fbpx
breaking news New

Contra usura, trapista belga Westvleteren exportará cervejas para a Holanda

Fundada em 1839, marca da Abadia de São Sisto produz três diferentes rótulos de cerveja

A renomada cerveja trapista belga Westvleteren decidiu lutar contra a usura. Sabendo que as suas desejadas produções têm sido alvo de revenda a preços exorbitantes, os seus responsáveis, da Abadia de São Sisto, decidiram pela realização de um teste de exportação dos seus rótulos para a Holanda.

Os monges da abadia descobriram que algumas cervejas vinham sendo compradas por intermediários, que as revendiam por valores que superavam os 10 euros por unidade. O preço está bem acima do praticado para quem vai até a abadia, onde engradados de 24 unidades têm preços que variam entre 38,10 euros e 48,80 euros.

Leia também – Como ação em cenário de The Last Kingdom marca nova posição da Spaten

“Esses preços exorbitantes são diametralmente opostos aos valores da comunidade dos monges. Os irmãos querem que o maior número de pessoas possa desfrutar de suas cervejas por um preço justo”, afirma um porta-voz da abadia à imprensa belga.

Contra a agiotagem e para tornar o mercado mais transparente, a Abadia de São Sisto fechou um acordo com a importadora e distribuidora holandesa Wauters Hulst BV, que já comercializa outras cervejas trapistas, como Westmalle, Rochefor, Orval, Zundert e Achel, para que faça o mesmo com os seus rótulos no país vizinho à Bélgica.

Publicidade

As cervejas da trapista Westvleteren deverão estar disponíveis na Holanda a partir de junho em lojas de bebidas. Elas só poderão ser vendidas para consumidores e sem a cobrança de margens exorbitantes, com a sugestão de preço sendo de menos de 5 euros por garrafa. Além disso, não serão comercializadas em pacotes de seis unidades ou em engradados de madeira, sendo embaladas em caixas de papelão.

Com uma produção anual de 7,5 mil hectolitros de cerveja, a Westvleteren destinará 790 hectolitros (aproximadamente 240 mil garrafas) para o mercado da Holanda nesse projeto-piloto.

A trapista Westvleteren

Fundada em 1839, a Westvleteren produz 3 rótulos: a 8, de tampa azul, a 12, de tampa amarela, e a Blond, de tampa verde e conhecida pelo número 6. Elas ganharam reputação internacional, com a Westvleteren 12 sendo considerada a melhor cerveja do mundo por alguns especialistas. Em 2022, o trio deixou de ser a única marca de cerveja da Bélgica sem rótulos em suas garrafas, passando a exibi-los.

Na Bélgica, as cervejas da Westvleteren são vendidas apenas em pequenas quantidades, na porta do monastério e para compradores que realizaram reservas. Em 2019, porém, adotou a venda online. Mas ela é só uma etapa do processo de venda. Após pagar e reservar sua cerveja pelo site, o interessado ainda assim deve se apresentar pessoalmente no monastério para retirar a mercadoria. E apenas clientes individuais serão elegíveis à compra.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password