fbpx
breaking news New

Com incerteza sobre cerveja na Copa, Bud lança campanha e deve apostar na Zero

Catar não deverá permitir o consumo de cerveja com álcool nas arquibancadas dos estádios

Vai ter cerveja na Copa do Mundo do Catar. Embora oficialmente a Fifa e os organizadores locais do torneio ainda não tenham anunciado como se dará a venda e a liberação do consumo da bebida durante a competição, movimentos envolvendo esse processo já se iniciaram. E a Budweiser lançou recentemente uma campanha que funciona como um marco do início das suas ativações para a Copa em todo o planeta.

O impasse envolvendo a comercialização de cerveja durante a competição se dá em função de o torneio ser realizado em um país muçulmano com restrições ao consumo de álcool. Mas esse desafio tem sido encarado, também, como uma oportunidade para os executivos da AB InBev para a promoção da Budweiser Zero no período da Copa.

A cerveja sem álcool da marca de origem norte-americana foi lançada inicialmente em julho de 2020, no mercado dos Estados Unidos, em uma iniciativa que envolveu o ex-jogador de basquete Dwyane Wade e em que a empresa chamava a atenção para o baixo teor calórico.

Leia também – Ambev amplia família da Brahma Duplo Malte com lançamento de versão escura

Depois, o rótulo começou a ser apresentado em outros países, incluindo o Brasil. Por aqui, a Budweiser usou o festival de música Lollapalooza, realizado no fim de março, para apresentar a sua versão zero, destacando ter apenas 65 calorias na long neck, de 330ml, e 69 calorias na latinha de 350ml.

Ainda assim, há um longo caminho a ser percorrido pela cerveja sem álcool da Budweiser.  Afinal, balanço divulgado pela AB InBev no início de 2022 apontou que a cerveja sem álcool ou com baixo teor alcoólico representa pouco menos de 7% das vendas do seu portfólio. E a companhia tem a meta de que a participação atinja os 25% das suas opções de cerveja em 2025.

A Copa do Mundo, assim, pode ser um caminho para ajudar nessa expansão da Budweiser Zero. E é certo que não haverá restrições para o consumo de bebidas sem álcool dos patrocinadores da Fifa e da Copa do Mundo nas arquibancadas dos estádios do Catar, nos seus arredores e na Fan Fest.

Existem, portanto, diversas possibilidades de ativação envolvendo a Bud Zero durante o torneio no Catar. E isso foi reconhecido pelo diretor de marketing global da AB InBev, Marcel Marcondes, em entrevista ao Wall Street Journal. “Haverá milhões de pessoas vendo os jogos, então é uma oportunidade de teste considerável, com certeza”, disse.

O consumo de cerveja no Catar não é proibido, mas a sua venda é restrita a alguns locais, como hotéis cadastrados. A Fifa, os organizadores da Copa e a empresa patrocinadora trabalham em um acordo para que essas medidas sejam flexibilizadas durante o período de disputa do torneio, de 20 de novembro a 18 de dezembro, mas o consumo nas arquibancadas não será liberado.

Publicidade

“Estamos trabalhando com as autoridades locais para garantir que estaremos em total conformidade com todas as especificidades das regras”, relata Marcondes, sem dar maiores detalhes sobre espaços onde a comercialização e o consumo serão permitidos, além dos preços que serão cobrados pela cerveja na Copa do Mundo.

De acordo com informações obtidas pela agência de notícias Reuters, a venda de cerveja será realizada nas 3 horas que antecederem os jogos e na hora seguinte ao apito final, dentro do perímetro dos estádios, mas em áreas reservadas e nunca nas arquibancadas. Além disso, o consumo na Fan Fest, em Doha, poderá ocorrer entre 18h30 e 1h locais.

Também há dúvidas sobre o que irá ocorrer na primeira sexta-feira da Copa do Mundo, 25 de novembro. O dia, para os muçulmanos, é marcado por orações em mesquitas, com restaurantes e comércios ficando fechados. Para esta data, porém, está agendado um jogo iniciando às 13 horas locais, entre País de Gales e Irã, seguido por outros três compromissos, às 16h, às 19h e às 22h.

A campanha da Budweiser
Apresentada na última semana, a campanha global da Budweiser envolve três potenciais estrelas da Copa do Mundo, o brasileiro Neymar, o argentino Messi e o inglês Sterling, tendo como mote “A Copa Mundo é o Nosso Palco”. E conta com a música “Everybody Wants to Rule the World”, do Tears for Fears, em uma nova versão.

A campanha foi criada pela agência de publicidade Wieden+Kennedy, nos Estados Unidos, tendo sido lançada simultaneamente em mais de 70 países. “Nos últimos anos vivemos momentos super duros enquanto sociedade e depois de quatro anos e uma pandemia, nós finalmente poderemos curtir a grande festa mundial que é a Copa do Mundo. Por isso, nós, de Budweiser, vamos trazer uma mensagem de otimismo e determinação, a qual celebra a importância da jornada das pessoas até a realização de seus sonhos”, afirma Carolina Caracas, chefe de marketing da Budweiser no Brasil.

Outras controvérsias
A disputa da Copa do Mundo no Catar tem outras nuances – e mais complicadas – do que apenas restrições ao consumo de álcool no país. A nação conta com leis LGBTfóbicas e organizadores já declararam que vão vetar a exibição de bandeiras LGBTQIA+ nos estádios.

Além disso, há acusações de maus-tratos e exploração dos trabalhadores, muitos deles imigrantes, envolvidos na construção dos estádios da Copa do Mundo. O próprio governo local reconheceu que ocorreram mortes nas obras, afirmando que, entre 2014 e 2020, houve 37 óbitos entre funcionários envolvidos nas construções, embora declarando que 34 destes não estavam relacionados ao trabalho.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password