fbpx
breaking news New

Envase em latas é tendência que força criatividade no design, afirma especialista

Cervejarias precisam ser mais cuidadosas com aspectos de design e de tecnologia em função da maior utilização de latas

O aumento do envase de cervejas em latas está entre uma daquelas novidades surgidas durante uma fase excepcional – no caso, a pandemia do coronavírus –, mas que acabam se tornando uma tendência e uma nova realidade. É assim que deverá ser nos próximos anos no setor de cervejas artesanais, o que vai forçar as marcas a serem mais atentas a soluções criativas no design desse tipo de embalagem, como argumenta Bruno Lage, sócio-diretor da Label Sonic, empresa especializada em rótulos.

Ele apoia a sua previsão em questões de logística, lembrando que há, nesse momento, escassez de garrafas no mercado, além de destacar que a lata já tem dominado o segmento em países onde as artesanais estão mais consolidadas, como os Estados Unidos. E ainda pode ser mais atraente ao consumidor quando observados aspectos como a portabilidade.

Leia também – Com investimento de R$ 400 mil, Itaipava terá rótulos em papel 100% reciclável

“Eu vejo como uma forte tendência para os próximos anos. Pela facilidade na logística, pela disponibilidade no mercado da lata e dos equipamentos para envasar. Se avaliarmos o mercado norte-americano, por exemplo, veremos a lata com amplo domínio. Outro fator importante é o fornecimento das garrafas, que tem sido inconstante nos últimos anos e que parece que continuará assim”, analisa Lage.

Caso essa tendência, de fato, se confirme, as cervejarias precisarão ser cuidadosas com aspectos de design e de tecnologia no momento de escolherem como apresentarão visualmente seus produtos ao consumidor, que passa a ter uma gama maior de ofertas para optar.

Do lado das marcas, podem pesar questões financeiras para definir aspectos visuais e de divulgação das suas informações, como o preenchimento da lata com o seu rótulo, ou mesmo qual o tipo de aplicação fará na embalagem, destaca Lage. E isso, claro, também passa pelas possibilidades de design.

Publicidade

“A preferência é por usar rótulos que cubram a maior área possível das latas. Mas a lata te oferece outras oportunidades. O rótulo pode ser menor e com cortes espaciais, por exemplo, valorizando a lata em si e reduzindo drasticamente o custo do rótulo. E quando o produtor for considerar usar a lata, além das questões de envase, a aplicação do rótulo na lata precisa ser considerada. Neste aspecto, há duas opções de rótulos: rótulos adesivos e rótulos sleeve (termoencolhiveis)”, detalha o sócio da Label Sonic.

A ideia, portanto, é usar da criatividade para melhorar a comunicação com o consumidor através das latas, que demandarão uma concepção cuidadosa, como argumenta Lage. “O céu é o limite! Como a lata oferece ótimas opções para a criação de rótulos, a criatividade será o mais importante. O cliente tem que testar os limites da sua comunicação neste sentido. Sendo assim, o mais importante é testar a criação do rótulo na lata fazendo provas impressas.”

Saiba mais sobre a Label Sonic em nosso Guia do Mercado

Na visão do sócio-diretor da Label Sonic, o desafio do setor é convencer o consumidor que o tipo de envasamento não altera a qualidade da cerveja, pois ainda há uma percepção que associa as latas a produções mais industriais.

Um ponto que acho que teremos de vencer é a percepção do consumidor, que pode ver uma cerveja artesanal em lata e deduzir que a qualidade caiu por perceber que é uma embalagem mais ‘industrial’. Mas a indústria da cerveja está se tornando mestre em ‘educar’ os consumidores com informação para a quebra de paradigmas

– Bruno Lage, sócio-diretor da Label Sonic

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password