fbpx
breaking news New

Marcas apostam na união com a Fórmula 1 para promoção de suas cervejas zero álcool

Heineken é parceria da Fórmula 1 desde 2016. também tendo adquirido os naming rights do GP de São Paulo

A união entre bebidas e automobilismo se fortaleceu nos últimos anos muito além do tradicional estouro e consumo de champanhe no pódio. Uma relação que outrora causaria espanto, agora está em alta por causa de tendências, como o aumento da procura por bebidas sem álcool, o apelo à saudabilidade e o consumo consciente. É justamente de olho nesse direcionamento que marcas de cerveja relevantes, como a Heineken e a Estrella Galicia, têm usado o esporte motorizado e especificamente a Fórmula 1 para promoção de suas bebidas sem álcool.

Leia também – Heineken e Amstel se tornam cervejas oficiais do estádio do Palmeiras

A Heineken, por exemplo, tem uma parceria sólida com a Fórmula 1 há cinco anos, como patrocinadora e com diversas provas, como a brasileira. A marca, inclusive, é a detentora dos naming rights do recém-rebatizado GP de São Paulo, que inicia a sua programação nesta sexta-feira na capital paulista. A corrida – o ápice do fim de semana – está agendada para o próximo domingo, no Autódromo de Interlagos.

Equipe mais icônica do grid da Fórmula 1, a Ferrari é a aposta da cervejaria espanhola Estrella Galicia para a promoção de sua bebida sem álcool. A marca, inclusive, anunciou dois novos rótulos de sua linha especial – a Estrella Galicia 0,0% Tostada e a Estrella Galicia 0,0% Black – logo após a oficialização da parceria com a escuderia italiana.

A associação com a Ferrari também possui outra ligação estratégica para a Estrella Galicia, pois um dos pilotos da equipe é o também espanhol Carlos Sainz Jr. E o responsável pelo marketing da companhia na América Latina, Dante Grassi, frisa que a associação com a escuderia é baseada em valores compartilhados como paixão, busca pela excelência e tradição artesanal.

“Tenho certeza de que com esses ingredientes desfrutaremos de um ótimo momento em Interlagos, que nos ajudarão a passar nossa mensagem aos amantes da cerveja em todo o mundo”, comenta Grassi.

E, para além dos slogans, a associação entre bebidas e automobilismo também busca reforçar a possibilidade de consumi-las e levar um estilo de vida saudável. Algo exemplificado pelo monegasco Charles Leclerc, um dos jovens em ascensão na Fórmula 1, que revela fazer a opção entre a cerveja com ou sem álcool de acordo com a situação.

Publicidade

“Isso depende do momento e de onde estou. Algumas vezes, em uma festa de aniversário e quando não estou correndo, vou querer beber uma cerveja, pois eu gosto. Mas, como uma atleta de ponta, não posso beber muito álcool, então costumo escolher a opção sem álcool”, conta Leclerc ao Guia, em entrevista promovida pela Estrella Galicia.

Consumo responsável
De acordo com a Heineken, a paixão do brasileiro pela Fórmula 1 e o consumo consciente também são alguns dos motivos que motivam a parceria com o esporte e o GP de São Paulo. “Queremos que nossos consumidores continuem consumindo a Heineken, e que seja acima de tudo de maneira responsável, pois assim sabemos que eles irão consumir sempre”, destaca a marca.

Através do patrocínio à Fórmula 1, a marca de cerveja acredita fomentar assuntos de extrema importância para a sociedade, como a incompatibilidade entre bebidas alcoólicas e direção, além de reforçar sua bebida sem álcool como uma alternativa segura para os momentos de lazer.

“As nossas ações voltadas ao patrocínio da Fórmula 1 são exemplos bastante relevantes de como o consumo responsável, beber e dirigir, por exemplo, são temas tratados com prioridade inclusive dentro de plataformas gigantes como essa”, aponta a marca.

Para este ano, a Heineken também investiu em estratégias de marketing com games na divulgação do GP de São Paulo. Para isso, foram convidados fãs de games e de automobilismo para participarem de um torneio de videogame de um jogo de Fórmula 1 ao lado de pilotos, como Tony Kanaan e Bia Figueiredo. O torneio virtual, inclusive, será decidido no paddock do Autódromo de Interlagos, horas antes da realização do GP de São Paulo.

História
O apoio a equipes, corridas e mesmo ao campeonato da Fórmula 1 com marcas sem álcool também é uma das estratégias adotadas por companhias para driblar proibições de muitos países da associação da cerveja com o esporte em ações de marketing. Mas nem sempre existiram essas restrições, como demonstram carros icônicos da história da categoria.

A canadense Labatt foi uma das patrocinadoras da Williams entre 1991 e 1994, período em que a equipe conquistou títulos mundiais com o britânico Nigel Mansell e o francês Alain Prost. Já em 1994 e em 1995, o carro da Benetton, que venceu os dois campeonatos com Michael Schumacher, estampava a marca da alemã Bitburger.

E, naquele que é um dos momentos mais tristes da história da Fórmula 1, a batida fatal de Ayrton Senna na curva Tamburello, existia como pano de fundo um gigantesco banner da francesa Kronenbourg, patrocinadora do GP de San Marino de 1994.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password