fbpx
breaking news New

Como as cervejarias podem se planejar para aproveitar a demanda do fim do ano

Cervejarias devem realizar pedidos de insumos em novembro para evitar escassez no período de festividades, alerta especialista

Se a expectativa é alta, o planejamento deve estar no mesmo nível. É esse o alerta que está embutido com a aproximação das celebrações do fim do ano no Brasil. Sob a perspectiva de ter festas de Natal e réveillon marcantes em dezembro, a indústria cervejeira precisa definir planos e realizar a compra antecipada de insumos para acompanhar uma demanda que promete ser histórica.

A reflexão é de Bruno Lage, sócio-proprietário da empresa de rótulos Label Sonic. Ele lembra que o período do fim do ano sempre foi desafiante para a busca por insumos pelas cervejarias. Mas destaca que o cenário pode se tornar ainda mais complicado em 2021, pois o período das festas vem após o início de recuperação do segmento depois de uma longa recessão.

Leia também – Mondial de la Bière terá edição presencial em dezembro no Rio

Freadas pela pandemia do coronavírus, iniciada em março de 2020, a agenda de eventos, as celebrações coletivas e a ida a bares e restaurantes retornaram, aos poucos, à rotina da sociedade, especialmente a partir da segunda metade de agosto, com o avanço da vacinação e a redução das medidas restritivas pelos gestores públicos.

Até então mais lutando pela sobrevivência do que buscando novos consumidores, a indústria cervejeira viu a demanda crescer e precisou corres atrás dos insumos para atendê-la imediatamente. “Alguns segmentos estão aumentando a demanda rapidamente, após quedas provocadas pela pandemia. E estão produzindo para atenderem a esta demanda. Mas haverá uma nova onda de crescimento da demanda impulsionada pelas festas de fim de ano em um cenário de reencontros após a vacinação e queda dos números assustadores da pandemia”, destaca Bruno.  

O problema, como alerta o gestor da Label Sonic, é que essa necessidade de ter mais insumos, como garrafas, latas, rótulos e caixas de papelão, será ainda maior para o período de Natal e réveillon. E, assim, quem não perceber que tem de planejar essa aquisição ao mesmo tempo em que precisa encontrar soluções imediatas, pode ter dificuldades para resolvê-las nas semanas seguintes.

Além disso, apesar da crise econômica e da perda do poder de compra do brasileiro, há uma expectativa de aumento maior da demanda por produtos premium em comparação aos das demais categorias. Isso se dará por uma sensação de merecimento do consumidor após cerca de um ano e meio de restrições.

“Esta demanda exigirá a compra de novos insumos para produção, agendamento de datas de produção por parte dos ciganos, compra de garrafas, latas ou growlers e para a encomenda de rótulos profissionais. Em se tratando de lançamentos, o processo de contratação de designer, aprovação da arte, conferência da prova impressa e produção do pedido podem demorar até um mês. Portanto, é preciso atender a demanda atual já se preparando para o final de ano, simplesmente pelo fato de assim ter tudo pronto para a produção e não haver ruptura”, avalia o sócio da Label Sonic.

Assim, na visão de Bruno, uma estratégia interessante para as cervejarias visando o planejamento do fim do ano é realizar compras maiores, que atendam a demanda imediata e ainda sirvam como estoque para o período das festas. Dessa forma, evita-se a falta do produto e ainda se consegue um preço mais competitivo.

Todo mundo ficou ‘apertado’ com a pandemia e precisa fazer caixa rapidamente. Mas a maior economia está na compra em escalas maiores

Bruno Lage, sócio-proprietário da Label Sonic

Calendário
E o calendário ainda pode surpreender as cervejarias. Afinal, se faltam dois meses para o Natal, o período conta com dois feriados nacionais em novembro, o que pode significar menos dias, efetivamente, de trabalho em indústrias fornecedoras de matérias-primas e embalagens.

Até por isso, Bruno destaca que, para contar com os rótulos da Label Sonic em suas cervejas na festa do fim do ano, as marcas devem realizar seus pedidos ainda no mês de novembro.

“Caso o cliente precise fazer provas impressas (gratuitas e no mesmo material, acabamento, formato e tamanho), o prazo máximo para solicitação é até 22 de novembro. Para a encomenda da produção dos rótulos, o prazo máximo é até 30 de novembro”, detalha Bruno. “Após estas datas, será necessário avaliar com muito cuidado a logística e o prazo médio de produção que estará em vigor na época. E, como o cliente pode pagar em até 6 vezes sem juros, é possível fazer um ótimo negócio adiantando o seu pedido.”

Saiba mais sobre a Label Sonic em nosso Guia do Mercado

Sabendo que precisará lidar com uma demanda extra do fim do ano das cervejarias, a Label Sonic já se planejou para atendê-la. “No âmbito comercial, iremos fazer plantão de vendas em dois sábados, fazendo orçamentos, finalizando arquivos e emitindo pedidos. Já na produção, o horário será estendido para que possamos agilizar ao máximo as entregas”, conclui Bruno.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password