competitivos e oferecer garrafas que se alinhem com as tendências atuais. Esses três pilares – produção flexível, atendimento ágil e lançamentos de novos produtos – compõem a estratégia que adotamos para nos preparar para o restante do ano. Nosso objetivo é estar bem preparados para enfrentar os desafios e oferecer produtos de qualidade e que satisfaçam as necessidades de nossos clientes.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password