Lohn lança Hop Lager com lúpulos plantados em Santa Catarina
A Lohn Bier apresentou um novo rótulo que conta com a importante participação de produtores catarinenses. Afinal, os lúpulos da Green Belly – uma Hop Lager – foram plantados e beneficiados através do projeto Hildegarda, na cidade de Lages, dentro da Cervejaria Santa Catarina da Ambev.
Leia também – Beck’s lança pack especial com seis cervejas em escala gradual de IBUs
Antes desse lançamento, a Lohn já possuía uma Hop Lager com destaque para os lúpulos, mas os norte-americanos. E, no novo rótulo, foi realizada uma substituição, com a adição dos lúpulos catarinenses. Algo raro em receitas no Brasil, pois o produto costuma ser importado pelas cervejarias.
“Até pouco tempo falar sobre produção de lúpulo nacional era algo tão longe da realidade das cervejarias que hoje, diante da possibilidade da inserção de Santa Catarina dentro desse mercado, ainda mais incentivando a produção por meio da agricultura familiar, acaba sendo uma iniciativa que movimenta ainda mais um segmento que diariamente busca por inovações”, destaca Schaiane Junkes, supervisora de adega da Lohn Bier.
O uso do lúpulo plantado e beneficiado em Santa Catarina foi possível graças ao projeto Hildegarda, que deu início a uma nova cadeia produtiva na serra do estado. Através da iniciativa, foi construído um viveiro com mudas de lúpulos de variedades distintas, além da disponibilização de equipamentos para beneficiamento das plantas. Em outro galpão, estão alocadas a desfolhadeira, a secadora e a peletizadora.
Ainda está em construção uma planta-piloto de beneficiamento de lúpulo, com peladora, secadora, peletizadora e embaladora a vácuo, desenvolvidas através de um fornecedor nacional que irá ajudar no beneficiamento do lúpulo da região, além de garantir a qualidade no armazenamento e facilitar o escoamento da produção.
O cervejeiro da Lohn Bier, Anthony Bonetti, frisa que a produção de lúpulo nacional irá movimentar uma parte importante do agronegócio e deverá contribuir para o desenvolvimento de produtos com características únicas. “Cada região que houver plantio irá expressar seu terroir no lúpulo, abrindo ainda mais o leque da criatividade na produção de cerveja”, aponta Anthony.
A Lohn destaca que o rótulo, com a predominância do verde, remete ao lúpulo. Já o nome Green Belly significa, em uma tradução livre, Barriga Verde, apelido utilizado para denominar as pessoas nascidas em Santa Catarina, em mais uma iniciativa da cervejaria para reforçar sua associação com o estado.
0 Comentário