fbpx
breaking news New

Venda de cerveja na Europa cresce, mas segue abaixo do nível pré-pandemia

Volume de cerveja comercializada em 2022 está aquém dos 322 milhões de hectolitros vendidos em 2019

A produção e a venda de cerveja na Europa estão em uma trajetória ascendente, embora ainda não tenham retornado aos níveis pré-pandêmicos. Conforme indicado no relatório “European Beer Trends” divulgado pela Brewers of Europe, o consumo de cerveja nos países da União Europeia atingiu 313 milhões de hectolitros em 2022.

Este número representa um aumento em relação aos 301 milhões de hectolitros de 2021 e aos 297 milhões de hectolitros de 2020, ano em que a venda de cerveja na UE sofreu uma significativa queda devido à pandemia, segundo a associação que representa as cervejarias da Europa. Entretanto, o volume de cerveja comercializada em 2022 ainda está aquém dos 322 milhões de hectolitros registrados em 2019, último ano pré-Covid-19.

Leia também – Produção de bebidas alcoólicas tem 4º mês de alta e acelera recuperação

No que diz respeito à produção, a tendência é semelhante. Os países da União Europeia fabricaram 358 milhões de hectolitros de cerveja em 2022, em comparação com 344 milhões de hectolitros em 2021 e 342 milhões de hectolitros em 2020. Contudo, esse nível ainda permanece abaixo dos 364 milhões de hectolitros produzidos em 2019.

O levantamento da Brewers of Europe também destaca um aumento no número de cervejarias ativas na União Europeia, passando de 9.500 em 2021 para 9.680 em 2022. No entanto, esse crescimento é substancialmente menor do que o observado no final da década passada, quando a expansão anual chegava a quase mil cervejarias.

Para a Brewers of Europe, a pandemia do coronavírus já não é o principal desafio enfrentado pela indústria cervejeira local, hoje precisando lidar com questões como o impacto da guerra na Ucrânia, a crise do custo de vida e os aumentos nos preços das matérias-primas e da energia.

Publicidade

“Para os cervejeiros, isso se traduz em entraves nas importações de cereais e malte, bem como na embalagem – garrafas de vidro e latas de alumínio – e nos custos de energia oscilantes. Também não podemos ignorar a crise climática: à medida que as temperaturas se deslocam para extremos, isso afeta a agricultura, com colheitas ocorrendo mais cedo e, em alguns casos, incêndios e inundações as destruindo”, diz Simon Spillane, chefe de operações da Brewers of Europe.

Apesar desses desafios, a avaliação é de que o setor cervejeiro está trilhando o caminho da recuperação, impulsionado por uma maior variedade de opções, incluindo cervejas sem álcool, que já representam mais de 5% do mercado europeu.

Durante o lançamento do relatório, Ivan Štefanec, presidente do Clube da Cerveja do Parlamento Europeu, enfatizou o papel da cerveja na economia europeia: “A cerveja é responsável por 2,6 milhões de empregos diretos, mas com um efeito multiplicador de 16 – portanto, para cada emprego na cervejaria, são criados mais 16 empregos em indústrias conectadas, como agricultura e transporte.”

Alemanha e República Checa lideram
O relatório da Brewers of Europe também aponta os países que mais produzem e consomem cerveja. A Alemanha lidera ambas as listas, com consumo de 79 milhões de hectolitros, seguida por Reino Unido, com 45 milhões de hectolitros, e Espanha, com 42 milhões de hectolitros. Já a sua produção é de 87 milhões de hectolitros, mais do que o dobro da segunda colocada, a Espanha, com 41 milhões de hectolitros.

Em termos de consumo per capita, a liderança é da República Checa, com 136 litros por pessoa, seguida da Áustria, com 102 litros, da Polônia, com 93 litros, e da quarta colocada Alemanha, com 92 litros.

O Reino Unido se destaca como o maior importador de cerveja (8,867 milhões de hectolitros), enquanto a Bélgica lidera as exportações (16,391 milhões de hectolitros) e a França tem o maior número de cervejarias ativas (2.500).

A Brewers of Europe representa cervejarias dos 27 estados-membros da União Europeia, compilando também dados do Reino Unido, Suíça e Noruega. Se somados os resultados desses países, o consumo total de cerveja em 2022 atinge 366 milhões de hectolitros.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password