fbpx
breaking news New

Cia de Brassagem celebra 4 anos com Porter que sintetiza sua brasilidade

Rótulo leva elementos tipicamente brasileiros como cupuaçu, baunilha do cerrado e amburana

Criada em 2017, a Cia de Brassagem Brasil não carrega o país apenas em seu nome, também levando-o em mente quando apoia projetos de preservação de espécies da fauna nacional ou ao definir as receitas das suas cervejas. E essa valorização da essência brasileira também está presente na Porter criada para festejar o quarto aniversário da cervejaria.

Afinal, embora a Porter tenha sua origem no Reino Unido, nos anos 1700, a cerveja desse estilo apresentada pela Cia de Brassagem Brasil possui elementos brasileiros, para que a premissa de homenagear a diversidade ficasse bem representada no rótulo festivo.

Leia também – Com maior foco em eventos, Schornstein faz encontro para harmonizar cerveja e pessoas

“Os sentimentos de brasilidade se propagam por toda a nossa cultura, pelo nosso povo nesse Brasil afora, em seus biomas, do Oiapoque ao Chuí, e devemos nos orgulhar de quem somos. O orgulho de ser brasileiro vai além da nossa bandeira e do verde e amarelo, mas passa pelo cuidado com a nossa biodiversidade e sua preservação, pelo respeito mútuo e valorizando aquilo que temos de melhor. Cada brasileiro, em cada canto do nosso país, traz suas origens, sua história, seus sonhos, suas lutas”, diz Danielle Mingatos, sócia, co-fundadora e cervejeira da marca.

De acordo com a descrição apresentada pela Cia de Brassagem Brasil, essa Porter traz notas que remetem a leve torra e chocolate provenientes dos maltes e um toque de brasilidade com o uso de nibs de cupuaçu, utilizados para a produção do cupulate da Amazônia. A complexidade de aromas e o toque amadeirado ficam por conta da baunilha do cerrado e da amburana. É uma cerveja de corpo médio-baixo, com 4,7% de graduação alcoólica, sendo marrom, com nuances rubi. E foi feita em um lote único.

Se incluir elementos tipicamente nacionais em suas receitas não seria uma exclusividade da Cia de Brassagem Brasil, a marca tem buscado, desde 2017, adicionar uma característica que a diferencie dentro desse contexto: o apoio a projetos de preservação da biodiversidade brasileira.

“Trouxemos uma proposta diferente do que encontramos comumente no mercado, unindo cerveja e responsabilidade social. Apreciar uma cerveja é muito bom e saber que parte daqueles goles é repassado para projetos que lutam pela preservação de espécies da fauna brasileira ou outros projetos de cunho social é ainda melhor. Trazendo o Brasil no coração do nosso nome, exaltamos a riqueza do Brasil, em sua fauna – tão linda e, infelizmente, ameaçada – e flora – trazendo ao público frutas, sementes e madeiras compondo nossas receitas”, lembra Mingatos.

Publicidade

Reconhecimento e desafios
Nesses 4 anos, a Cia de Brassagem Brasil teve sua produção e ações reconhecidas por algumas premiações. Logo em 2017, por exemplo, venceu o Prêmio Brasil Bräu de Gestão em Negócios de Cerveja na categoria Responsabilidade Social, algo que se repetiria em 2019.

Já as suas cervejas foram duas vezes vencedoras do Prêmio Alterosa, com a Tartaruga-de-Pente (Belgian Blond Ale) e a Onça-Pintada (Session IPA). E no Concurso Brasileiro de Cervejas de 2020, em Blumenau, a Dubbel Sour (colaborativa com a Cervejaria Los Compadres) levou a medalha de bronze.

Como lembra a cervejeira, na sua trajetória, a Cia de Brassagem Brasil chegou a contar com um bar em São Paulo, com foco na experiência que os diferentes rótulos e estilos de artesanais podem promover. “Ao longo desse tempo tivemos a nossa casa, o bar da nossa cervejaria, no Campo Belo, em São Paulo. Trouxemos um conceito diferente, primando pela experiência, na qual o cliente era convidado a ir ao balcão ter sua curiosidade aguçada, degustar e ouvir um pouco a história de cada uma das cervejas até chegar naquela que lhe rendia o melhor gole.”

A pandemia do coronavírus, porém, impôs desafios à Cia de Brassagem Brasil. A marca optou por fechar o estabelecimento logo em março, nos primeiros dias da crise sanitária. E, como cervejaria cigana, paralisou suas operações, retomando-as no fim de outubro.

“O encerramento da operação do nosso bar veio no momento certo, pois certamente não teríamos sobrevivido, como ocorreu com tantos bares, restaurantes e pubs. Com a primeira onda e o comércio fechado, esgotamos o nosso estoque fazendo delivery e, mesmo assim, tivemos algumas perdas”, detalha a cervejeira da Cia de Brassagem Brasil.

Saiba mais sobre a Cia de Brassagem Brasil em nosso Guia do Mercado

Foi a forma de lidar com a pandemia, que já dura mais de um ano. A cervejaria tem sido cautelosa diante das incertezas, mas agora fez o lançamento da Porter para celebrar os seus quatro anos. E promete realizar outros, sempre reforçando a sua ligação com a brasilidade.

Revimos o nosso portfólio, focando na produção de algumas das nossas cervejas (dentre as 16 que já produzimos), além de lançarmos a nossa edição comemorativa de 4 anos. Temos mais alguns lançamentos projetados para este ano, incluindo cervejas colaborativas. Cervejas novas e releituras das nossas cervejas de portfólio trazendo elementos brasileiros em suas composições (os testes têm sido promissores!)

Danielle Mingatos, sócia, co-fundadora e cervejeira da Cia de Brassagem Brasil

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password