fbpx
breaking news New

City x Inter de Milão: E se a final da Liga dos Campeões fosse entre cervejas?

Rodrigo Sena explora fascinante relação entre cervejas e futebol antes da aguardada final

Definida como a partida mais importante e aguardada entre clubes no ano, a final da Liga dos Campeões da Europa, neste sábado (10), em Istambul, será disputada entre Manchester City e Inter de Milão, e certamente terá cervejas como pano de fundo para os milhões de torcedores ao redor do mundo que irão acompanhar o jogo.

Diversos bares prepararam programações especiais para os fãs de futebol, inclusive para aqueles que não torcem por nenhum dos finalistas. A própria Liga dos Campeões, em seu processo de globalização que ganhou força nos anos 2000, foi acompanhada pelo patrocínio de uma das principais cervejas do mundo, a Heineken.

Como favorito na final deste sábado, o Manchester City, que tem a cerveja japonesa Asahi Super Dry como sua bebida oficial, carrega o peso de nunca ter vencido a Liga dos Campeões. A equipe confia em nomes como De Bruyne e Haaland para conquistar o primeiro título europeu para o clube e para o técnico Pep Guardiola desde sua saída do Barcelona em 2012. Esse período foi marcado por conquistas nacionais, com oito de dez campeonatos vencidos pelo técnico espanhol, mas também por decepções no cenário europeu.

Considerada uma zebra, a Inter de Milão ostenta três troféus da Liga dos Campeões em sua história, sendo o último conquistado em 2010. O clube chega à final após eliminar o rival Milan nas semifinais, um confronto visto como um renascimento do futebol italiano nas competições entre clubes, além de já ter vencido a copa nacional nesta temporada.

Diante da importância do confronto, o Guia conversou com Rodrigo Sena, beer sommelier e responsável pelo canal Beersenses, para fazer um exercício lúdico que busca aproximar ainda mais os universos das cervejas e do futebol, relacionando-os com os finalistas da Liga dos Campeões.

Leia também – Agrária amplia interação e grade de palestras no seu congresso técnico em 2023

Confira as opiniões do especialista:

As escolas cervejeiras de cada país
A Inglaterra tem uma tradição cervejeira de séculos. Foi criada uma cultura cervejeira forte, com a cerveja enraizada na cultura do Reino Unido. Na Itália, essa tradição não é tão forte, pois o país é mais voltado para o vinho. Mas, nos últimos dez anos, houve um crescimento significativo do mercado cervejeiro artesanal, com uma variedade de estilos que levaram o país a se tornar uma potência cervejeira na Europa, embora fique atrás da Alemanha, República Checa, Bélgica e Inglaterra. A Itália vem na sequência. É, portanto, uma escola tradicional contra uma escola que está surgindo.

Publicidade

A escola inglesa é conhecida por ter pouca variedade, mas tem muita diversidade entre seus estilos. Ela apresenta cervejas como as Bitter, tradicionais no dia a dia, nos pubs, assim como as Pale Ales e IPAs (India Pale Ales), as cervejas escuras, as Potters e Stouts, além de cervejas ultrapotentes, como as Barley Wines, Wee Heavys e Scotch Ales.

Já a escola italiana recebeu muita influência da Alemanha e sua região, devido à proximidade geográfica, com cervejeiros migrando para o sul do país. Essa influência alemã é combinada com uma forte influência da escola belga, devido à rica gastronomia italiana, o que também trouxe para a cerveja. Como resultado, a escola italiana apresenta uma diversidade maior de estilos do que a inglesa, graças à sua gastronomia e cultura.

Os finalistas: Pale Ale x Pilsner italiana
O Manchester City não possui muitas características do futebol inglês. É um time que joga ofensivamente, gosta de ter posse de bola e tem movimentação. Ao mesmo tempo, sabe ser intenso, mas também consegue ser leve nos momentos em que precisa. Ele consegue aliar a intensidade e a força com leveza. Então, podemos fazer um paralelo entre o Manchester City e um estilo tradicional inglês de cerveja, a English Pale Ale. Essa cerveja possui intensidade nos lúpulos ingleses, é aromática e tem um amargor perceptível, mas também é refrescante, pode ser leve, não tem um teor alcoólico tão alto. Assim como o estilo de cerveja, o time combina intensidade e força, mas também pode ser leve.

Na campanha na Liga dos Campeões, a Inter de Milão teve uma pegada diferente, com velocidade, menos posse de bola e maior efetividade, sendo mais vertical. Nesse caso, podemos fazer um paralelo com um estilo de cerveja que foi transformado pelos italianos e até ficou conhecido como Pilsner italiana. A Pilsner é um estilo tradicional da escola alemã. Os italianos trouxeram a Pilsner e criaram uma técnica a ser utilizada na fabricação, colocando o dry-hopping no final, adicionando lúpulos nobres europeus. Essa técnica transformou o sabor da cerveja, deixando-a mais aromática, com maior presença floral. É uma cerveja leve, refrescante e que pode ser consumida rapidamente devido ao seu teor alcoólico baixo. E essa é a velocidade da Inter de Milão. Essa técnica foi posteriormente copiada pelos americanos ao criarem as chamadas Hop Lagers.

Os ataques: Barley Wine x Strong Golden Ale
No Manchester City, o ataque, com De Bruyne, Haaland e Grealish, tem jogadores fortes, que brigam muito pela bola e possuem um talento incrível, com técnica e habilidade apuradas.  Eles têm posse de bola, movimentação e inteligência, o que me faz pensar em um estilo de cerveja inglês chamado Barley Wine. Esse estilo é conhecido por sua alta potência alcoólica, passando dos 9% de graduação, e traz muita potência ao sabor, principalmente dos maltes, sendo tradicional na Inglaterra.

Do outro lado, temos um ataque bastante efetivo e vertical, representado por jogadores como Lautaro Martinez e Lukaku. Nesse caso, posso fazer um paralelo com um estilo de cerveja belga, a Strong Golden Ale. Essa cerveja tem uma cor dourada brilhante e apresenta sabores e aromas muito intensos, com uma pegada alcoólica mais alta. Ele traz um frutado condimentado das leveduras com potência alcoólica. E me lembra o ataque da Inter de Milão que vai em direção ao gol com verticalidade.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password