fbpx
breaking news New

Dutra e Fliaraxá apresentam cerveja literária e evidenciam a temática do racismo

Escritores negros estampam rótulos de cervejas criadas para homenageá-los em festival de literatura em Minas Gerais

A 10ª edição do Festival Literário de Araxá, que começa nesta quarta-feira (11) e vai até domingo (15) na cidade do interior de Minas Gerais, traz aos visitantes, como um dos seus atrativos, a apresentação de “cervejas literárias”. Como fruto de parceria entre o evento e a Dutra Beer, de Santo André (SP), foi produzida uma bebida que possui quatro diferentes rótulos, com os rostos dos escritores escolhidos pela organização para ficar em evidência no Fliaraxá.

São eles: Maria Firmina dos Reis, autora de “Úrsula”, considerado o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil; Itamar Vieira Junior, autor homenageado; Jeferson Tenório, escritor convidado; e Tom Farias, curador do festival.

Leia também – Em sua maior edição, World Beer Cup não premia brasileiros e anuncia que será anual

A homenagem da Dutra Beer, em parceria com o festival, se dá em uma edição do evento que tem como tema “Abolição, Independência e Literatura” e indica a intenção dos seus organizadores de reforçar a urgência do debate sobre o racismo, como destaca Afonso Borges, escritor, jornalista, gestor cultural e criador do festival.

“O Fliaraxá está homenageando essas pessoas porque acha que o racismo é a grande questão brasileira a ser discutida. Não só porque eu considero que a gente nunca fez de verdade a abolição da escravatura, e é por isso também que o Fliaraxá vai acontecer em 13 de maio (data em que a Lei Áurea foi assinada em 1888), como acho que neste momento é o assunto que Tom Farias colocou em questão quando fez a biografia da Carolina Maria de Jesus. Itamar Vieira Júnior trouxe novamente à baila o gosto pela ficção brasileira com o ‘Torto Arado’, assim como Jeferson Tenório com o ‘Avesso da Pele’. E não poderia acontecer uma homenagem melhor do que à Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista brasileira, que faz 200 anos de nascimento, assim como a Independência do Brasil, o segundo tema colocado”, diz.

Além dos debates sobre as obras e legados desses autores, o Fliaraxá poderá contar com cervejas alusivas a eles graças a uma ideia de Tom Farias, curador do festival, que fez o convite para a Dutra Beer produzi-las. “Aceitamos com muito prazer, já que a literatura e a busca constante pelo conhecimento fazem parte da nossa essência enquanto cervejaria”, explica André Dutra, sócio-proprietário da cervejaria que leva o seu sobrenome.

A bebida criada para homenagear os autores é uma Ginger Beer. E a escolha do gengibre, um ingrediente de sabor picante, foi proposital. “A ideia foi fugir do senso comum. Mesmo sabendo que a especiaria não é unanimidade (assim como todo gosto não é), resolvemos deixar uma marca e trazer uma nova sensação ao paladar dos participantes que lá estarão e, ao mesmo tempo, mostrar que cerveja não é tudo igual, como querem que a gente pense”, reforça André.

Afonso destaca a conexão histórica que sempre existiu entre a cerveja e a literatura. “No fundo, a cerveja sempre esteve conectada à literatura, senão por conteúdo, onde diversos romances e textos foram produzidos com o assunto, mas pela proximidade que a cerveja tem com a literatura através da história”, ressalta.

André também enaltece a parceria entre o Fliaraxá e a Dutra Beer como uma forma de realçar o laço entre a cerveja e a cultura. “Acreditamos que a cerveja artesanal pode ser também, através de seu rótulo, um instrumento de conhecimento. Por que não ler um livro degustando uma boa cerveja artesanal?”, questiona.

A ação com a Dutra Beer se insere em uma edição especial do Fliaraxá, a décima. Algo que faz Afonso lembrar a herança que o evento já está deixando para uma nova geração de leitores, que têm o festival como combustível importante para se beneficiar do acesso à cultura.

“O Fliaraxá tem como legado o amor à leitura. São dez anos de trabalho. Então você imagina uma criança que tinha 12 anos quando nós começamos o Fliaraxá e hoje tem 22. O legado mais importante do evento é deixar essa juventude leitora, que sai por aí arrasando em matéria de autocrítica, crítica, leitura e, principalmente, consciência social e de mundo, que a leitura traz”, afirma.

Os autores homenageados

Nascida em São Luís, em 1822, Maria Firmina dos Reis é reverenciada após ter sido a autora de “Úrsula”, considerado o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil. Ela fez história pelo seu engajamento social contra a escravidão e, também como professora, fundou na cidade maranhense de Guimarães uma escola mista (para homens e mulheres), o que era um ato revolucionário para a sua época.

Outro homenageado nos rótulos, Itamar Vieira Junior se firmou como um dos grandes nomes da literatura brasileira com o seu romance “Torto Arado”, publicado em 2019 e que faturou os prêmios Jabuti, Leya e Oceanos. E além de escritor, o autor baiano de 42 anos é geógrafo e doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia.

Jeferson Tenório, por sua vez, venceu o Prêmio Jabuti de 2021 na categoria Romance Literário pela obra “O Avesso da Pele”. Carioca radicado em Porto Alegre, o autor de 45 anos é formado em Letras, sendo mestre em Literaturas Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tom Farias, além de curador do festival, é jornalista, escritor, crítico literário e professor, tendo se destacado como autor de vários livros sobre personalidades negras brasileiras, como a escritora Carolina Maria de Jesus, o abolicionista José do Patrocínio e o poeta Cruz e Sousa, considerado um dos fundadores do simbolismo no país.

Envasada em latas de 473ml, a Ginger Beer criada para homenagear os autores destacados desta Fliaraxá tem como outros ingredientes da sua fórmula, além do gengibre, água, malte de cevada, flocos de milho, lúpulo e levedura. Os desenhos dos escritores retratados nos rótulos foram feitos pelo ilustrador Vitor Borges, com design gráfico de Breno Ribeiro e direção de arte de Marlette Menezes, responsável pela concepção da identidade visual desta edição do festival no município mineiro, que está disponibilizando a venda da bebida na Livraria do Barreiro, instalação montada pelo evento.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password