fbpx
breaking news New

Fabricação de bebidas alcoólicas cresce 18% até abril, mas industria retrai

Mesmo em um cenário ruim para a economia nacional, produção de bebidas continua em expansão no Brasil

A fabricação de bebidas alcoólicas fechou os quatro primeiros meses de 2021 com crescimento de 17,6%, segundo a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. O relatório do instituto, porém, apontou a ampliação do momento ruim da indústria nacional, que recuou 1,3% em abril na comparação com o mês anterior, levando em consideração o ajuste sazonal. E está 1% abaixo do nível pré-pandemia.

A produção de bebidas alcoólicas também apresenta variação positiva no acumulado dos últimos 12 meses, sendo de 11,8%. E houve crescimento de 121,4% em abril, quando se compara ao mesmo mês de 2020. No entanto, esse período do ano passado foi marcado por restrições severas em função da pandemia do coronavírus, praticamente paralisando a atividade industrial.

Saídas para a crise: Como as cervejarias buscaram se aproximar do consumidor

Por sua vez, a produção da indústria nacional também teve alta expressiva no quarto mês deste ano quando comparada a abril de 2020, sendo de 34,7%. Está, ainda, em 10,5% no primeiro quadrimestre de 2021, só que em apenas 1,1% no acumulado dos últimos 12 meses – ainda assim, esse foi o primeiro aumento desse índice após 22 registros negativos. E foi o terceiro mês consecutivo de retração da atividade industrial, o que provocou recuo de 4,4% no período acumulado.

“O crescimento da produção industrial já vinha mostrando um arrefecimento desde a segunda metade do ano passado. Com a entrada de 2021, o recrudescimento da pandemia e todos os efeitos que isso traz, o setor industrial mostrou uma diminuição muito evidente de seu ritmo de produção. Isso fica claro não só pelos resultados negativos, mas também pelo maior espalhamento desse ritmo de queda”, explica André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE, destacando que 18 das 26 atividades recuaram em abril ante março.

Já o cenário da fabricação de bebidas não alcoólicas no Brasil é semelhante ao das alcoólicas, ainda que com expansão menos expressiva. Ela foi de 61,1% em relação a abril de 2020, tendo crescido 9,2% nos quatro primeiros meses de 2021. E fica em 6,2% quando analisados os últimos 12 meses.

Esse bom ritmo das não alcoólicas se dá, também, pelo impacto da expansão da fabricação de bebidas, que expandiu 2,3% no mês de abril em comparação a março, com ajuste sazonal. Houve crescimento de 88,2% ante abril de 2020, com aumento de 13,6% no primeiro quadrimestre de 2021 e de 9,1% nos últimos 12 meses.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password