fbpx
breaking news New

Semana das Mulheres: 6 ações que marcam a data e dão protagonismo no setor

cervejas mulheres
Desigualdade e preconceitos em torno das mulheres também são realidade no setor cervejeiro

Comemorado na última terça-feira, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher não é um dia apenas para homenagens. A data é, principalmente importante, para trazer à tona a lembrança da luta diária por igualdade de gênero no Brasil e no mundo. Afinal, as mulheres ainda precisam superar desafios e obstáculos, não sendo diferente para aquelas que atuam cotidianamente com cervejas.

Presente em praticamente todas as esferas da sociedade, a desigualdade e os preconceitos em torno das mulheres também são uma dura realidade no segmento das cervejas. Por isso, a semana foi recheada de iniciativas, como cursos, eventos e lançamentos em torno da data, para destacar a luta feminina por oportunidades.

A Dádiva, por exemplo, usou o Dia Internacional da Mulher para falar sobre desigualdade salarial entre gêneros através do lançamento de uma cerveja. A Goose Island, por sua vez, apresentou um rótulo elaborado com o lúpulo Ella e concebido pela mestre-cervejeira Marina Pascholati. Já a Ball se uniu às marcas de cervejas Masterpiece e Mafia para criar um rótulo que só teve a participação de mulheres em sua produção e concepção.

Leia também – Artigo: Manifesto de uma mulher cervejeira

Confira, a seguir, seis novidades apresentadas no setor cervejeiro para marcar o Dia Internacional da Mulher:

Dádiva 3/4 expõe a disparidade
A cervejaria Dádiva fez questão de ressaltar que o Dia da Mulher marca uma luta histórica por igualdade, não sendo apenas uma celebração. Neste ano, a marca buscou jogar luz sobre um debate antigo, cuja evolução, porém, ainda é lenta: a desigualdade salarial entre homens e mulheres. Para isso, lançou a Dádiva 3/4, uma cerveja que está sendo vendida em duas latas: uma delas é maior – possui 473ml – e simboliza o salário do homem; a outra é menor – tem 350ml – e revela os rendimentos relativos da mulher, ou seja, quanto ela ganha exercendo o mesmo trabalho do que ele, na mesma função. Ambas as latas são de cor roxa, simbolizando o movimento feminista. A bebida é uma New England IPA, feita com lúpulos da Nova Zelândia e da África do Sul e possui 6,1% de teor alcoólico. De acordo com o descritivo, seus aromas e sabores lembram frutas de caroço e de frutas cítricas doces, além de um toque herbal e sutil de frutas vermelhas, como mirtilo e groselha. 

Produção 100% feminina
A cerveja Às Mulheres é resultado de uma produção promovida pela Ball com as marcas Masterpiece e Mafia, contando apenas com participação feminina, desde a levedura até o envase na lata, passando pela campanha de comunicação e a receita exclusiva no estilo Saison, desenvolvida pela cervejeira Ingrid Matos. A ideia para a parceria surgiu no grupo feminino de afinidades da Ball, empresa produtora de embalagens de alumínio. Para criar a lata, que serve de tela para a arte exclusiva, uma equipe formada por cerca de 20 mulheres cuidou da produção. É uma cerveja refrescante, dourada e com aroma de frutas amarelas.

Publicidade

Hop Bloom elaborada com o lúpulo Ella
A Goose Island lançou no Dia Internacional da Mulher a Hop Bloom, uma cerveja elaborada com o lúpulo Ella. Do estilo Hoppy Lager, a Hop Bloom, chega com 5,3% de teor alcóolico e 44 IBUs de amargor. Criada pela mestre-cervejeira Marina Pascholati, o rótulo possui, de acordo com o seu descritivo, aroma cítrico e de frutas tropicais, com coloração dourada clara e corpo leve.

Musas do Verão 2022
A Cervejaria Nacional usou o Dia Internacional da Mulher para exaltar e destacar a atuação da mulher cervejeira com o projeto anual Musas do Verão. Em 2022, a ZEV foi a parceira colaborativa na produção, que contou com Marina Pascholati, Carola Carvalho, cientista, e Candy Nunes, sommelière. Elas foram convidadas para criar um rótulo sazonal, a Queen Beea Imperial IPA, e resolveram homenagear outra musa, Beatriz Cury, uma das mentoras e realizadoras do projeto nos últimos anos. Do estilo Double IPA, a bebida tem 8,0% de teor alcoólico e 80 IBUs de amargor. Se apresenta com coloração dourada, sendo levemente turva, com espuma branca, densa e cremosa.

Leia também – Artigo: Respeito, segurança e valorização

Bolsas de estudo para formação cervejeira
A Academia da Cerveja, da Ambev, está disponibilizando 500 bolsas de estudo para a segunda edição do seu curso exclusivo de formação cervejeira para mulheres. Essa iniciativa dá continuidade à campanha “Cervejeira Sou Eu”, promovida pela companhia em 2021, que tem como propósito fortalecer a categoria, empoderando a participação feminina no setor por meio de conhecimento, especialização e oportunidades. As inscrições para a turma deste ano já estão abertas e as interessadas podem realizar o cadastro pelo site. O único pré-requisito necessário é ser maior de 18 anos.

Para mulheres que querem trabalhar com tecnologia e cervejas
Em outra frente, a Z-Tech, hub de inovação e tecnologia da Ambev, e o Bees, plataforma B2B da companhia, darão 200 bolsas de estudos para mulheres que querem iniciar a trajetória na área da tecnologia. As inscrições estão abertas e vão até 23 de março. Os cursos online, “Eu ProgrAmo”, serão oferecidos pela PrograMaria, empresa que tem a missão de empoderar, por meio da tecnologia e do conhecimento em programação, mulheres e pessoas fora do espectro cis-heteronormativo. Com duração de quatro semanas, os cursos vão abordar em videoaulas os primeiros passos em Front End (HTML, CSS, Javascript e lógica de programação).

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password