fbpx
breaking news New

Guilherme Rossi vence 6º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja

campeonato sommelier
Vencedor da disputa promovida pelo ICB exerce a função de sommelier no The Beer Market, em Jundiaí (SP)

Guilherme Rossi é o melhor beer sommelier do país. Ele foi o vencedor do 6º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja, uma competição promovida pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB). Os dez primeiros colocados da competição se classificaram para a disputa do Campeonato Mundial, na Alemanha.

Na final, Guilherme Rossi superou 4 competidores. Fábio de Faria e Souza Campos, o segundo colocado, Guilherme Coloço Mixtro, que ficou em terceiro, Claudio Lima Botelho, que terminou na quarta posição, e Luis Henrique Volkart Santa Helena, que encerrou a disputa em quinto lugar.

Leia também – Confira lançamentos realizados pelas cervejarias em maio

O vencedor do Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja exerce a função no The Beer Market, um empório com 23 chopes engatados em sua taproom e mais de 150 cervejas no cardápio, além de outras bebidas alcoólicas, em Jundiaí (SP).

“Foi gratificante ter como vencedor um candidato que realmente trabalha como sommelier há anos, servindo clientes e valorizando as cervejas no ponto de venda”, afirma Kathia Zanatta, sócia-diretora do ICB, em entrevista ao Guia.

Em 6 edições, o Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja tem, agora, 6 campeões diferentes. Alexander Moraes foi o vencedor em 2014, Gil Lebre levou o título em 2015, Rodrigo Sawamura ganhou a disputa em 2016, Edu Pelizzon se sagrou campeão em 2017 e Jayro Pinto Neto havia sido o premiado em 2019.

Kathia destaca que a ideia do campeonato é chamar a atenção para o trabalho realizado pelo sommelier de cerveja, fundamental para o êxito de um estabelecimento, mas também para o melhor entendimento pelo público sobre a cerveja que está consumindo.  

“O campeonato tem o objetivo de promover o profissional sommelier de cerveja, mostrando o quão importante é seu trabalho no ponto de venda, tanto em relação ao estabelecimento quanto ao cliente. Tivemos a presença de um francês na plateia e ele fez questão de vir falar comigo o quão enriquecedor foi saber desse profissional, o quão necessário ele é na França para crescimento e apreciação das cervejas artesanais. Aqui não é diferente”, diz.

Publicidade

Antes previsto para ser realizado bianualmente, o Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja ficou três anos sem acontecer em função da pandemia do coronavírus. Kathia destaca que o momento atual para o profissional, que também coincidiu com a viabilização da realização da competição, traz a oportunidade de valorização do sommelier, que pode ajudar o consumidor a se aproximar da diversidade oferecida pelas cervejas artesanais.

O mercado volta a aquecer e pode ser um momento promissor para o sommelier de cerveja. As pessoas estão buscando a descontração, voltar à vida depois da reclusão. Apresentar e traduzir a diversidade da cerveja de forma mais acessível ao consumidor, é extremamente importante para a expansão do segmento em si. Então, eu espero que os sommeliers se apoderem disso e estejam nos PDVs

Kathia Zanatta, sócia-diretora do ICB

Como foi o campeonato
A primeira fase da competição foi realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Blumenau, Goiânia e Belo Horizonte, com uma prova de múltipla escolha. Já a segunda etapa da disputa, no último fim de semana, ocorreu na capital paulista, na sede do ICB. Lá, os participantes fizeram uma prova prática de identificação de estilos de cerveja e defeitos sensoriais. Dela, então, saíram os 5 finalistas.

A definição do campeão, então, se deu através de uma prova oral de degustação e de serviço. Nela, Guilherme Rossi se consagrou como o sexto vencedor do Campeonato Brasileiro de Sommelier.

O campeonato mundial

A disputa promovida pelo ICB também serviu para determinar os 10 representantes do Brasil no Campeonato Mundial de Sommelier de Cervejas. Além dos 5 finalistas (destacados na foto ao lado), os outros participantes vão ser Bianca de Paula Telini, única mulher entre as dez primeiras colocadas, Jayro Pinto Neto, Jefferson Silveira Brandão, Rafael Cheruti de Oliveira e Vinícius Cuozzo Martins Borges.

Promovido pela Doemens Academy, o campeonato terá em 2022 a sua sétima edição, sendo a primeira desde 2019. E irá acontecer na Alemanha. O país, aliás, é dominante na disputa mundial, tendo vencido 4 das 6 edições anteriores. A última campeã, em 2019, também é de lá: Elisa Raus.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password