fbpx
breaking news New

Oktoberfest Blumenau chega ao fim com novo caso de racismo

Após ataques via redes sociais a participantes em 2022, festividade agora teve ataque contra segurança

Um novo caso de racismo marcou o último fim de semana da edição de 2023 da Oktoberfest Blumenau. O incidente ocorreu na madrugada do último domingo (29), com o suspeito de cometer o ato, contra um dos seguranças da festividade, chegando a ser preso, embora depois tenha sido colocado em liberdade.

O site do jornal O Município, de Blumenau (SC), divulgou o vídeo do caso. Nele, é possível ver o suspeito proferindo palavras racistas, como “preto filho da puta”, além de mencionar sua posição social ao declarar que “sou advogado, a minha família é grande”, adotando também um tom que pode ser interpretado como xenofobia ao dizer “tu não mora aqui”.

Leia também – Oktoberfest tem recorde de público em 2023, mas venda de cerveja cai em Munique

O incidente ocorreu no final da festividade, às 3 horas da madrugada, de acordo com o vídeo e a organização da Oktoberfest Blumenau. Em uma nota enviada à reportagem do Guia, os responsáveis pelo evento afirmam que a comissão de segurança foi acionada para atender a uma ocorrência de agressão, entre os pavilhões 1 e 2. O suspeito das agressões foi identificado e retirado do local. No entanto, o indivíduo se recusou a ser conduzido de forma amigável, o que levou à sua remoção das dependências do Parque Vila Germânica.

“Quando os agentes de segurança o puseram para fora, o suspeito desferiu palavras de cunho racista contra os agentes, fato corroborado pelas imagens da body cam utilizada pelos seguranças e que estão em poder da Polícia Civil. Diante disso, o acusado recebeu voz de prisão e foi conduzido pela Polícia Militar à Polícia Civil, onde foi lavrada a ocorrência”, afirma o comunicado.

O acusado por racismo é um advogado, tendo sido identificado como Luiz Henrique Eltermann Viotti, o que também motivou uma manifestação oficial da OAB Blumenau, afirmando, que “reitera que repudia todo e qualquer ato de racismo ou injúria racial”.

“Tais atos são inaceitáveis e contrários aos valores da igualdade, justiça e respeito que defendemos como instituição. Estamos comprometidos em acompanhar de perto o desenrolar das investigações sobre esse incidente”, diz. “Reforçamos nosso compromisso com a promoção de uma sociedade justa, igualitária e sem preconceitos, e continuaremos a trabalhar para que a advocacia seja um exemplo de respeito aos direitos humanos”, acrescenta.

Procurada pela reportagem, a organização da Oktoberfest Blumenau optou por se manifestar sobre o caso de racismo no último fim de semana da edição de 2023 apenas por meio de uma nota oficial em que apresentou detalhes do incidente.

Publicidade

“A organização da 38ª Oktoberfest vem a público repudiar quaisquer atos ou formas de misoginia, discriminação, racismo ou preconceito. Salientamos mais uma vez que a Oktoberfest é uma festa de todos e para todos e reforçamos que, diante da ocorrência registrada na madrugada de sábado para domingo, todas as medidas foram tomadas e o caso agora está com a Justiça,” afirma.

Já a Ambev, detentora da marca Spaten, a cerveja oficial do evento, optou por não enviar um posicionamento oficial sobre o caso quando procurada pelo Guia.

Reincidência
O caso contra um funcionário da segurança da Oktoberfest Blumenau acontece menos de uma semana depois de uma operação policial motivada por outra ocorrência de racismo na edição anterior da festividade, em 2022.

Na ocasião, um cidadão negro publicou um vídeo no TikTok celebrando a festividade na cidade catarinense, junto com sua enteada, também negra. A publicação foi alvo de uma série de comentários racistas.

O caso provocou a abertura de inquérito policial, posteriormente dando origem à Operação Trend. Na semana passada, então, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão por todo o Brasil, três deles contra adolescentes, contando com o apoio das polícias civis de nove estados e do Distrito Federal.

A investigação encontrou vestígios digitais dos crimes apurados no inquérito e revelou que diversos suspeitos possuem perfil extremista com nítidas referências ao neonazismo, segundo os investigadores.

Edição 2023
A 38ª edição da Oktoberfest Blumenau terminou no último domingo com um público inferior ao de 2022. Foram 454.285 participantes, de acordo com os organizadores, contra as 634.704 pessoas de um ano antes.

A festividade teve seis dias cancelados, devido às fortes chuvas no Vale do Itajaí, o que também motivou sua prorrogação por uma semana. No total, foram realizadas quase 70 apresentações folclóricas e mais de 300 apresentações musicais, incluindo a presença de quatro atrações internacionais.

“Sempre ouvimos que a Oktoberfest é a festa da resiliência, pois ela começou depois de duas grandes enchentes, e desta vez vencemos quatro enchentes durante a Oktober e mantivemos a festa. Agradecemos a todos que prestigiaram a festa e agradeço em especial à equipe da organização da 38ª Oktoberfest, eles foram essenciais para a excelência da festa”, afirma o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Em 2024, a Oktoberfest na cidade catarinense acontecerá entre os dias 9 e 27 de outubro.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password