fbpx
breaking news New

Artigo: De volta, Barcelona Beer Festival é celebrado sob clima de festa da firma

Público cervejeiro precisou esperar 1006 dias entre edição de 2019 e a deste ano do evento na Catalunha

*Por Andreia Gonçalves Ribeiro

A espera terminou e o maior festival de cervejas do sul da Europa tomou a capital da Catalunha em sua nona edição. O Barcelona Beer Festival, que normalmente se celebra em março, começou na última sexta-feira (17) e se estenderá até o domingo (19), no centro de eventos La Farga L’Hospitalet. Com esta nova data, a sensação de quem está por aqui é de como se fosse a habitual “festa da firma” para reunir a turma no final do ano. Hora de diversão, mas com toda a responsabilidade que o momento exige.

Desde o último toque de sino em 2019 até seu início, foram 1.006 dias de espera. A edição 2020 foi cancelada a dois dias da abertura das portas, naquele fatídico março pandêmico. Agora, então, é hora de se jogar em quase 600 cervejas de umas 250 marcas de diferentes países, contanto que os protocolos contra a Covid-19 implementados sejam seguidos. Para entrar no recinto, há a exigência do certificado digital europeu de vacinação com imunização completa, além de muitos frascos de álcool gel espalhados pelos 8.500m² do espaço. É para espalhar o tal do álcool em tudo para poder se espalhar, né? Sempre de máscara, claro.

Tanto a parte profissional, como o momento da gala de celebração do Barcelona Beer Challenge aconteceram antes. Então, a festa fica dedicada realmente às cervejas, à gastronomia e ao encontro das pessoas. Pessoas que protagonizaram dias difíceis com a pandemia, mas que agora têm a oportunidade de estarem juntas, mesmo com as restrições. Chega uma hora em que é preciso. E esse final de semana foi a data marcada.

Leia também – Brewers Association aponta aumento de 6% no número de artesanais nos EUA em 2021

Também não há como faltar um discurso nas reuniões de encerramento de ano. Mikel Rius, o diretor do Barcelona Beer Festival, dedicou um artigo de agradecimento no portal Factoría de Cerveza. Nele, comenta sobre as consequências e desafios trazidos pela pandemia e assume a consciência de que o Barcelona Beer Festival é o termômetro anual do setor. “É hora de lembrar, agradecer e celebrar. Lembrar de momentos duros e projetos que tiveram de baixar a porta. Agradecer o apoio mútuo dado, as redes que foram tecidas ao longo dos anos e que nos têm dado sustento. E celebrar. Celebrar que permanecemos firmes, com muitos planos e ilusões para o futuro… Não sei se poderemos brindar com todos nesses dias (…), mas vamos tentar. Queremos olhar nos olhos, ver o brilho e dizer Salut! a tantas pessoas boas”.  

O Barcelona Beer Festival está como a “festa da firma” por aqui. Assim sendo, espero poder conseguir não perder na memória os dados e fatos vividos (acontece, né?). Para então, como pontuou “o chefe”, poder “lembrar, agradecer e celebrar” com histórias para contar até a próxima edição, que será a décima. Esperamos que seja já em 2022 e com mais alegria e menos vírus. Ficaria encantada em ser a mestre de cerimônias e ciceronear os conterrâneos em eventos como esse. E brindar, se possível, com cerveja brasileira! Fica não só a ideia, mas a ilusão e a torcida. Como dizem aqui para desejar força e paciência, “Ànims”! Ens veiem fins aviat.

O festival
Mas o que é esse “sino”? A dinâmica do festival é diferente daqueles aos quais estamos acostumados no Brasil. São 161 torneiras para servir um arsenal de cervejas, em um único espaço. Um toque de sino avisa ao público que está rolando troca de barril na torneira X. A novidade que é engatada tem seu nome escrito junto às outras cervejas disponíveis no momento, em um painel atualizado ao vivo por dois “mestres de cerimônia”. Dessa maneira, fica fácil acompanhar.

Para os mais freaks, a organização criou um aplicativo próprio, com informações sobre cada cerveja para aqueles que querem seguir o esquema “favoritou, engatou, recebeu notificação”. E corre, galera! Porque é coisa rara, misericórdia. É bobear para ficar sem. Quem é habitué de festa cervejeira já sabe bem como é. Mas não só de “batata frita 1, 2, 3” vive o Barcelona Beer Festival. Há torneiras fixas de algumas das cervejarias expoentes e estandes de marcas como as catalãs La Pirata e Ales Agullons, a Founders Brewers, dos Estados Unidos, e a Budvar, da República Checa. Ganhadores do Barcelona Beer Challenge (nesse caso, Basqueland, Cátedra Beer, Torre Mozza) também têm seu espaço, além de estandes de coletivos e de associações, além de um só pra bater papo com o mestre cervejeiro.

Meet the Brewer
“Mas qual a temperatura para obter o grau platô X…?”, “a densidade do patati patatá…?”. Sabe aquele tipo de papo que todo beer geek adora? Então, pode ir lá falar com os caras, meu filho. Mas desenrolar a língua será necessário para poder saber tudo de Cascade Brewing (EUA), Hopalaa (Letônia), Cervecería Península (logo ali de Madri), Tanker Brewery (Estônia), Thornbridge (Reino Unido), Bionoc (Itália). Eu ficarei por ali, de boa, com minha acidinha na mão. Só para não perder a chance de pescocear, cumprindo meu papel de curiosa.

Publicidade

Foco nas ciganas e acidez é mato!
Segundo a organização, “esta edição dá especial atenção ao fenômeno das novas cervejarias ciganas, apresentando cervejeiras como Oddity Brewing, Engorile Beer e Caravelle, entre outras. Os novos estilos também serão protagonistas, como a Italian Grape Ale, que combina o melhor do vinho e da cerveja. Não tão novo, mas muito na moda, como também estão as cervejas de fermentação mista ácidas”. Vale saber que aqui existe o movimento da “Catalan Grape Ale” como estilo. Bem semelhante às IGAs, mas com o terroir catalão. De beber e gritar “Visca”.

E vamos de ácida porque vai ter Italian Grape Ale engatada o tempo todo. E viva a cultura alimentar do Mar Mediterrâneo que se funde para nos abraçar com seus sabores. Aquele tanto de matizes próprios do solo, da cepa (sangiovese, nebbiolo, croatina, brachetto, timorasso, freisa) e de técnica para fazer as novas IGAs, que dá até pra escolher. Uma seleção de peso da delegação italiana que vem com o time escalado com Birra Bruton, Birra Dell’Eremo, Pirra Perugia, Birrificio Italiano e Birrificio Lambrate. Eu quero sair falando com as mãos, cazzo!

A relação do setor cervejeiro da Catalunha com o da Itália já vem de longa data, com a participação de produtos e profissionais em eventos italianos, como é o caso dos organizadores. A Beer Events, responsável por organizar o forfait, cria aplicativos, faz estudos do mercado e somou ao currículo a realização do InnBrew – primeiro encontro profissional do setor, ocorrido em julho – e do Bizkaia Beer Festival em Bilbao, primeiro festival dedicado ao público cervejeiro da Comunidade Autônoma do País Basco, em outubro.

Mikel Rius, diretor do Barcelona Ber Festival, também singrou os mares e descobriu as cervejas brasileiras ao participar como juiz da última edição do Brasil Beer Cup. E eu espero, de coração, que em um momento futuro a gente também possa voltar a viajar para participar de festivais e eventos. Não tem nada melhor nessa vida que beber in loco e eu sei que quem teve a paciência de ler até aqui, concorda comigo nesse ponto sobre turismo cervejeiro.

Atividades paralelas
Participar é parte mais do que importante na cultura cervejeira e há uma programação de mesas redondas, degustações harmonizadas, verticais e especiais, além de apresentações de estudos. Para estas, era necessário agendar previamente. Há desde apresentação de estudos a aquelas degustações marotas, além, claro, do momento Pink Boots! Afinal, pode ser que elas sejam poucas num meio onde 72% são homens, segundo o recente relatório da Associação Espanhola de Cervejeiros Artesanais apresentado na última sexta. Mas elas são poderosas, viu? Visíveis, divertidas e brilhantes. Citar nomes seria injusto. Falar qualquer muito é pouco. Só de ter a oportunidade de brindar com elas, é uma honra. Estou ansiosa.

Gastronomia, cultura e mais diversão
Se bem que brindar anda meio perigoso… Manter a distância e tirar a máscara só para comer é o que se recomenda. Aliando gastronomia à cerveja artesanal há a apresentação de projetos como a Fundació Oficis de la Carn, de embutidos, e a presença costumeira do restaurante barcelonês El Racó d’en Cesc. Para os comensais que bebem e comem e comem e bebem, seis opções de restaurantes estão no cardápio, todos com propostas de alimentos que têm a cerveja como ingrediente.

As pausas podem ser feitas para curtir os “BBF Vibes”, nome dos seis espaços de atividades dedicadas. (1) O BBF Cellar, onde estão as cervejas de guarda reunidas para agradar quem adquiriu o BBF Experience (tipo um camarote, uma área VIP exclusiva), por alguns tokens a mais; (2) o Corn Hole que é um jogo de arremesso de saco de malte viciante, (3) o estande da Family Beer que ensina sobre homebrewing mostrando o processo ao vivo, (4) o BBF Discovery que é o rolê guiado com degustação e, como a festa, reúne todo mundo sem distinção, (5) e a área infantil com atrações e monitores. Por último, o (6) Photocall, um backdrop especial para posar para o Instagram.

E muita música! Esse ano, as atrações foram ampliadas, já que a festa é para comemorar e os momentos de negociação e premiação já rolaram. Espero trazer um balanço positivo desses dias. Isso se as ácidas não me… Não, não! Fica feio fazer jogo de palavras com isso. Paro por aqui porque já estou com a roupinha de ir. A sorte é que é festa da firma, né? E a regra é “até o chefe bebe”. Então, vamos celebrar que sobrevivemos, com a responsabilidade e o sentimento de estar sendo observados. Não pega bem beber do copo do coleguinha, nem se despir… Da máscara, gente! Da máscara.


*Andreia Gonçalves Ribeiro é mestra em Turismo Cultural Gastronômico e em Patrimônio, pela Universitat de Girona. É sommelière de cervejas pelo ICB e sommelière bartender pela ABS. Mineira atleticana, é pesquisadora da cerveja e seus fenômenos na Catalunha. Se deixar, “só toma azeda” e tem queda assumida pelas belgas.

1 Comment

  • Sergio Reply

    21 de dezembro de 2021 at 06:41

    Muito bom artigo! Não sabia que estava rolando nesse fim de semana.
    Tem algum e-mail ou rede social por meio do qual possamos manter contato? Moro na Italia e tenho uma irmã que mora em Barcelona. Pretendo estar presente no próximo BBF.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password