fbpx
breaking news New

Com plano multirregional, CBCA celebra 2 anos e tem nova expansão na mira

CBCA reúne Schornstein, Leuven e Seasons, além da The Drummer, exportada para a Califórnia

A ampliação do número de cervejarias artesanais no Brasil trouxe consigo um slogan que busca valorizar o consumo local, mas que também pode reduzir o campo de atuação de uma marca. Foi para driblar esse fator que há dois anos – em outubro de 2019 – saiu do papel a Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal, a CBCA, a principal holding do setor, com atuação propositalmente multirregionalizada.

Hoje, a CBCA reúne três marcas dentro do país – Schornstein, Leuven e Seasons – e a The Drummer, produzida para o mercado externo. Juntas, têm uma capacidade instalada de produção de 300 a 350 mil litros de cervejas por mês nas fábricas de Piracicaba (SP) e Pomerode (SC), escoados pelos centros de distribuição de São Paulo e Tijucas (SC), além de dois bares e duas lojas físicas e uma virtual. E estão sob a perspectiva de fechar 2021 com faturamento de quase R$ 40 milhões, fruto de uma atuação pautada pela diversidade de rótulos e marcas em diferentes regiões do Brasil.  

Leia também – Spaten e Schornstein serão as cervejas oficiais da São Paulo Oktoberfest

São grandes números que levam a CBCA a celebrar o seu segundo aniversário, mas que representam, nas palavras de Gustavo Barreira, seu CEO, a fase de consolidação da companhia, um plano surgido ainda em 2018, diante da percepção de dificuldade de uma marca ser competitiva longe de casa.

“Se escala é fundamental nesse mercado, se tenho dificuldade em ganhar amplitude nacional por estar em desvantagem com as marcas regionais, por que não construir algo capilarizado, com fábricas espalhadas por todo o Brasil, sendo, inclusive, uma opção para bares e restaurantes, resolvendo uma demanda pela qual eles precisariam buscar até quatro cervejarias?”, aponta Barreira, relembrando o questionamento que o motivou a tirar a CBCA do papel.

Até então à frente da paulista Leuven, ele encontrou na catarinense Schornstein a parceira ideal, por ser uma marca forte e complementar, em uma região onde a sua marca não tinha atuação. E foi dessa conversa inicial entre a cervejaria de Piracicaba e a de Pomerode, ainda em novembro de 2018, que surgiu a CBCA, em um processo sacramentado quase um ano depois.

E não ficou nisso. Em março de 2020, mês marcado pela eclosão da pandemia do coronavírus, a porto-alegrense Seasons se juntou à CBCA, que também comprou uma participação na distribuidora Fábrica 75. E ainda se uniu em agosto a Matt Sorum, ex-baterista do Guns ‘N Roses, para criar a The Drummer, hoje exportada para a Califórnia.

A ampliação do número de marcas, da produção e da estrutura pode indicar uma trajetória de sucesso, mas não esconde os percalços, como indica o CEO da CBCA. “É o primeiro movimento nesse sentido no Brasil, sem referência, então vamos aprendendo sozinhos, com as cicatrizes. Mas todos partem da crença de que a marca era boa e vai melhorar por estar na CBCA.”

Publicidade

Para isso, segundo Barreira, a CBCA olha com cuidado para detalhes que ajudem a padronizar processos, mas nunca a pasteurizar as marcas. E mudanças já puderam ser vistas nas cervejarias nesses dois anos, como relata o CEO da companhia. “A Seasons era uma ótima cerveja, um ótimo projeto, mas com atuação regional. Hoje está muito mais presente em Santa Catarina e São Paulo, passando a ter mais capilaridade e espaço.”

“A Schornstein era uma marca que corria o risco de envelhecer, chegou aos 15 anos agora. Fizemos ajustes no portfólio, reforçamos a característica da escola alemã e o DNA de Pomerode. Ela rejuvenesceu, inclusive nos rótulos, sem perder a identidade”, acrescenta Barreira sobre a marca catarinense, que será uma das cervejas oficiais da São Paulo Oktoberfest.

“A Leuven tinha presença tímida em Santa Catarina, e agora está mais relevante. Ficou mais confortável para se posicionar como a marca da escola belga, porque as demais complementam a ausência de outros estilos”, resume o CEO da CBCA, apontando como a junção das marcas ajudou nas melhorias em cada uma delas nesses dois anos de trajetória.

O futuro
Hoje, no portfólio da CBCA, a Schornstein responde por 60% da produção de cervejas da companhia, com a Leuven tendo uma fatia de 25% e a Seasons de 15%. “Foram 2 anos para terminar a construção de cultura, sistemas, processos e pessoas. Hoje considero o momento de maturidade”, avalia Barreira.

Números que poderão ser modificados em 2022, não pelo aumento da produção, mas porque o plano da CBCA é ter uma nova marca em seu portfólio em breve.

Tem um plano até 2025 de termos duas novas fábricas. Uma aquisição, provavelmente no ano que vem, para que traga já a sua carteira de rótulos e clientes. E em 2024 seria uma fábrica nova

Gustavo Barreira, CEO da CBCA

O foco, para essas novas unidades, está na região oeste de São Paulo e no Rio Grande do Sul. E isso tem a sua razão. Como explica o CEO da companhia, a ideia é fechar um “corredor”, que conta com o oeste de São Paulo, Piracicaba, São Paulo capital, o litoral paulista, Curitiba, Joinville, Pomerode, Tijucas, Florianópolis e região, e Porto Alegre. “Esse é o foco da primeira fase da CBCA”, comenta ele, descartando, nessa primeira etapa, desbravar novas regiões, como o Nordeste ou o Centro-Oeste.

“Temos um corredor que funciona. Se o mercado é muito longe, vira outro negócio, quase independente. Hoje temos uma sinergia, o caminhão vai até um ponto e volta. E um outro segue”, justifica Barreira, também apontando as características que busca no mercado. “Estar em uma dessas regiões, ter capacidade produtiva para expandir, produzindo, já, 100 mil ou mais litros e bom nível de profissionalismo.”

Enquanto isso, a CBCA também busca tornar mais atrativa a sua loja online, lançada recentemente, para que ela responda em dois anos por 10% das suas vendas. “Hoje está em 2% a 3%, mas é só uma loja. A ideia é gerar conteúdo, ter um clube de assinaturas, possibilidade de ensino à distância… Mas, claro, tudo isso será de modo cadenciado”, conclui Barreira.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password