fbpx
breaking news New

Em 2ª edição, Prêmio Lata Mais Bonita ajuda a dar visibilidade às cervejarias

Premiação da Abralatas é dividida em 3 categorias, de acordo com tamanho das cervejarias participantes

Recorrentes no meio cervejeiro, as premiações ajudam a referendar o bom trabalho que vem sendo feito pelas marcas, além de dar visibilidade em um mercado conhecido pela variedade de opções. Será assim, também, com a segunda edição do Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), que reconhecerá os melhores designs nesse tipo de embalagem.

A premiação é destinada a todas as cervejarias proprietárias intelectuais e industriais do design de seus rótulos que operam no mercado nacional, sendo que o rótulo participante deve ter sido criado e produzido no Brasil, estar adequado às exigências do Ministério da Pecuária, Agricultura e Abastecimento, além de ter circulado de 2020 até 5 de outubro deste ano, quando se encerram as inscrições no Lata Mais Bonita do Brasil.

Leia também – Com incerteza sobre cerveja na Copa, Bud lança campanha e deve apostar na Zero

“O prêmio permite que as cervejarias, principalmente as menores, ganhem maior visibilidade nesse mercado, que é muito competitivo. A competição está sendo largamente divulgada e não será diferente com os vencedores. Além disso, aproximamos as cervejarias de agentes importantes do mercado de bebidas, desde associações, veículos especializados, os fabricantes de latinhas e até mesmo os consumidores, que poderão votar nos rótulos preferidos”, diz Cátilo Cândido, presidente-executivo da Abralatas.

A visibilidade citada por Cândido também é viabilizada pela divisão da premiação em três categorias, de acordo com o tamanho das empresas, o que permite o reconhecimento das diferentes operações na indústria cervejeira. São elas: microcervejarias (produção anual de até 2,5 milhões cerveja em lata),  médias cervejarias (entre 2,5 milhões e 60 milhões de unidades/ano) e grandes cervejarias (mais de 60 milhões unidades/ano).

A premiação, aliás, tem a participação direta do consumidor. A votação dos rótulos finalistas pelo público e a avaliação dos jurados ocorrerão de 19 de outubro a 20 de novembro, com o anúncio dos ganhadores e a cerimônia de premiação previstos para dezembro.

Publicidade

A Abralatas também acredita que a continuidade do Lata Mais Bonita do Brasil, iniciado em 2021, permite a valorização do trabalho realizado pelos designers das embalagens, estimulando a sua criatividade, o que foi o objetivo motivador do surgimento do prêmio. E aponta que esse cuidado ajuda as marcas na sempre concorrida disputa pelo consumidor nas gôndolas.

Queremos valorizar e estimular a criatividade de cervejarias, que, a cada ano, surpreendem e encantam consumidores com a beleza dos seus rótulos. A criatividade na identidade visual aplicada nas latas tem sido um importante diferencial utilizado pelas cervejarias para melhorar a comunicação da marca e agregar valor à cerveja

Cátilo Cândido, presidente-executivo da Abralatas

E a realização da segunda edição do prêmio coincide com a alta do uso de latas pela indústria, com a Abralatas estimando que 60% das cervejas produzidas no Brasil são envasada nesse tipo de embalagem. Em 2021, a alta da fabricação de latas foi de 5,2% na comparação com 2020, registrando o quinto ano consecutivo de aumento da produção, de acordo com dados da Abralatas, com um total de 33,4 bilhões de embalagens.

“A utilização de latas para cerveja no Brasil tem apresentado um crescimento contínuo, que segue uma tendência mundial, acelerada devido às vantagens ambientais, logísticas e de conveniência na sua utilização pelo consumidor final”, afirma Cândido.

Faça sua inscrição no Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil

No ano passado, mais de três mil pessoas votaram para escolher os rótulos de latas de cervejas mais bonitos no prêmio promovido pela Abralatas. Foram mais de 150 rótulos inscritos, com 26 finalistas, que foram avaliados por um júri técnico. A Rambeer foi a vencedora entre as microcervejarias, com a Salva Craft sendo a ganhadora entre as médias cervejarias. Já na disputa entre as grandes, a Colorado levou os principais prêmios.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password