fbpx
breaking news New

Acordo entre Carlsberg e Marston’s pode sufocar independentes na Inglaterra

Com o acordo, a Carlsberg ganha capilaridade em rede de 1,4 mil pubs

A cervejaria dinamarquesa Carlsberg e a tradicional rede britânica Marston’s, dona de uma extensa cadeia de pubs e produtora de “cask ales”, chopes vendidos em barril, anunciaram a criação de uma joint venture.

No acordo, um empreendimento conjunto, a Carlsberg passa a ter 60% do controle da nova Carlsberg Marston’s Brewing Company, o que, na prática, pode significar uma grande dor de cabeça para concorrentes pequenos e locais.

A fusão veio em boa hora para a Marston’s, uma das maiores redes de pubs da Inglaterra, que conta com aproximadamente 1,4 mil casas espalhadas por todo o país, entre franquias e lojas próprias – todas fechadas nesse momento, por causa das medidas de isolamento social, mantendo 14 mil funcionários em casa.

Uma semana antes da fusão, a companhia chegou a anunciar que buscava 70 milhões de libras (aproximadamente R$ 469 milhões) para se manter viva. Com o acordo, que inclui um aporte de 273 milhões de libras (R$ 1,831 bilhão), as ações da Marston’s subiram 36%, recuperando parte dos prejuízos acumulados desde a adoção das medidas restritivas.

Publicidade

Leia também – Carlsberg abandona o otimismo para 2020

Por outro lado, a iniciativa pode também significar uma “segunda chance” para a Carlsberg na Inglaterra. No ano passado, o CEO da cervejaria dinamarquesa, Cees t’Hart, apontou o país como o mercado onde a empresa vinha tendo pior desempenho, com quedas anuais no volume de vendas da ordem de 3% desde 2018. A partir do acordo, os pubs da rede passarão a oferecer um mix de rótulos da Carlsberg e das “cask ales” da Marston’s, como a Hobgoblin e a Pedigree.

Para a associação que representa as cervejarias independentes da Inglaterra, The Society of Independent Brewers (SIBA), os termos do tratado representam uma ameaça para as pequenas empresas do setor, que terão dificuldade para fazer seus rótulos chegarem aos pubs.

“Essa união é a última de uma série de consolidações no mercado britânico”, afirmou o chefe-executivo da SIBA, James Calder. “Ela tem o potencial para fazer a marca Marston’s se tornar global e trazer a Carlsberg de volta ao negócio da distribuição poucos anos depois de tê-lo deixado. E tem, também, o potencial de impactar negativamente nas pequenas cervejarias independentes ao reduzir seu acesso ao mercado”, concluiu.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password