fbpx
breaking news New

Damek usa experiência em crises para colocar sonhos de cervejeiros ‘em prática’

Fundada durante a crise hídrica, empresa fornece soluções em envase e fermentação para cervejarias artesanais

A pandemia do coronavírus trouxe danos irreparáveis à sociedade, especialmente pelo trauma e abalo provocados pelas milhares de mortes, mas também por causa de seus efeitos econômicos. A paralisação da atividade produtiva tem provocado a alta do desemprego, o fechamento de empresas e a interrupção de sonhos. No setor cervejeiro também houve impacto relevante, que só poderá ser minimizado a partir de parcerias. É nisso que a Damek, um fornecedor de fermentadores plásticos para companhias do segmento, tem investido durante o período de crise.

Leia também – União de cervejarias é o caminho para a diferenciação das embalagens a bons preços

A empresa oferece soluções com linhas diferenciadas, como as de motorhome, avaliando que o momento de incerteza pode ser uma oportunidade aberta para se buscar a realização de sonhos.

“Estamos trazendo uma melhor forma de lidar com isso tudo, através de esperanças e motivações. Temos a linha de motorhome, que é um projeto que mexe com sonhos, que talvez, na maioria das vezes, por falta de tempo, deixamos de ir atrás e de viver a vida”, diz Maria Eduarda Coelho Morelli, porta-voz da Damek, apontando que ajudar parceiros a transformar desejos em realidade é uma das motivações da empresa.

“Tentamos passar isso para nossos clientes e futuros clientes: a vantagem de aproveitar um momento como este, quando se está em casa, para colocar o seu ‘sonho em prática’. Assim como o tão sonhado momento de fazer e ter sua própria cerveja, sua receita e sua dedicação. Com a Damek, todos têm essa possibilidade, pois estamos aqui para ajudar os iniciantes e fazê-los crescer, como foi com a gente”, acrescenta.

Lidar com períodos de incerteza como o atual é, inclusive, uma das “especialidades” da Damek. Afinal, ela surgiu durante a crise hídrica no estado de São Paulo, corrida entre 2014 e 2016, como relembra Maria Eduarda.

“A Damek surgiu através de um sonho de família, há cerca de 6 anos. Iniciamos em meio à crise hídrica de 2014/2015. Com a criatividade e experiência no meio termoplástico dos nossos sócios, começamos com manutenções industriais e fabricando reservatórios para armazenamento de água na intenção de ajudar na economia desta”, aponta a porta-voz da empresa. “Começamos com cisternas para captação de água de chuva, reservatórios para reutilização da água da máquina de lavar ou apenas para armazenagem. Reservatórios em geral.”

Entrada no segmento cervejeiro
A empresa, portanto, não tinha envolvimento com o setor cervejeiro quando foi criada. Mas foi através da confiança adquirida por um cliente a partir de um serviço anterior que passou a buscar soluções para o segmento, em uma parceira que abriu um novo campo de atuação.

“Encontramos um cliente atrás de um fermentador plástico para cerveja, mesmo sem a nossa experiência nessa área. Porém, com o conhecimento em plástico, o cliente confiou e nos auxiliou a criar o nosso primeiro fermentador para cerveja artesanal. Realmente iniciamos nessa área como cervejeiros artesanais, pois tudo era feito manualmente. E a partir deste entramos no mercado cervejeiro, evoluímos e não saímos até hoje”, relata Maria Eduarda.

Publicidade

A partir disso, o setor se tornou um dos focos de atuação da Damek, tanto em fermentação como em envase. “Criamos o fermentador auto-refrigerado, unidade refrigeradora para glicol, sanitizadora de garrafas, além de acessórios que auxiliam e melhoram o processo, como escorredores, lavadora manual, enchedores para garrafas, hop bag, enfim, diversos itens para melhorar e inovar o processo da fabricação da cerveja artesanal”, detalha.

Nesses seis anos de atuação, a empresa conseguiu uma expansão relevante, como aponta a sua porta-voz. “Começamos em um quintal da casa de uma de nossas sócias. Depois, construímos um galpão no terreno ao lado com cerca de 50 m² e hoje estamos locados em um galpão de 400 m². Contamos com diversos maquinários para trazer a qualidade que temos hoje, mas sem perder o cuidado que sempre tivemos com cada equipamento, desde o desenvolvimento até a entrega”, diz ela.

Leia também – Parcerias e ações digitais: Conheça as estratégias dos fornecedores durante a crise

E esse crescimento se deu com uma estratégia que pode ser vista como uma alternativa para o período de crise: observar as oportunidades em outros setores. “Sem deixar de lado nossas raízes, trabalhamos com diversos produtos, tudo que envolve a termoplástica, como a manutenção industrial, os reservatórios para água, caixas d’água para trailers/motorhomes/food truck/ônibus/ambulâncias etc., pipas para fabricação de vinhos/cachaça e nossos fermentadores para cerveja artesanal.”

Ações contra a crise
A crise do coronavírus, evidentemente, provocou um abalo nos negócios da Damek, como explica Maria Eduarda. Mas ela assegura que a experiência com turbulências foi importante para permitir que a empresa reagisse, retomando o seu nível de vendas usual.

“Como a Damek já iniciou no meio de uma crise, soubemos nos reerguer diante dela. Logo no início, o surto nos desestabilizou, nossas vendas caíram cerca de 70%, porém como não temos e focamos em só um ramo, isso nos fez crescer novamente e hoje as vendas já estão voltando a todo vapor, o que era o nosso normal”, afirma.

Além de agir para recuperar receitas, a empresa garante ter se preocupado em minimizar os efeitos sanitários da crise. Assim, forneceu máscaras, colocou informativos sobre a Covid-19 em toda a empresa e incentivou o uso de álcool em gel, disponibilizado em diversas áreas dentro da Damek. E orientou os funcionários sobre o respeito ao distanciamento social.

Também foi necessário reduzir o contato com os clientes, adotando novas dinâmicas de relacionamento. “Diminuímos a entrada de pessoas dentro da empresa, como transportadoras, pois o produto era levado até eles por colaboradores protegidos com o uso de máscara e luvas, e clientes só podiam vir para a retirada de seu equipamento”, explica a porta-voz.

E o cuidado adotado com os funcionários também tem sido replicado nos relacionamentos com os parceiros. “Estamos distribuindo máscaras e informativos para o cliente junto com cada compra, a fim de firmar o nosso comprometimento com a situação que estamos vivendo. Com isso, orientamos um por um com o cuidado no dia-a-dia, visando nossa preocupação com todos”, conclui Maria Eduarda.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password