fbpx
breaking news New

Desafio das mulheres no setor de cervejas artesanais é tema de debate da UTFPR

live utfpr
Conversa integra o projeto Meninas e Mulheres nas Ciências, que debate a temática da ocupação feminina nos mais diversos espaços

As mulheres que atuam com cervejas artesanais no Brasil ainda precisam lutar diariamente contra o sexismo para que a participação no setor seja aceita e respeitada. E, para debater os desafios delas no dia a dia de suas profissões, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV), convidou quatro cervejeiras para uma live que ocorrerá na próxima sexta-feira, às 19 horas.

Leia também – Graja Beer abre espaço e amplia ações de capacitação e difusão do conhecimento

A conversa integra o projeto de extensão Meninas e Mulheres nas Ciências, que busca abordar a temática da ocupação feminina nos mais diversos espaços. Na live da UTFPR desta sexta, estarão presentes as cervejeiras Aline Ferreira, Fernanda da Costa, Mariana Maranho e Tamires Cirilo, que fazem parte do Coletivo Feminista Bertha Lutz.

Se, de um lado, as mulheres vêm conquistando espaço no mercado, de outro, as reações preconceituosas têm sido cada vez mais escancaradas, como nos acontecimentos que vieram à tona nos últimos meses no setor – ou mesmo na descabida decisão judicial desta semana que proferiu uma sentença “inédita”a partir de um esdrúxula tese de “estupro culposo”.

Não à toa, o sexismo é um dos principais desafios para o setor e tema abordado durante a preparação para a implementação do Código de Ética da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), recém-aprovado. A entidade, inclusive, realizou uma eleição em outubro e, pela primeira vez na história, será presidida por uma mulher, a sommelière Nadhine França.

Entre as novas regras do documento, além de questões relacionadas à equidade de gênero, estão temas relacionados à diversidade, inclusão, Lei Geral de Proteção de Dados, uso indevido de propriedade intelectual e preservação. O documento também prevê as possíveis sanções e os ritos para avaliação das infrações.

Assim, para debater o cenário ainda difícil para as mulheres no mercado cervejeiro, a UTFPR organizará sua live nesta sexta-feira. Confira mais informações abaixo:

Live da UTFPR
Dia – 06/11/2020
Horário – 19 horas
Transmissão – Canal do projeto no YouTube (Projeto Meninas e Mulheres nas Ciências)

Confira o perfil das participantes da live:
Mariana Maranho é graduada em química, técnica em cervejaria pela Escola Superior de Cerveja e Malte e sommelière de cerveja pela Doemes Academy. Trabalhou na cervejaria Druida em Monterrey, no México, onde implementou laboratórios de físico-química, microbiologia e desenvolvimento de novas receitas. Atualmente trabalha como responsável pela produção de cervejas na Nord Haus em Juazeiro (BA).

Fernanda da Costa é formada em Educação Física e estudante de Marketing. Sommelière de cerveja pela Universidade Positivo. É empreendedora do Cerviajona, empresa de viagens e experiências cervejeiras.

Tamires Cirilo é formada em Comunicação Social e técnica em nutrição. Fez curso de sommelière  de cerveja e especialização em harmonização de cerveja em Ribeirão Preto. CEO do site Beercapp, produz e executa eventos internos e externos no mercado cervejeiro, degustações, harmonizações e workshops.

Aline Ferreira é sommelière de cerveja, administradora e juíza PJCP, além de empreendedora da Degustare Beer. Trabalha com eventos de degustação e harmonização, consultoria, palestras e concursos de cerveja.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password