fbpx
breaking news New

Cervejarias podem ganhar sistema de aquecimento de água; veja como concorrer

Edital é destinado para indústrias de bebidas de pequeno e médio porte, de acordo com critérios do BNDES

Cervejarias podem ter acesso gratuito a sistemas de aquecimento de água. A possibilidade está sendo ofertada em uma chamada pública do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Procel, que tem inscrições abertas até 30 de outubro e selecionará quatro indústrias de bebidas. Assim, permitirá que as ganhadoras consigam economizar recursos com o aquecimento da água.

A chamada pública faz parte do projeto PAR 2020 – Aplicação de sistemas termossolares de baixa e média temperatura em indústrias de bebidas. E a iniciativa realizará a instalação de um sistema de aquecimento de água por meio de coletores solares nas quatro vencedoras, que podem ser cervejarias.

Leia também – Confira vantagens de personalizar embalagens de cervejas em lançamentos

O edital é destinado a indústrias de bebidas de pequeno e médio porte, de acordo com os critérios do BNDES. Ou seja, estão aptas a participar aquelas companhias com faturamento bruto anual entre R$ 360 mil e R$ 300 milhões anuais.

O sistema a ser instalado nas indústrias de bebidas selecionadas é composto por um reservatório térmico e coletores solar de tubos evacuados, que promovem o aquecimento da água armazenada para temperaturas superiores a 100°C.

Com esse equipamento, a expectativa é de que haja redução do consumo de energia, aumentando a eficiência da unidade produtiva e reduzindo as despesas.

Publicidade

“Uma cervejaria precisa de energia advinda de combustíveis fósseis, gás natural ou GLP para aquecer a água. Com o aquecimento solar, é possível evitar o uso dessas fontes de energia. Essa substituição garante o benefício de não se gastar com a água no processo produtivo”, diz Odailton Arruda, diretor de operações da 3e Soluções e coordenador da chamada pública.

A seleção das quatro indústrias de bebidas se dará pelos critérios descritos no edital (confira). Eles envolvem temáticas como as despesas com energia, a quantidade de água que é aquecida e a altura do telhado, entre outros.

Os nomes das empresas selecionadas sairão em 7 de novembro, com o resultado final, após um período reservado para a apresentação de recursos, sendo dado no dia 18. Depois, a fase de instalação terá várias etapas: diagnósticos energéticos (até 24 de fevereiro de 2023), melhorias (até 28 de abril), implantação (até 27 de outubro) e monitoramento (a partir de 27 de outubro).

Os recursos que viabilizaram a instalação dos sistemas de aquecimento de água são provenientes de um fundo constituído pelo porcentual da Receita Operacional Líquida das Distribuidoras de Energia repassado para o Procel para aplicação em ações que fomentem a eficiência energética, tendo sido aprovado pelo Comitê Gestor de Eficiência Energética, em julho de 2020, dentro do plano anual de investimento do PROCEL 2020/2021.

Vencedora de um pregão eletrônico promovido pela Eletrobras, a 3e Soluções foi a empresa escolhida para conduzir esse processo. Assim, é a responsável pela realização da chamada pública e sua divulgação, além da gestão dos projetos selecionados. Já a Solis Solar responderá pela instalação dos sistemas de aquecimento de água nas indústrias ganhadoras.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password