fbpx

Quais as estratégias das cervejarias diante do aumento de custos

Reajustar os preços é a principal estratégia adotada pelas cervejarias diante do aumento dos custos de produção. Segundo os dados da pesquisa “Principais Desafios do Mercado Cervejeiro no Brasil“, realizada pelo Guia da Cerveja e acessível pelo link, essa medida é priorizada por 39% dos empreendimentos, com um índice ainda mais expressivo de 54% entre as cervejarias do Nordeste.

Em segundo lugar na relação de soluções encontradas, está a busca pela otimização dos processos (26%), seguida pela negociação com fornecedores visando a manutenção dos preços (19%), que fica à frente da procura por novos fornecedores (14%).

“Existe uma lacuna na gestão industrial das empresas, especialmente na redução de custos e otimização dos processos”, avalia a proprietária do Instituto Ceres de Educação e Consultoria Cervejeira, Chiara Barros.

A otimização dos processos para redução de custos é, inclusive, a estratégia mais adotada pelas pequenas cervejarias (42%), superando o reajuste de preços (33%). Esses empreendimentos também têm menor propensão a negociar com fornecedores (8%) ou a substituí-los (8%), de acordo com o levantamento.

Enfrentar esses desafios é crucial, visto que a pesquisa revelou que o impacto da inflação nos custos de produção é considerado relevante por mais da metade das cervejarias, representando um problema significativo para 52% delas.

Esse é o segundo maior desafio enfrentado pelas cervejarias, ficando atrás apenas dos impostos elevados e da carga tributária (77%). Além disso, a inflação no processo de produção tem impacto moderado para 34% dos respondentes, enquanto apenas 12% consideram o desafio de baixa relevância, e 2% não o avaliam como um desafio.

A pesquisa também aponta que a inflação dos custos de produção afeta de maneira significativa as cervejarias de regiões diferentes, com uma média de seis em cada dez respondentes citando sua relevância no Nordeste (62%), Centro-Oeste (60%) e Sul (59%). No Sudeste, o índice é ligeiramente menor, porém ainda considerável, com 48%.

Além disso, o estudo demonstra que as pequenas cervejarias são as mais afetadas pelo impacto da inflação nos custos de produção, com um índice de 67%. Esse impacto também é significativo para 56% das nanocervejarias e 43% das microcervejarias.

Sobre a pesquisa
A pesquisa “Principais Desafios do Mercado Cervejeiro no Brasil” é um estudo quantitativo conduzido por meio de questionário online, com respostas coletadas em setembro de 2023. O estudo contou com a participação de 129 proprietários ou administradores de cervejarias em todas as cinco regiões do país.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password