fbpx
breaking news New

Presencial, congresso da Agrária une teoria e aplicação do conhecimento

congresso agrária
Evento, de 18 a 22 de julho, incluirá visitas à maltaria da Agrária, considerada a maior da América do Sul

Os profissionais da indústria cervejeira voltam a ter um encontro marcado no Paraná. Depois de duas edições restritas ao modelo online, em função da gravidade da pandemia do coronavírus, o Congresso Técnico Internacional Agrária Malte vai acontecer presencialmente, no período de 18 a 22 de julho, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava.

As inscrições para o congresso promovido pela Agrária podem ser realizadas até a próxima segunda-feira (11), no site oficial do evento. E a expectativa dos organizadores é de que entre 500 e 600 profissionais da indústria cervejeiras estejam presentes ao encontro, que vai debater os desafios de quem atua no cotidiano do setor.

Leia também – Abracerva firma acordo com Sindicerv e foca na educação em busca de novo caminho

“É um congresso destinado às cervejarias em geral, seus donos e técnicos. Os convites para os participantes são feitos pela Agrária para garantir o foco técnico do evento. E toda programação é pensada em palestras predominantemente técnicas e, obviamente, em algumas coisas que são as dores ou tendências do segmento. Este ano, por exemplo, estamos trazendo uma mesa redonda sobre desafios do mercado cervejeiro, para provocar uma discussão sobre os problemas”, explica Alexandre Sierote, especialista de marketing da Agrária Malte.

Dividida em 5 dias, a programação reserva para o primeiro – dia 18 – e o último – dia 22 –, a possibilidade de visitas à Agrária Malte, com passagens por Museu Histórico de Entre Rios, Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, maltaria e cervejaria experimental da companhia. Para Sierote, é essa união entre o conhecimento teórico, oferecido nos 3 dias de debates e palestras, com a possibilidade de conhecer a estrutura e o trabalho da Agrária na prática, que torna o evento mais completo.

“Durante o congresso, oferecemos a oportunidade de visitas à Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, onde se pode ver toda a ciência por trás dos experimentos. Além disso, também se visita a nossa maltaria, que é a maior da América Latina. E ainda tem a parte histórica com a ida ao nosso museu. Também passamos pela cervejaria experimental, onde se degusta e se conhece o trabalho feito por lá. Misturamos a parte do conteúdo técnico com o lado da experiência”, diz.

Publicidade

Já o cronograma de palestras inclui a participação de profissionais nacionais e internacionais que são referências no setor, como Meagen Jean Anderson (Nzhops), que abrirá a programação com uma palestra sobre cerveja sem álcool, assim como de Alírio Caldera (Weyermann) e Tom Shelhammer (Lallemand), entre outros.

“O congresso é conhecido por trazer palestrantes de diversos lugares do mundo. Um dos destaques é a presença da Megan Anderson, que vai fazer uma palestra sobre cerveja sem álcool. Também teremos mesas redondas durante os três dias de palestras para fazer um debate mais amplo sobre alguns tópicos que a gente avaliou ser interessante compartilhar”, conclui o especialista de marketing da Agrária Malte.

Confira a programação completa de palestras do Congresso Técnico Internacional:

19 de julho
8h15 às 9h45 – Cervejas sem álcool e como desenvolvê-las com frações – Meagen Jean Anderson (NZHops)
10h10 às11h40 – Haze: Amor e ódio – Fábio Teleginski (Agrária Malte)
13h30 às 15h – Beer Staling: O desafio de manter o frescor da cerveja – Alexander Weckl (Agrária Malte)
15h25 às 17h – Filtrando cerveja sem perder a qualidade – Ligia Marcondes
17h às18h30 – Mesa Redonda – Histórias Cervejeiras – Boinas Verdes

20 de julho
8h15 às 9h45 – Estudo técnico da nova metodologia de cálculo de cor de mosto e cerveja – Alírio Caldera (Weyerman)
10h10 às 11h40 – A Produção de Malt Whisky – Robert Fotheringham (Lallemand)
13h30 às 15h – Técnicas exóticas de mostura – Alexander Schwarz (Agraria)
15h25 às 17h – Beer Spoilers – O biofilme de terror para as cervejarias – Marcelo Barga e José Antunes (Bio4)
17h às 18h30 – Mesa Redonda – Desafios do Mercado Cervejeiro: Legislação, economia e mercado

21 de julho
8h15 às 9h45 – Biotransformação – Tom Shellhammer (Weyerman)
10h10 às 11h40 – Fermentação e formação de compostos sulfurosos – Ben Souffriau (Abbiotek)
13h30 às 15h – As promissoras variedades e produtos de lúpulo da Alemanha para a produção de Lagers a Ales para o segmento craft – Johann Bertazzoni e Carlos Ruiz (HVG)
15h25 às 17h – Contexto de mercado global: Cevada, Malte e Cerveja – Alexandre Karkle (Agrária Malte)
17h às 18h30 – Mesa Redonda – Lúpulos Nacionais x Importados

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password