fbpx
breaking news New

Em meio à guerra, Budweiser vai lançar cerveja ucraniana no Reino Unido

cerveja ucrânia
Marca tem o nome da cidade de Chernihiv, no norte da Ucrânia, que já sente os efeitos da guerra

Em mais uma ação de apoio de uma multinacional ocidental para o povo ucraniano em virtude da invasão do país pela Rússia, a Budweiser anunciou que vai lançar no Reino Unido uma cerveja com o intuito de reverter os lucros para a caridade. Se trata da Chernigivske, da Ucrânia, que faz parte do extenso portfólio de marcas de cerveja da AB InBev.

A Chernigivske é uma das cervejas mais populares no seu país e chegará aos pubs, restaurantes e varejistas britânicos a partir do final de abril com a ajuda da Budweiser. A marca de origem norte-americana prometeu doar os lucros com as vendas das cervejas para ONGs que realizam ações humanitárias ligadas à Caritas Internacional.

Leia também – Estilo Grodziskie renasce, mas matéria-prima inviabiliza popularização

A Budweiser, inclusive, trabalha com a expectativa de arrecadar US$ 5 milhões (aproximadamente R$ 23 milhões, na cotação atual). “Estou orgulhosa de podermos lançar Chernigivske no Reino Unido para apoiar a ajuda humanitária”, afirma Anna Rudenko, diretora de marketing da Chernigivske.

Publicidade

Ela destacou, ainda, como um rótulo de cerveja pode contribuir para quem sofre com os efeitos do conflito na Ucrânia. “Chernigivske foi apreciada por gerações de ucranianos. Como cervejaria, podemos usar nossas interações diárias com os consumidores para levar essa cerveja ao mercado e permitir que os consumidores apoiem os esforços de ajuda humanitária”, acrescenta.

A marca tem o nome da cidade de Chernihiv, no norte da Ucrânia, onde a cerveja foi produzida pela primeira vez, em 1988, tendo sido criada para celebrar os 300 anos da localidade. Agora, também é feita nas cidades de Mykolaiv e Kharkiv. E todas elas foram duramente atingidas pelas tropas russas.

Considerada uma das principais cervejas do seu país, a Chernigivske tem presença importante no mercado ucraniano e ainda como patrocinadora, já tendo apoiado a equipe olímpica, a seleção e o campeonato nacional de futebol, além do Festival Eurovision da Canção, conhecido concurso musical na Europa.

Anteriormente, em outra frente da sua atuação no Leste Europeu, a AB InBev, solicitou à sua parceira na operação na Rússia que deixe de vender e fabricar a Budweiser. A companhia tem uma operação em conjunto com a cervejaria turca Efes na Rússia e na Ucrânia, não sendo a controlada da joint venture.

A AB InBev, que possui 1.800 funcionários na Ucrânia, está instalada em três fábricas no país. Já na Rússia, onde solicitou a paralisação da fabricação da Budweiser, são 11 fábricas e 3 maltarias.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password