Rótulo e ação social anuais: Os legados do crowdfunding da Implicantes
Uma ação pontual da cervejaria Implicantes em 2020, em busca da sobrevivência durante a pandemia do coronavírus, gerou dois frutos com continuidade agora em 2021. E, diante do resultado dessa iniciativa, a marca gaúcha criou um rótulo especial: a 1700, que vai ter uma parcela do seu lucro destinada a apoiar importantes causas sociais.
A campanha pontual da Implicantes foi um crowdfunding, que logo ficou marcado por ataques racistas contra os responsáveis pela cervejaria. Mas, além de levantar o debate sobre o preconceito no setor e na sociedade, os atos tiveram como resposta imediata uma onda de apoio para a marca do Rio Grande do Sul.
Leia também – Brassaria Ampolis lança NEIPA para celebrar os 80 anos de Mussum
Lançada em lata de 473ml pela Implicantes, a 1700 traz no rótulo o nome de todos os contribuintes da iniciativa. E o número que a batiza não é à toa: a cerveja leva consigo a quantidade de contribuintes do financiamento coletivo realizado em 2020, auxiliando a cervejaria a seguir em atividade.
A 1700 foi criada pela Implicantes em parceria com o sommelier Eduardo Sena. E se trata de uma American Blonde Ale, mesma cerveja do estilo recebido pelos colaboradores do crowdfunding no ano passado. O novo rótulo tem 4,3% de graduação alcoólica e 17 IBUs.
Vista como um fruto do crowdfunding chamado “Lado a Lado”, a 1700 destinará boa parte de seu lucro para projetos sociais. E não se resumirá a este rótulo de 2021, pois será uma cerveja anual. Além disso, terá seu estilo variando entre uma edição e outra, além da causa apoiada.
Em 2021, os valores que estão sendo arrecadados com as vendas da 1700 serão destinados a iniciativas de combate ao coronavírus, como doações de materiais hospitalares e cilindros de oxigênio diante do colapso de saúde existente nesse momento no Brasil.
“É um número muito forte, e o Eduardo Sena nos lançou o desafio de fazer algo. Íamos ajudar inicialmente comunidades quilombolas, o que mudou com a questão da saúde. Estamos destinando 75% do lucro”, explica Diego Dias, fundador da Implicantes, em entrevista ao Guia.
A iniciativa, assim, dá sequência ao Projeto Fortalecer, criado em 2019 pela cervejaria dos irmãos Daniel e Diego Dias. Naquele ano, quando Moçambique, Malawi e Zimbábue foram devastados por um ciclone, o Idai, os responsáveis pela Implicantes desenvolveram e lançaram um rótulo para doar o lucro das vendas para Unicef, Médicos Sem Fronteiras e Cruz Vermelha, que realizaram ações de apoio aos países africanos atingidos pela tragédia.
Vamos continuar com o nome, mas o estilo será diferente. É uma retribuição, queremos lembrar sempre desses 1700 que nos ajudaram. A ideia é fazer algo exclusivo, que as pessoas se identifiquem
– Diego Dias, fundador da Implicantes
A 1700 pode ser encontrada na loja virtual da Implicantes, uma das novidades da cervejaria artesanal gaúcha em 2021, através do link.
0 Comentário