Com alta de 14% em 2020, Brasil passa a ter 1.383 cervejarias

Mesmo com os desafios impostos pela pandemia do coronavírus, o Brasil ampliou o número de cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e passou a ter 1.383 ao fim de 2020, com um aumento de 14,4% no número de fábricas em relação a 2019. Porém, houve queda no número de produtos registrados pela primeira vez desde 2008. Os dados constam no Anuário da Cerveja 2020, divulgado nesta sexta-feira pelo Mapa.
Além disso, o material informa que todos os estados brasileiros agora têm uma cervejaria. A expansão, inédita, foi registrada após o Acre abrir a sua primeira fábrica no ano passado. Essa foi, aliás, umas das 204 novas cervejarias inscritas no Mapa em 2020, embora outras 30 tenham cancelado seus registros. E agora 609 municípios brasileiros possuem cervejarias, um crescimento de 5% em comparação a 2019.

“A expansão do mercado cervejeiro no Brasil vem crescendo nos últimos dez anos, e essa tendência se manteve em 2020 mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia”, afirma o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Mapa, Carlos Vitor Müller.
O Piauí, com expansão de 200%, e a Paraíba, com alta de 60%, foram os estados com crescimentos mais expresssivos no número de fábricas de cerveja no ano passado. Já São Paulo segue sendo o estado com mais estabelecimentos: 285, uma alta de 18,2% em relação a 2019, acima, portanto, do crescimento nacional.
Essa expansão paulista foi impulsionada por Ribeirão Preto, que teve aumento de 50% no número de fábricas de cervejas, e São Paulo, com incremento de 44%. A capital paulista, assim, passou a ter 39 cervejarias, apenas uma a menos do que Porto Alegre, a líder do ranking nacional entre os municípios. Nova Lima (MG), com 23, Curitiba, com 22, e Caxias do Sul, com 19, completam o Top 5.
Os estados da região Sul continuam sendo fundamentais para o setor. Santa Catarina lidera na densidade de cervejarias por habitantes – 41.443 -, enquanto o Rio Grande do Sul tem 9 das 10 cidades com maior densidade, sendo Santo Antônio do Palma a líder da relação.
Leia também – 14 executivos avaliam os efeitos de mais de 1 ano de pandemia em suas cervejarias
Além disso, o Rio Grande do Sul é o segundo estado com mais cervejarias – 258 -, com Santa Catarina em quarto lugar – 175 – e o Paraná em quinto – 146. Na lista, liderada por São Paulo, Minas Gerais é a terceira colocada, com 178 cervejarias.
Queda nos lançamentos
O crescimento do número de cervejarias, entretanto, veio com uma ressalva importante. Em um efeito claro da pandemia, houve queda no número de registros de produtos para cerveja em 2020, o que não ocorria desde 2009. Foram concedidos 8.459 novos registros, o que representa redução de 15% em relação a 2019.
Sabemos que muitos desses lançamentos de novos produtos foram impactados pela pandemia, pelas restrições de consumo e restrições econômicas de forma geral. Com um menor número de lançamentos, se faz um menor número de registros de produtos também
Carlos Vitor Müller, coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Mapa
0 Comentário