fbpx
breaking news New

Higiene e educação sanitária: Especialistas detalham sobre como lidar com a crise

Empresas precisam reforçar e manter os protocolos de segurança e qualidade nas atividades rotineiras, apontam especialistas da M&P

A crise do coronavírus terá um papel transformador em comportamentos da sociedade, especialmente naqueles relacionados a hábitos de higiene. Reforçados agora para evitar a contaminação e a expansão da doença, tais ações devem se transformar em rotina mesmo após a pandemia. Atitudes começam a ser automatizadas, seja dentro ou fora de casa, nos momentos de lazer ou no trabalho. Não é diferente no setor cervejeiro e nas indústrias.

Especialistas apontam que as empresas precisam reforçar e manter os protocolos de segurança e qualidade durante as atividades rotineiras. Mas destacam que as iniciativas não podem se ater a isso. É necessária, também, entre outras medidas, a realização de um esforço de comunicação sobre as práticas de higiene durante os processos produtivos do segmento cervejeiro.

“Como em qualquer indústria, além de dar continuidade aos protocolos de segurança e qualidade, o maior erro agora (da indústria cervejeira) seria não investir em reeducação sanitária dos colaboradores. Não utilizar e dispor de produtos de higiene e desinfecção de ambientes, pessoas e objetos seria letal nesse período de pandemia”, explicam Michel Gervasoni e Patrícia Lopes, sócios da M&P Facility Services.

Leia também – M&P aposta em facilitação para fortalecer “memória olfativa” da cerveja

Destacando a importância das informações serem absorvidas pelos profissionais no dia-a-dia do trabalho, Michel e Patrícia dão exemplos de técnicas e atividades que podem ser realizadas para acelerar esse processo em meio à pandemia, como a realização de palestras e a adoção de uma linguagem clara e simples.

“A informação, quando repetida, acaba sendo absorvida pelo funcionário e executada de forma satisfatória. Aliar a neurolinguística às palestras será de grande valia na absorção de conteúdo, bem como trazer a informação com uma linguagem simplificada e as lideranças de departamentos-chave estarem acessíveis”, afirmam eles.

Aumentar a interação com o setor de recursos humanos e adotar práticas de segurança no trabalho também podem melhorar os resultados no combate à Covid-19. “Funcionários devidamente instruídos se sentem seguros e trabalham com mais confiança, devido a estímulos de instrução aplicados pelas lideranças dos departamentos de RH, segurança do trabalho e qualidade das empresas”, acrescentam.

Também é importante, segundo os especialistas, tanto durante a pandemia quanto ao fim da quarentena, reforçar as normas de segurança e qualidade e investir na utilização dos EPIs (os equipamentos de proteção individual), principalmente pela concentração de pessoas em um espaço fechado.

“O desafio, quando em confinamento de espaço e pessoas, inquestionavelmente será a implantação de protocolos de prevenção de contágio, disponibilizando as referidas ferramentas a todos os colaboradores, tendo a política de qualidade e segurança do trabalho alinhadas, inspecionando o uso devido das ferramentas de contenção ao vírus, sendo as já sabidas máscaras, luvas e álcool em gel”, destacam os sócios da M&P Facility Services.

Michel e Patrícia também detalham quais materiais as empresas cervejeiras devem fornecer aos funcionários para que tenham a melhor proteção possível. “É imprescindível utilizar produtos de limpeza e desinfecção (com ação antibactericida) comprovados pelos órgãos fiscalizadores em todos os espaços, investir em programas de conscientização dos colaboradores e se certificar que seus clientes e fornecedores também estejam propalando essas medidas em suas instituições”, avaliam eles, para depois completar.

Publicidade

“Por fim, equipamento de segurança não é conforto nem estética, mas dispositivo de proteção, para exercermos nossas atividades laborais ou em geral com relativa tranquilidade”, reforçam os sócios da M&P.

Estratégias da M&P
Com importantes clientes na carteira, a M&P tem agido para minimizar qualquer risco de contaminação pelo coronavírus em seus futuros eventos. Para isso, já tem reforçado iniciativas focadas na higiene. “Já temos parceria com fornecedores de insumos e ampliamos o orçamento nas aquisições de EPIs para atendermos aos visitantes e convidados dos eventos indoors integralmente”, comentam os sócios da empresa especializada em serviços de facilities.

Esse tipo de preocupação, porém, já fazia parte da rotina da empresa nas feiras em que atuava. “Por sermos prestadores de serviço no escopo de facility, a aquisição de produtos de limpeza e EPIs é uma realidade inerente ao portfólio. Investimos pesado em marcas renomadas e produtos de limpeza, com ação e eficácia antibactericida comprovada pela Anvisa, e EPIs inspecionados pelo Inmetro e ISO 9001”, afirmam.

Além disso, a companhia tem reforçado os treinamentos dos trabalhadores contratados para colaborar com seus eventos, compartilhando informações de higiene no combate ao coronavírus que serão aplicadas tanto durante as feiras como nas suas vidas pessoais.

“Nossos colaboradores são pré-selecionados para os eventos, passam por treinamento específico ao case atendido. Para complementar, passamos a orientar de forma objetiva e clara as informações e procedimentos sanitários para prevenir e não propagar o contágio da Covid-19, de forma que seu entendimento seja inserido em suas realidades, levados para casa, compartilhado em família”, comentam os sócios.

Na prática, a M&P já tem planos de prevenção a serem adotados nas feiras. Um deles foi a aquisição de luvas e máscaras, que serão distribuídas nos eventos.

“Reestruturamos nossas equipes para ações estratégicas contra a transmissão do coronavírus, como por exemplo: no Caex e nas entradas/acessos aos pavilhões, distribuiremos kits de prevenção pessoal com luvas e máscaras, uma vez que adquirimos uma quantidade satisfatória de um dispositivo que ficará nos acessos principais dos espaços do evento, com álcool em gel para o público”, enumeram eles, destacando a disponibilização de informações para combater a virose.

Os colaboradores da M&P também passarão por uma prévia medição da temperatura corpórea e estarão localizados em pontos estratégicos das feiras com o intuito de prestar esclarecimentos e orientar o público sobre as necessárias medidas de higiene.

“Teremos também colaboradores que farão ronda preventiva devidamente uniformizados, usando um colete informativo e se colocando à disposição dos visitantes, sobre qualquer dúvida ou necessidade, prestando qualquer auxílio quando necessário”, afirmam Michel e Patrícia.

“Nas portas dos banheiros também terão colaboradores orientando sobre o dispositivo com reservatório de álcool em gel, dispostos nas portas de acesso aos WC’s e um cesto com kit de prevenção caso seja preciso, superveniente”, concluem os sócios da M&P.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password